4. nov, 2014

"A ESCOLA DO MESTRE" - Aula 57

"Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós."  (Mateus 10:19, 20).

 

Para melhor compreensão desta aula, reforço então a lição anterior CLIQUE AQUI.

 

Em continuação:

O TRIBUNAL JUDAICO, ou qualquer TRIBUNAL RELIGIOSO, principalmente os que são incansáveis em pregar LIBERDADE, pode ter certeza que no interior de cada indivíduo existe uma masmorra e entre escombros são lançadas as pessoas que não concordam com a política religiosa destas RELIGIÕES.

 

Nos versículos 17 e 18, o MESTRE nos chama a atenção nos pedindo cautela, pois homens ligados tanto ao SINÉDRIO como às SINAGOGAS buscavam OPOSITORES as suas políticas religiosas e os levavam aos governadores para serem açoitados e até mortos.

 

Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. (Mt 10. 17-18)

 

No v. 19-20, O MESTRE nos acalma, pois esta caça e nossa exposição tanto ao SINÉDRIO como nas SINAGOGAS, o "crime", avaliado pelo TRIBUNAL JUDAICO, seria exposto segundo a visão interpretativa dos ESCRIBAS, SACERDOTES E ANCIÃOS baseados na TORÁ e na POLÍTICA destrutiva do povo RELIGIOSO como do povo POLÍTICO, sob a chibata de ROMA.

 

A HERMENÊUTICA da TORÁ, sem dúvida alguma, era previsível, mas O EVANGELHO, CÓDIGO de DEUS, é desconhecido pelas religiões, extremamente imprevisível. O MESTRE pegou todos de calças curtas e isto é evidente quando Jesus, com apenas doze anos, colocou no bolso os SACERDOTES, ESCRIBAS e os ANCIÃOS do templo. Aliás, em tudo o ministério do MESTRE teve sucessões de derrotas da TORA para o EVANGELHO.

 

O MESTRE, nestes textos, de hoje está nos dizendo para não nos preocuparmos – os religiosos são previsíveis. Já sabemos das ferramentas usadas por eles e eles nada entendem das FERRAMENTAS existentes no EVANGELHO – são todas desconhecidas pela IGREJA VISÍVEL por isto é que está escrito que nossa LUTA não é contra a CARNE nem contra o SANGUE, mas contra as potestades existentes nas OPOSIÇÕES das SINAGOGAS do DIABO.

 

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Ef 6. 12)

 

O MESTRE está nos dizendo para não nos desesperarmos quando nos entregarem as OPOSIÇÕES. Para não ficarmos preocupados no que dizer, ou como nos defendermos usando as FERRAMENTAS PREVISÍVEIS da "LOGICA RELIGIOSA", pois de dentro de nós, de nosso espírito e não de nossa mente, pois na hora será MINISTRADA a VERDADE – O EVANGELHO, como já disse O CÓDIGO existente em nosso espírito e é nele que o ESPÍRITO de DEUS, testificando com o nosso espírito, irá ADMINISTRAR o que diremos – não somos defensores de nós mesmos – "temos no céu um advogado – JESUS CRISTO, O JUSTO" (1ª Jo. 2:1).

 

Em Mateus 10:20, O MESTRE nos consola e nos isola do auge da guerra, dizendo que não somos quem falará, mas o ESPÍRITO do PAI. A luta travada contra a VERDADE e a MENTIRA terá a uma investida dEle. Como? Usando nossa MENTE, VONTADE e nossa EMOÇÃO, ligadas a nossa CONSCIÊNCIA, COMUNHÃO e INTUIÇÃO, é claro, nunca para destruir o OPONENTE, mas para que o BEM vença o MAL. Como já disse, esta batalha não é a guerra da carne e sangue.

 

Todas as vezes que discutimos, brigamos e levantamos nossas defesas, estamos usando a previsibilidade e esquecidos que os "filhos das trevas são mais prudentes que os filhos da luz". Se pararmos para entendermos o CÓDIGO de DEUS, chamado o EVANGELHO, deixamos de sermos "filhos da luz" para sermos a "LUZ DO MUNDO".

 

Não entre em confronto com ninguém, está escrito que "no silencio está nossa força". "O GUARDA de Israel não dorme", mas os ESCRIBAS, SACERDOTES e ANCIÃOS sim.

 

Um abraço e até a próxima.

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida