25. mai, 2014

ESCOLAS

Por Israel Sarlo

 
ESCOLAS RELIGIOSAS E FILOSÓFICAS

 

QUEM se dedicou ou se dedica ao ESTUDO da PALAVRA de DEUS, principalmente história, sabe das ESCOLAS RELIGIOSAS e FILOSÓFICAS dos tempos antigos e modernos e tenho certeza que se identificará com este meu texto.

 

Na época dos PROFETAS encontramos o rei SAUL profetizando nu na chamada ESCOLA dos PROFETAS e ainda encontramos a viúva de SEREPTA tendo que alimentar o PROFETA com o pouco óleo e farinha que havia em sua casa e o desfecho desta história é maravilhoso, pois a fé desta mulher aumentou seus parcos suplementos que a sobra comprou sua liberdade e de seus filhos. Seu marido era um dos alunos desta ESCOLA – ESCOLA dos PROFETAS.

 

A GRANDE ESCOLA, no entanto, foi a que se originou do DECÁLOGO – a ESCOLA JUDAICA. De lá surgiram os LEVITAS que eram da tribo que se dividiu em três famílias:

- MERARITA;

- GERSONITA e

- COATITAS.

 

Arão, irmão de MOISÉS pertencia à FAMÍLIA COATITA e somente os COATITAS homens podiam chegar ao SANTO dos SANTOS, ou seja, ao pontificado mais alto dos SACERDOTES LEVITAS. Quanto às demais ESCOLAS LEVITAS: MERARITA e GERSONITAS cuidavam do serviço braçal do TEMPLO.

 

ESTAS ESCOLAS tinham suas preferências e políticas. Portanto para sua melhor compreensão é muito importante você buscar entender estes senhores SACERDOTES e o que faziam, inclusive no tempo de Jesus, pois eles, com suas políticas e filosofias religiosas foram os culpados em exigir a morte de nosso MESTRE e todo o massacre que houve sobre os CRISTÃOS da época.Estude Paulo (suas cartas e ensinamentos nas sinagogas/templos) e ele lhe contará detalhadamente o que em grosso modo lhe digo.

 

Entre os judeus havia suas divisões religiosas e filosóficas, por exemplo: os dois partidos mais fortes eram os FARISEUS e SADUCEUS, isto sem falar nos PROSÉLITOS e outras denominações que surgiram no PERÍODO INTERBÍBLICO de onde vieram os MACABEUS. Estas ESCOLAS perduram até hoje, embora religiosas, não passam de filosofias vãs, inúteis e que servem para manter em alta o egoísmo dos chamados LÍDERES RELIGIOSOS em nossos dias.

 

A ESCOLA do MESTRE – Ele após o DESERTO chama doze homens para compor sua ESCOLA APOSTÓLICA e já sabemos dos horrores. Quem conhece as ESCRITURAS entenderá as dificuldades entre estes DOZE

 

- TRAIÇÃO (Judas o traiu vendendo-O por trinta moedas de prata);

- NEGAÇÃO DE AMIGO (Pedro o negou);

- IRA (João pediu para colocar fogo em Samaria por eles serem judeus);

- FALTA DE FÉ (Tomé não creu na ressurreição do Mestre) e

- DESCRÉDITO (Todos da ESCOLA do MESTRE enterraram os ensinos quando da crucificação)

 


As “igrejas” (me refiro às inúmeras religiões, denominações religiosas que se intitula igreja, mas que não passam de grupos sociais que se reúnem periodicamente sob ritos e cerimônias nos templos) hoje continuam sob os escombros dos RELIGIOSOS FILOSÓFICOS. Na verdade os grandes e pequenos templos, as grandes e pequenas DENOMINAÇÕES, que João em PATIMO chama, de SINAGOGA do DIABO, continuam ludibriando os “CRENTES” e o que mais vemos são estas RELIGIÕES se dividindo e subdividindo, trazendo mais confusão para as pessoas carentes de DEUS. 

 

A INFIDELIDADE atingiu os grandes líderes religiosos, eles se dividem, montam outras DENOMINAÇÕES e o que presenciamos entre os membros são partidos religiosos como os SADUCEUS e FARISEUS interessados em poder. 

 

Rifaram as DENOMINAÇÕES como rifaram as vestes do MESTRE ainda na CRUZ. “Por acaso está CRISTO dividido entre vós?”. Este texto bíblico está mais vivo que nunca entre nós, pois uns diz: “Sou de Pedro, outro sou de Paulo e outro de Cristo”. Como a infidelidade, o ódio, a mentira, os interesses pessoais, a arrogância e as brasas para as sardinhas dos religiosos estão acessas e como estão apagadas nossas esperanças em ver o “IDE” do MESTRE em pleno vapor? IDE E ANUNCIAI AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO e não ide e anunciai suas religiões. O Mestre jamais dedicou tempo a ensinar doutrina ou regras religiosas.

 

Há um texto em HEBREUS que fala de nosso tempo nos TEMPLOS. Por este tempo de ESCOLA RELIGIOSA já deveríamos ser MESTRE, no entanto ainda estamos nos alimentando de leitinho, pois não somos, ou não fomos experimentados no ALIMENTO SUCULENTO, ainda estamos nesta ESCOLA do MESTRE, no primário, talvez como PEDRO, JUDAS, JOÃO, TOMÉ e etc., quando ainda não haviam passado pela EXPERIÊNCIA do NOVO BATISMO o BATISMO de MORTE. Será que será necessário que Deus levante um APÓSTOLO ABORTIVO, como levantou PAULO para sacudir o mundo religioso de hoje, ou será que será preciso um ESTEVÃO – MÁRTIR, morrer e dá seu sangue para estes RELIGIOSOS? Pois para a HUMANIDADE JESUS já deu seu SANGUE como paga e resgate de todos.

 

Pense bem nisso. Examine, observe e encontre a verdade em CRISTO JESUS!