O CAMINHO E A VIDA
Estudo do mês de novembro/2013
MILAGRE OU RESULTADOS?
por Israel Sarlo
Cura, prosperidade e etc. não são milagres, mas resultados de vida abundante.
"E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: 'QUERO, SÊ LIMPO!' E, advertindo-o severamente, logo o despediu. E disse-lhe: 'OLHA, NÃO DIGAS NADA A NINGUÉM; PORÉM VAI, MOSTRA-TE AO SACERDOTE E OFERECE PELA TUA PURIFICAÇÃO O QUE MOISÉS DETERMINOU, PARA LHES SERVIR DE TESTEMUNHO'" (Mc. 1:41-44).
Ainda não falamos sobre vida, ministério, morte, ressurreição e do trabalho como ADVOGADO de nosso MESTRE. Estamos ainda trabalhando nos temas em Seu redor, pois falar nEle é preciso que usemos muito da compreensão dos Apóstolos e Profetas, pois nossa base de FÉ está alicerçada neles (apóstolos e profetas).
De vez em quando damos algumas pinceladas e ousamos entrar um pouco nesta VIDA ABUNDANTE que jorra dEle, este texto de Marcos, por exemplo:
1º - "MOVIDO DE GRANDE COMPAIXÃO" -
porque isto? É como se Ele saísse de sua principal MISSÃO, usa um atalho para CURAR, afinal CURA, que se fala tanto como milagre, não era seu alvo principal. CURAR o físico não resolveria o problema, já que toda doença tem sua origem na alma, portanto doença são erros - (pecados) se houver uma cura da ALMA, a ESPADA entraria e chegaria as juntas e medulas e as pessoas entenderiam a origem de seu mal e quanto a morte, o último inimigo a ser destruído, seria ou será resolvido depois.
A alma que pecar, esta não morrerá? Ele não veio buscar e salvar nossas almas?
2º - "SÊ LIMPO...".
Que coisa extraordinária! "SÊ LIMPO...". Imagine, Ele trabalha com o homem, mas a visão de resgatar a alma. Limpa a porta da entrada para fazer uma devassa moral, social e espirital na vida daquele que é dono da IMAGEM E SEMELHANÇA do Altíssimo.
4º - "... NÃO DIGAS NADA A NINGUÉM..."
Não é este meu alvo. Não é esta minha MISSÃO. Estou apenas, como homem, cheio de COMPAIXÃO lhe ajudando, mas quero a causa de seu mal.
5º - "...VAI, MOSTRA-TE AO SACERDOTE...".
Somente diga para eles, não que foi eu
, mas que o trabalho de um líder religioso é o de ajudar, sanar dificuldades na busca de conforto para aqueles que tem a missão de cuidar e não tirar somente ofertas deles.
6º - "OFERECE PELA TUA PURIFICAÇÃO, SEGUNDO MOISÉS...".
Note: Jesus manda ir cumprir o rito religioso, segundo Moisés, afinal seria como dizer: vocês não fizeram nada por mim, mas eu venho a vocês cumprir o que vocês tanto exigem. Note também que a CURA feita por Jesus, segundo Ele, não o purificou, pois Ele manda cumprir o rito da purificação, mas quanto a MISSÃO dEle, em relação a alma, esta sim, purifica de todo o pecado: "e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado".
Que maravilha aproveitar as oportunidades em usar compaixão, buscar o limpar das pessoas de suas culpas, pedir que não propague o que fazemos, até porque é obrigação nossa: preparar os indivíduos com suas necessidades sociais, físicas e depois entender de suas almas e trazer o que existe escondido em seu espírito para a realização de suas vidas.
Vamos nos empenhar em buscar o VERDADEIRO MILAGRE. A MISSÃO de Cristo é a de tirar o indivíduo das trevas para a LUZ.
"E Ele nos tirou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor... Fomos arrancados das trevas para a Sua maravilhosa luz" (Cl. 1:13 e II Pe 2:10)
Jesus com sua sabedoria, sabia que o homem animal não poderia entender as coisas do Seu reino, mas cuidava primeiro desse animal pois era preciso que o homem fosse pego pela "isca". Não era Ele, Jesus, o mestre que ensinou a pescar homens? “
E disse Jesus: ‘Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens’".
(Mateus 4:19)
"Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.
Pois, quem dentre
os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois ‘quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? ‘ Nós, porém, temos a mente de Cristo”.
(1 Coríntios 2:9-16)
A LINGUAGEM DO HOMEM E A LINGUAGEM DO ESPÍRITO
Por Israel Sarlo
Neste mês de novembro, estamos estudando vários assuntos ao mesmo tempo e nossa base textual está em 19 de Atos dos Apóstolos.
Estamos falando do:
1º - BATISMO do ARREPENDIMENTO;
2º - BATISMO do ESPÍRITO SANTO e
3º - PALAVRA – PODER CRIADOR ou DESTRUIDOR.
Já falamos sobre:
1º- MAQUINA e PROGRAMA;
2º - INCUBAÇÃO: Uma Lei da Fé;
3º - SUBSTÂNCIA – Que Gera a Fé e
4º - CRER COM O CORAÇÃO E TESTEMUNHAR COM A BOCA E EXERCÍCIO (PRATICAR).
Hoje vamos falar um pouco mais sobre O PODER CRIADOR DA PALAVRA
Há certos passos que devemos dar para que a fé seja incubada adequadamente, e existe uma verdade central que devemos aprender acerca do REINO de DEUS em que a fé opera. Há também um princípio básico acerca da PALAVRA falada que devemos compreender. Portanto, desejo falar-lhe a respeito do PODER CRIADOR DA PALAVRA FALADA e por que seu uso é de grande importância.
Porque gosto de frequentar os templos? Você já imaginou do porque os TRIOS ELÉTRICOS, BLOCOS DE CARNAVAL ou ESCOLAS de SAMBA arrastar multidões? A comoção, ou o histerismo coletivo unem as pessoas criando situações maravilhosas ou péssimas.
Quando nos reunimos nos templos religiosos e quando todos concordam com esta música ou aquela oração ou palavra, existe uma comoção forte. É elevado o nível emocional. Se a razão for boa, produtiva, claro que tudo será bom. Imagine quando pessoas se juntam, com suas dores, problemas e ouve músicas com palavras confortantes, claro que haverá cura, pois fé pode ser natural, em primeira instancia, pois é o ouvir e ouvir é do homem, do homem sem fé. Logo isto passa para outra instância, caso haja conhecimento do Evangelho, a coisa passa a ser espiritual.
Existem várias descobertas médicas sobre o funcionamento do cérebro, pois o cérebro é o centro da fala e controla todos os outros nervos. No campo da neurologia, os pregadores tem grande poder e passam a ter domínio sobre as pessoas através da fala.
Na BÍBLIA Tiago nos fala claramente sobre isto, fala do poder da língua e do centro da fala – A língua é o menor membro do nosso corpo, mas pode dominá-lo inteiramente.
Essa introdução fica por aqui. Em nosso proximo estudo bíblico desenvolveremos mais sobre este assunto. Estamos aprendendo e o resultado tem sido fantástico, pois além do crescimento natural, estamos também crescendo no conhecimento e na graça e tudo isto graças ao EVANGELHO que é PODER DE DEUS para salvação de todo aquele que crer.
Envie sua pergunta por meio do nosso CONTATO aqui no Blog ou pela Fan Page (facebook).
Até a proxima!
VOCÊ ENTENDE?
por Israel Sarlo
"... Compreendes o que vens lendo?... Como poderei entender, se alguém não me explicar?" (Atos 8:30-31).
Este texto em Atos nada mais é que um dialogo entre Filipe (diácono) e o eunuco - um homem etíope, alto oficial de Candace (rainha dos etíopes). Ele era superintendente de todo o tesouro da referida rainha e foi a Jerusalém para adorar e ao retornar estava lendo o livro do Profeta Isaías e um ANJO do SENHOR (v.26) falou a Filipe, colocando-o geograficamente na bando do Sul, no caminho onde o ilustre homem de Candace viria e foi aí, que tomando carona, fez a pergunta do texto que colamos com a resposta.
(leia este texto - At. 8:26-40)
"Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz a IGREJA..."
Existem lembranças de nossa idade cronológica; Existem memórias, nem sempre lembradas, de nossa idade psicológica, na hereditariedade psíquica familiar (mais ou menos quatrocentos anos) e existe um CÓDIGO MORAL em meu espírito. Nele está o SEGREDO de meu passado, a razão de meu presente e o resultado de minhas escolhas em meu futuro nos dois CORPOS: físico e almático.
Existem vários estágios na CRIAÇÃO e ORGANIZAÇÃO de nosso PLANETA e de sua galáxia correspondente, por exemplo: a era mesozoica, a psicozóica e etc., e esta última, a era onde se dividem em duas partes, a antiga e a moderna. Na antiga foram criados os animais irracionais e a moderna o único SER RACIONAL, não necessariamente ADÃO.
"Quem tem ouvidos que ouça..."
Com o ouvido humano somente ouviremos o que se passou em nossa idade normal, de humano. Com o ouvido psicológico alguns poderão entender e ouvir com os ouvidos psicológicos sua história familiar, como já disse, de seus quatrocentos anos; e com o ouvido do espírito compreenderá a sua existência antes da fundação do mundo (Efésios 1:3 – 12).
Tenho dito muitas coisas na esperança que você se lembre, assim como está dito no Salmo 77.
Você sabia que o homem, sem saber, busca sair da sua era psíquica racional no desejo de imigrar para a irracional? Já viu como o homem se porta em relação à família, negócios e religião? Não lhe chama a atenção que a era psíquica dos animais era mais evoluída que a nossa atual no sentido de sentimento X instinto?
No Jardim do Éden, por exemplo, estas duas eras tinham comunhão e havia diálogo, como o homem e a serpente (símbolo da ciência). A serpente era um animal belíssimo, não rastejava e ainda mais inteligente que o homem. Note: a mulher foi tirada do homem para tirá-lo da tristeza da solidão, a serpente sabendo disto usou o ponto fraco dele - a mulher e, o mais forte: paralisou a DISPENSAÇÃO da INOCÊNCIA - isto é, pelo livre arbítrio, o homem interrompeu o plano do Eterno, de Deus, já com problemas com LÚCIFER, segundo o profeta Ezequiel e nascendo imediatamente a DISPENSAÇÃO do CONHECIMENTO - Interessante isto não? (Examine então as escrituras para que você encontre esse evangelho codificado, pois quanto mais você buscar, estudar e examinar você desenvolverá a capacidade natural de descodificar a verdade do evangelho).
Claro, está escrito que Ele – JESUS - veio bem depois esmagar a cabeça da serpente, isto é, da ciência religiosa que ainda tenta nos enganar assim como fez no passado.
O Calcanhar foi ferido no passado, mas a mesma cabeça que feriu foi esmagada, isto não lhe faz pensar em nada? Se esmagada, então está morta. “Estar morta” não representa perigo nenhum. Porque então este medo enorme criado e promovido pela a CIÊNCIA RELIGIOSA? Seria, por ventura, para manter sob o medo o que hoje chama “IGREJA” (que na verdade mais funciona como um lugar chamado igreja que reuni refens do medo, que criam bandeiras e doutrinas dividindo cada vez mais o corpo)?
Paulo nos fala que “primeiro o homem animal e depois o espiritual" (1ª Coríntios 15: 45-46) e seria bom também entendermos que "A ardente expectativa da CRIAÇÃO aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a CRIAÇÃO está sujeita á vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria CRIAÇÃO será redimida do cativeiro da corrução, para a liberdade da glória dos filhos de Deus" (Rm. 8:19-21).
Note que estamos falando do homem, que depois de ter sido feito a imagem e semelhança de Deus, preferiu e ainda prefere se igualar aos irracionais com seus medos, ódios e vivendo apenas por instintos, não tendo a esperança que é o resultado das tribulações, paciência e experiência.
Será que vocês se lembrarão do que Salomão escreveu em Eclesiastes quando diz ter Deus feito o homem perfeito e este criou suas próprias invenções?
O Evangelho nos veio trazer a lembrança todas estas coisas e ainda nos alerta dizendo para que nos lembremos de onde caímos. O Evangelho é nosso CÓDIGO MORAL, de ÉTICA onde podermos nos reencontrar com o nosso AUTOR E CONSUMADOR de nossa FÉ e FÉ, segundo Hebreus 11:1 é a substância, ou firme fundamento, PEDRA onde com ouro e prata, podemos construir nosso verdeiro CRER.
Nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra as HOSTES da maldade já implantada em nós (Rm. 3:23). Se entendermos todas estas coisas, ou tirar de nosso tesouro, pois tudo está lá (no nosso espírito), esta VERDADE nos libertará dos MEDOS e das CULPAS, afinal posso todas as coisas naquEle que nos fortalece - JESUS O CRISTO.
Comentários mais recentes