9. abr, 2015

IMAGEM SEMELHANTE OU CARICATURA?

AUTENTICIDADE OU PIRATARIA?

 

VERSÃO REVISTA CORIGIDA: “... Façamos o homem a nossa IMAGEM, conforme a nossa SEMELHANÇA; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra” (Gn 1:26).

VERSÃO BÍBLIA VIVA: “... Façamos o homem à nossa IMAGEM e SEMELHANÇA. Tenha ele domínio sobre os animais marinhos, sobre as aves, sobre os animais domésticos. E Deus ficou satisfeito com o que fez” sobre o gado, e sobre toda terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra” (Gn 1:26).

 

VERSÃO REVISTA CORIGIDA: “.... Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós” (At 14:11).

VERSÃO BÍBLIA VIVA: “Estes homens são deuses que vieram em corpo humano!”. (At 14:11)

 

VERSÃO REVISTA CORIGIDA: “Vede, isto tão somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas ele buscou muitas invenções” (Ec 7:29).

VERSÃO BÍBLIA VIVA: “E descobri que embora Deus tenha criado o homem perfeito, cada um preferiu cuidar da vida a seu modo e todos acabaram se desviando” (Ec 7:29).

 

VERSÃO REVISTA CORIGIDA: “A estultícia dos homens perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o Senhor” (Pr 19:3).

VERSÃO BÍBLIA VIVA: “O homem tolo estraga sua própria vida e depois, revoltado, joga a culpa sobre o Senhor”. (Pr 19:3)

 

VERSÃO REVISTA CORIGIDA: “Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.” (Rm 8:20-21).

VERSÃO BÍBLIA VIVA: “Isto porque naquele dia todos os espinhos e ervas daninhas, todo o pecado, morte e corrupção _ as coisas que por ordem de Deus dominaram o mundo contra a própria vontade do mundo _ tudo desaparecerá, e o mundo ao nosso redor participará da gloriosa liberdade do pecado que os filhos de Deus desfrutam”. (Rm 8:20-21)

 

O homem foi feito perfeito, ele, o homem, preferiu suas invenções e pecou: “Sim, todos pecaram; todos fracassaram, e não puderam alcançar o glorioso ideal de Deus” (Rm 3: 23 Vr. B.V.).

 

O homem deixou de ser imagem e por isto perdeu a semelhança divina em dois importantes fatores:

1º. O homem perdeu a sua semelhança divina no exterior (corpo físico).

2º. O homem perdeu a sua semelhança divina no seu interior (corpo almático).

 

O homem só mantém a divindade de Deus, isto é, a verdadeira imagem semelhante, em seu oculto, ou seja, em seu copo espiritual. O corpo físico e o corpo almático estão destituídos conforme mencionado em Romanos 3:23.

 

O pecado nos tornou uma caricatura ridícula __ perdemos a nossa verdadeira identidade nestes dois corpos __ eles se tornaram um produto de PIRATARIA. Somos vulgares a ponto de nos prendermos em sentimentos pequenos e nos algemamos com algemas de papel como dinheiro e os benefícios que ele nos dá para o cultuarmos. Todo o nosso interesse está preso em unicamente termos e nunca em sermos.

 

Iº IMAGEM

(Continuamos a ter como referencia biblica duas versões, a CORRIGIDA e a BÍBLIA VIVA)

 

Compare este texto com Gn 1:26. “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”. / “Não faça ídolos. Não preste culto a imagens _ nem de animais, nem de aves, nem de peixes, nem de qualquer outra coisa ou ser existente em cima do céu, nem embaixo na terra, nem nas águas”. (Ex 20:4, Dt 5:8)

 

“O varão, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão”. / “Um homem, porém, não deve usar nada na cabeça (quando está no culto), pois o chapéu é um sinal de sujeição aos homens”. (1ª Co 11:7)

 

“O qual é IMAGEM do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele”. / “Cristo é a SEMELHANÇA perfeita do Deus invisível. (Jesus é SEMELHANTE ao homem) Ele já existia antes de Deus criar qualquer coisa, e, de fato, o próprio Cristo é o Criador que fez tudo no céu e na terra, as coisas que podemos ver e as que não podemos; o mundo espiritual com seus reis e reios, seus governantes e suas autoridades: todos foram feitos por Cristo para seu próprio proveito e glória”. (Cl 1:15-16)

 

 

IIº IMAGEM OU SOMBRA?

“Porque, tendo a lei a SOMBRA dos bens futuros e não a IMAGEM exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada anos, pode aperfeiçoar os que a ele se chagam”. / “O ANTIGO SISTEMA das leis judaicas deu apenas uma fraca amostra das coisas boas que Cristo faria por nós. Nesse antigo sistema, os sacrifícios se repetiam muitas vezes, anos após ano, porém mesmo assim eles nunca puderam salvar aqueles que viviam debaixo dos regulamentos dele”. (Hb 10:1)

 

“Eis que fizestes os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade”. / “Que é a minha vida aos teus olhos? Nada! Tem apenas alguns momentos de duração. É verdade... Por mais rico e poderoso que seja o homem, a sua vida não passa de um breve vazio. Ele é uma simples SOMBRA, que passa num instante. O homem se preocupa em vão com a vida; ele se esforça, ajunta riquezas que ficarão para pessoas estranhas!”. (Sl 39:5-6 cf Is 20:25-31).

 

“Porque, quem sabe o que é bom nesta vida para o homem, por todos os dias da sua vaidade, os quais gasta como SOMBRA? Porque, quem declarará ao homem o que será depois dele debaixo do sol?”. / “Nos poucos dias de nossa vida vazia, quem pode dizer o que é melhor para alguém? Quem pode dizer o que vai dar melhores resultados no futuro, depois da sua morte: Quem conhece o futuro?”. (Ec 6:12)

 

“Porque a sabedoria serve de SOMBRA, como de SOMBRA serve o dinheiro mas a excelência da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor”. / “Sendo rico e sendo sábio você pode conseguir quase tudo mas a sabedoria dá vida ao seu possuidor”. (Ec 7:12)

 

 

IIIº SEMELHANÇA

“Também a tua justiça, ó Deus, está muito alto, pois fizestes grandes coisas; ó Deus, quem é SEMELHANTE a ti?”. / “A tua justiça, ò Deus, é mais alta que os céus. Tu tens feito grandes milagres; quem pode ser comparado a Ti? Ninguém!” (Sl 71:19).

 

“Feitos tanto mais excelente do que os anjos, quando herdou mais excelente nome do que eles”. / “Assim ele tornou-se muitíssimo maior do que os anjos, como se prova pelo fato de que o seu Nome ‘Filho de Deus’, que Ele herdou do seu Pai, é muitíssimo maior do que os nomes e títulos dos anjos”.  (Hb 1:4).

 

CONCLUSÃO:

É importante notarmos que o último texto nos traz uma grande verdade: Jesus tornou-se muitíssimo maior do que os anjos pois como Jesus, o texto nos diz em Hebreus 2:7-8 que, ele foi feito, embora por pouco tempo, mais baixo que os anjos e que após a ressurreição foi coroado de glória e de honra tornando absoluto por tudo quanto existe – “Porque embora O tivesse feito, durante pouco tempo, mais baixo que os anjos, agora O coroou de glória e de Honra. E O pôs como responsável absoluto por tudo quanto existe. Não fica nada fora do seu domínio” (Hb 2:7-8 vr. B.V.).

 

Da mesma forma somos nós, como criaturas somos inferiores aos anjos, como cristãos transformados, superiores a eles, pois corremos com BOAS NOVAS de salvação para a humanidade.

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida