11. nov, 2014

CONHEÇA A TI MESMO.

Assim fala Paulo em uma de suas cartas nas Escrituras registrada na Bíblia:

"Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, se não o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nós é dado gratuitamente por Deus" (1ª Co 2: 11-12).

 

Assim falam as velhas Escrituras tibetanas

"Deus vem a você muitas vezes, mas nunca encontra seu paradeiro.
Bate a sua porta, mas o anfitrião não está,
está sempre num outro lugar qualquer.
Você está em sua casa, em seu lar, ou em outro lugar?
Como Deus pode encontra-lo? Você não precisa ir até Ele,
Basta ficar em casa que Ele o encontrará.
Ele está a sua procura, assim como você está a procura Dele.
Esteja em casa, assim, quando Ele chegar, Ele poderá encontra-lo.
Deus vem, bate milhares de vezes, espera na porta, mas você nunca está".

 

Jesus disse:

"Eis que estou á porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei e ele comigo". (Ap 3:20)

 

Se você quer conhecer a si mesmo tem de abandonar suas falsas imagens, tem que se ver como você é. E isso não é muito bonito, esse é o problema. Não é muito bonito, e é por isso que você criou belas imagens, para se esconder nelas. Se você vir sua nudez total, não verá uma cena muito bonita: verá raiva, verá ciúme, verá ódio, verá milhões de coisas erradas ao seu redor, na casa onde estás, casa que não tem características da casa onde Deus a procuraria. Você se considera um grande amante __ tem ciúme, possessividade, ódio, raiva, e todos os tipos de negatividade que é o clima da casa para onde você se mudou e não na casa onde Deus o procuraria. Você considera uma pessoa muito bonita __ mas quando entra dentro de si mesmo, dentro desta casa onde moras hoje, você encontra a feiúra... E imediatamente dá as costas.

 

É por isto que encontramos o texto das Sagradas Escrituras dizendo: "Conhece-te a ti mesmo". Mas ninguém quer ouvir. Conhecer-se parece ser uma coisa tão difícil. Por que? Porque você tem que enfrentar fenômenos reais da sua vida. Eles existem e é preciso passar por eles. Você tem um belo ser interior, mas esse belo ser não está na periferia, está no centro. Para alcançar o centro, você tem que passar pela periferia. E você não pode fugir, não há como escapar, é preciso passar por ela. Você tem que atravessar toda a feiura, toda a negatividade, ódio, ciúme, violência, agressão, desconfiança e se estiver pronto e maduro o suficiente para passar pela periferia, voltar a casa anterior, voltar a Ruhar, voltar de onde partiu, só então alcançará o centro. Aí a cena muda.

 

No centro, você é Deus, na periferia, é o mundo. E o mundo é feio. Na periferia você nada mais é que uma sociedade em miniatura, e a sociedade é feia. Na periferia você é Napoleão, um Hitler, um Gengis Khan, um Timur Leng, todos os políticos e todos os loucos do mundo. Na periferia você é uma miniatura de tudo isso; é toda a história da agressividade, da violência, da opressão, da escravidão, da ganancia, da vaidade... Na periferia, lembre-se, você é a história que pertence a este mundo. Tudo está envolvido; tem de ser assim porque a mente não lhe pertence, é um produto social. A mente carrega todos os germes do passado, todos os males do passado, toda a feiúra do passado, porque a mente pertence ao coletivo, daí a necessidade de nascer de novo para termos uma mente individual e assim a consciência coletiva.

 

Existem determinados momentos em que você pode ver ou observar o seu próprio Genhis Khan, o seu próprio Hitler. Existem momentos em que você pode ver que gostaria de assassinar, de matar e destruir o mundo inteiro. Pois bem, estes momentos estão expostos como móveis utensílios da casa onde habitamos, é claro que Deus nunca lhe encontrará, por isto é que nós, os cristãos temos a missão de ir buscar as pessoas nas casas erradas e traze-las a casa onde Deus as encontrará para lhe suprir com todas as bênçãos que tínhamos antes da fundação do mundo.

 

Somente na Casa do Senhor você recobrará o seu direito e para isto é necessário CONHECER A SI MESMO.

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida