16. jul, 2019

COMPETIÇÃO

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prémio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta, de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível”. (1ª Coríntios 9:24-25)

GRÉCIA é o berço não só da DEMOCRACIA, FILOSOFIA, dos GRANDES PENSADORES como também dos JOGOS OLÍMPICOS.

Paulo conhecia como ninguém a estrutura dos gregos, a forma de educação mesclada com superstições, filosofias, seus pensadores que muito se divergiam criando suas escolas que influenciaram todo mundo de hoje.

No texto acima, Paulo aborda a COMPETIÇÃO usando as OLIMPÍADAS, palavra tirada do OLIMPO, onde doze deuses olímpicos, também conhecidos como “dodecateão”, na religião helênica, eram os principais deuses do panteão grego, residentes no topo do monte Olimpo.

Paulo sabiamente usa o esporte, exercício competitivo, em que homens treinados, disputam várias modalidades para, simplesmente, ganharem uma “COROA CORRUPTÍVEL”.

Paulo usa este texto principalmente para nos informar que nas OLIMPÍADAS GREGAS muitos competem, mas um só leva o prêmio. Uma COMPETIÇÃO que traz felicidades a poucos e tristezas e frustrações à muitos. Porém, a COMPETIÇÃO que leva o homem “À COROA INCORRUPTÍVEL” traz alegria à todos. No entanto, o exercício para esta COMPETIÇÃO não existe oponentes, não nos opomos com o que se assemelha a nós. Nós temos competitividade religiosa, pois não temos nenhum OLIMPO, não discutimos estruturas filosóficas e nem temos altares pois já é conhecido por nós “O DEUS DESCONHECIDO” que os gregos cultuavam sem conhecer.

Paulo nos explica que, para participarmos desta COMPETIÇÃO, basta um só exercício: “A TRANSFORMAÇÃO DO ENTENDIMENTO” (Romanos 12:1ss). Basta conhecer as poucas técnicas descritas no EVANGELHO para perder a raiz das crenças religiosas. Se despir das armaduras dos erros para se revestir da “ARMADURA DE DEUS” (Efésios 6).

 

Que saibamos “COMBATER O BOM COMBATE. ” (2ª Tm.4:7).

 

Por Israel Sarlo