25. dez, 2014

PSICOLOGIA – ESTUDO DA ALMA.

A alma divide-se em:

1. MENTE.

2. VONTADE.

3. EMOÇÃO.

 

Vamos hoje estudar sobre EMOÇÃO.  EMOÇÃO É TUDO. TUDO!

 

[Antes quero chamar a atenção dizendo que PSICOLOGIA é o estudo da alma, portanto quando falamos em MENTE, VONTADE e EMOÇÃO estamos falando de alma que é PSICOLOGIA]

 

É claro que, no mundo em que vivemos, a PSICOLOGIA é a força máxima, absoluta que molda a nossa vida por inteiro. O processo único que usamos para interpretar o mundo para criar significado para nossa vida.

 

Existe uma frase em latim muito interessante: Vox populi, vox Dei” ("A voz do povo [é] a voz de Deus")  isto não é verdadeiro, pois a PSICOLOGIA das massas é a PSICOLOGIA da dor. A voz de Deus não é voz de dor. Precisamos destruir este padrão para não cairmos na resignação e dizermos: “Se Deus quer assim nada podemos fazer”. Ou “Deus quis assim, é à vontade dele”.

 

Vamos, portanto buscar a PSICOLOGIA da realização. Uma vida extraordinária é o resultado de uma PSICOLOGIA extraordinária. Uma vida extraordinária é o resultado da combinação de duas coisas.

 

1- FISIOLOGIA e


2- FOCO NO QUE VOCÊ QUER PARA A SUA VIDA.

 

Notem bem que a qualidade de sua vida é a qualidade de suas EMOÇÕES e não esqueçamos que a EMOÇÃO é uma criação de sua AÇÃO através do MOVIMENTO.

 

Vejamos, note bem o que quero dizer sobre FISIOLOGIA. FISIOLOGIA é o movimento de seu corpo de maneira específica. Quando movemos inteligentemente nosso corpo, inteligentemente passamos a não ter emoções e sim, construí-las.

 

Nossas emoções são construídas por nós, mediante o movimento de nosso corpo, não estou falando somente no sentido de ginásticas, caminhadas, etc., isto faz bem, mas estou falando no sentido fisiológico também e este é mais importante.

 

FISIOLOGIA: Ciência biológica que estuda as funções dos seres vivos em geral, os fenômenos da vida. O funcionamento dos seres vivos, seus movimentos.

 

FISIOLOGIA SOCIAL: Estudo dos aspectos dinâmicos da sociedade, ou seja, estudo da sociedade em seus movimentos de função social.

 

Notem que a certeza emocional não é uma recompensa. É uma decisão! Um estado! Você pode decidir quanto ao seu ESTADO EMOCIONAL e não encara-lo como recompensa de uma casualidade. Chegamos então a seguinte conclusão: a qualidade de minha vida é a qualidade de minha comunicação, isto é de FISIOLOGIA SOCIAL.

 

O que você comunica a si mesmo com certeza, você acredita. E o que você acredita você sente.  E o que você sente, faz sua vida como ela é. Sua vida corresponde ao seu movimento social.

 

EXEMPLO: Vamos tentar explicar tudo isto, usando a rainha Hadassa (Éster) como exemplo.

 

1. Rainha Vastir: recusa ir à presença do rei Assuero. Et. 1:12.


2. Mulheres eram apenas “Negócios do rei”, negócios que o rei não entendia muito, daí buscou sábios que tratavam de seus “negócios”. Et. 1:13.


3. Vastir teria que ser castigada para que as outras mulheres, com a sua conduta, não mudassem o mundo machista. Et. 1:17-18 –19 –20.


4. Primeiro concurso de Miss universo da história. Et. 2:2.


5. Muitas jovens virgens se apresentaram. Et. 2:8.


6. Lei ou estatuto da mulher Et. 2:12.


7. No concurso, ganha uma judia – Éster representa Israel. Et. 2:17.

 

Agora vamos a moral da história: O rei não sabia da nacionalidade da rainha Éster, nacionalidade esta escondida pela rainha. Aliás, aconselhada por seu tio Mardoqueu. Israel estava escravo da Pérsia e desejava sua liberdade. Havia um homem ruim neste império que se chamava Hamã e este criou um ódio enorme por Mardoqueu por este não se ajoelhar perante ele. Daí então começa a perseguição.

 


Houve um episódio em que Mardoqueu ouviu uma conspiração contra Assuero e contou para Ester e ela passou o acontecido ao rei que manda punir com morte os mal feitores e este acontecimento fica registrado no LIVRO das CRÓNICAS - Et.2:23.

 

Hamã persegue os judeus por odiar Mardoqueu, mas não sabia que a rainha era judia e Mardoqueu se veste de saco e fica na porta do palácio. Ester nada sabia da perseguição, Mardoqueu se movimentou para que Ester tivesse notícia dos acontecimentos e quando ela soube, pediu a Mardoqueu que todos se humilhem e jejuem, pois ela precisava falar com o rei, no entanto ele estava 30 dias sem ver a esposa Et.4:11. Ela necessitava então que todas usassem suas mentes positivamente para mudar a ordem de perseguição ao seu povo e para que o rei não a matasse quando o procurasse sem ordem dele. Foi ai que ela obteve vitória, o rei a vê e diz que o reino pela metade ele a daria, caso ela desejasse Et.5:3 à 8, Ester só pede que o rei fosse, com Hamã, a um banquete que ele preparou para ele. Com as mentes todas num só propósito, liberdade, os judeus interrompem o sono do rei, ele manda trazer então o LIVRO das CRÔNICAS, e encontra o relato sobre os dois homens entregues por Mardoqueu através da rainha (Et 6: 1ss). O rei tem um acesso de ciúme pensando que Hamã tentou estuprar sua esposa (Et7:8). Desta maneira o povo judeu passa a ter uma vida digna no reinado de Ester e Assuero (Et 8: 11).

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida