14. nov, 2014

ESCOLA DO MESTRE - Aula 60

"Então, pela virtude do ESPÍRITO, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por toda as terras em derredor. E ensinava nas suas sinagogas e por todos era louvado" (Lucas 4:14, 15).

 

No texto vimos algo semelhante a Lucas 4:1-2, com uma diferença. Semelhante: tanto sua ida ao deserto como agora seu ministério, eram trabalhados pelo HOMEM ESPIRITUAL. Pelo espírito, voltou para a Galileia. Claro, com a fama e honrado por todos. Não a fama ou honra do HOMEM NATURAL. Ele havia vencido a GUERRA ENTRE ESTES DOIS HOMENS NO DESERTO. Estava agora fazendo seu trabalho em prol do REINO DO PAI - sua MISSÃO DE PREGAR O EVANGELHO - AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO.

 

MUITA gente, creio que todos os religiosos chegam ao DESERTO. Deparam com os mesmos problemas que o MESTRE encontrou, a diferença é que não vence o HOMEM NATURAL. Ficam no DESERTO e morrem em suas RELIGIOSIDADES. Não vence o mal, mas este mal os vencem. Alguns chegam a sair em MISSÃO com um forte APELO EMOCIONAL e ficam pelo caminho, pois são LOBOS VESTIDOS DE OVELHAS.

 

O MESTRE chega a Nazaré, onde foi criado (v.16). Chega em um sábado e neste dia, segundo o costume, as pessoas se reuniam nas sinagogas. Ele entra e entregam a ele, como de costume, o LIVRO DE ISAÍAS e ELE leu: "O ESPÍRITO do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para:

* evangelizar os pobre;
* enviou-me a curar os quebrantados do coração;
* a apregoar liberdade aos cativos;
* dar vista aos cegos,
* a pôr em liberdade os oprimidos,
* a anunciar o ano aceitável do Senhor"
.

 

Ele, após esta leitura, fecha o LIVRO e diz: "... Hoje se cumpriu esta ESCRITURA em vossos ouvidos" (vs.16-21).

 

Ele está dizendo que agora chega aos seus ouvidos. Como tratarão isto? Será que chegará aos seus corações? Se maravilharam? Testemunharam tudo que ouviram? Mas mesmo assim disseram: "Não é este o filho de José?" E por isto o MESTRE fala do não verdadeiro milagre ter acontecido, o MILAGRE DO NASCER DE NOVO. Ele, o MESTRE diz: "... Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido nas sua pátria" (v.24). Só viram o FILHO DO HOMEM, não conseguiram ver o HOMEM ESPIRITUAL. 

 

E você? Se maravilha, da testemunho do MESTRE, fala da graça, reconhece que Jesus é o FILHO de Deus... e daí? Que mudança está havendo em sua vida interior? Você só busca nEle as necessidades deste seu HOMEM HUMANO?

 

Leiam os demais versículos do capítulo quatro e veja a tratativa do MESTRE segundo a visão do EVANGELISTA E MÉDICO Dr. Lucas.

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida