12. out, 2014

PODER DA CONCENTRAÇÃO

Estudando os três itens da CABEÇA:
1. FOCO
2. ESTADO e
3. FISIOLOGIA.

 

Temos a capacidade de promover mudanças em qualquer ocasião. Apenas mudando nossa fisiologia, podemos mudar o nível de desempenho. Nossa capacidade sempre existe, e o que temos de fazer é ingressarmos nos ESTADOS em que se torna acessível.

 

Quando falamos em ESTADOS, estamos dizendo que existe PODER neles para criar padrões de movimento, padrões estes que criam confiança, um senso de força, flexibilidade, um senso de poder pessoal, e diversão. Portanto, lembre-se: a ESTAGNAÇÃO decorre da falta de movimento, pois envelhecer não é uma questão de idade; é uma ausência de movimento. E a suprema ausência de movimento chama-se morte!

 

A palavra FOCO quer dizer: fixar, mirar, escolher para guardar ou focalizar. Não concentramos nada se primeiro não focalizarmos. Concentrar quer dizer: algo sólido, puro, sem mistura, estrato, poupa etc.

 

Quando a Bíblia diz que pedimos e não recebemos exatamente porque pedimos mal (Tg 4:3), isto quer dizer: pedir sem pureza, solidez, sem mistura, como estrato ou poupa. As coisas acontecem em nossas vidas quando você focaliza alguma coisa após pensar. E pensar quer dizer estudar, analisar para que não peça por simples capricho, pois o grande mal da humanidade tem sido o sentimento caprichoso.

 

Se todos pecaram e destituídos foram (Rm 3:23), é hora de entendermos que nossos pensamentos são destituídos e causa, quando expostos, grande prejuízo ao nosso corpo almático e físico. Portanto necessitamos ter cuidados, pois de dentro de nós procede todo o mal (Mr 7:20 ao 23) e por isto, necessitamos estar em alerta todos os momentos para não sermos assaltados pelos pensamentos negativos que tem a missão de despertar o gênio do mal que está escondido dentro de nós com suas criaturinhas horríveis: preguiça, mentira, ódio, desânimo, vingança, maledicência, melancolia, etc,. Aliás, estas criaturinhas são chamadas de: "Dardos inflamados do diabo" (Éf 6:16).

 

Quando Babilônia foi avisada sobre sua queda pelo profeta, a predição foi esta, exatamente para que eles vigiassem para evitar a catástrofe:
"... Senhor, sobre a torre de vigia estou em pé continuamente de dia e de guarda me ponho noites inteiras". (Is.20:8).

 

O ESTADO de vigia ou vigília é um ESTADO que requer maturidade, movimento (FISIOLOGIA SOCIAL) no corpo almático, nunca a oração externa. A oração externa só terá valor acompanhado com a interna, isto é, oração ou hora de ação com os dois corpos funcionando: CORPO ALMÁTICO e CORPO FÍSICO vejamos como isto funciona biblicamente falando: "... A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração, esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber; Se, com a tua boca, confessares ao SENHOR JESUS e, com teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" (Rm 10:8 a 10).

 

A emoção é o veículo único, é o anestésico para termos um coração transplantado, isto é _ a retirada do coração de pedra e posto o de carne (Ez 11:19). A emoção é a anestesia para esta operação, ou você se deixe operar anestesiada (o) ou não. Interessante, você pede a operação e não passa pelo teste alérgico, você está preocupada (o) com a operação e não com a anestesia por isto existem muitas pessoas nas igrejas, na sociedade, com ataques anafiláticos, mortos vivos, zumbis.

 

Nossa oração necessita de outro elemento importantíssimo, vejamos qual: "Tu conservarás em PAZ aquele cuja mente está firme em ti; porque confia em ti" (Is 26:3). A PAZ é um grande sinal de confiança e confiança é sinônimo de firmeza. Se tivermos em quem confiar, sem dúvida é no SENHOR, pois nEle não há sombra e nem variação (Tg 1:17).

 

Se usarmos este mesmo capítulo, (26 de Isaias), vamos encontrar nele outros versículos interessantíssimos, vejamos os vss. 9, 12,18:
"Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça... SENHOR, tu nos darás a paz, porque tu és o que fizestes em nós todas as nossas obras... bem concebemos nós e tivemos dores de parte, mas isso não foi senão vento...". Gravidez de vento, panela de pressão que só tem água, logo evaporará. Nossa oração necessita de conteúdo, algo sólido, palpável. Cuidado para que você não queime nada podre para que não exale cheiro ruim. Cuidado para que suas orações não atraiam hospedeiras negativas que passam a ser companheiros de travesseiro. Você já se levantou de manhã cansada (o) parecendo que veio de uma grande batalha e tendo impressão que levou uma grande surra?

 

Infelizmente existem muitas pessoas que se tornaram tão negativas que fizeram pactos com a infelicidade: "... Fizemos concerto com a morte e com o inferno fizemos aliança; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio e debaixo da falsidade nos escondemos". (Is. 28:15).

 

É claro que não estamos aqui para condenar ninguém, estamos aqui para ajudar a todos para a grande operação que terá que ser feita, para isto é necessário o diagnóstico e passar aos pacientes. Todos nós fomos enganados por pessoas enganadas: "... Pois que este povo se aproxima de mim, e com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens que foi instruído... Mas, quando vir a seus filhos a obra das minhas mãos, no meio dele, santificarão o meu nome, e santificarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel" (Is 29:13 e 23).

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida