23. jan, 2015

GANHAR A ALMA E NÃO O FÍSICO

“... Quem ganha ALMA sábio é” (Pv 11:30).

 

“Irmãos, se algum dentre vós tem se desviado da VERDADE... saiba se você o converter... o salvará da morte a sua ALMA e pecados lhe serão perdoados”. (Tg 5:19-20).

 

Interessante: ganhar ALMA e não o físico. Como estamos em relação a esta realidade? Disputando pela aparência de uma sociedade destituída?

 

Segundo Paulo, em Romanos 3:23: “... e estão destituídos da glória de Deus” mesmo com suas plásticas ou embalagens perfeitas. Como é interessante a atenção que o CRISTIANISMO dá à salvação da ALMA da morte e como a recuperação da mesma tem o poder de perdoar, eliminando o pecado que nos causa todos os atrasos e desastres em nossas vidas. E o mais interessante: o pecado é um vírus que o par, os conjuges passam para seus filhos, contaminando-os até a 4ª geração.

 

Estou perplexo com o andamento da sociedade secular e religiosa. Infelizmente notamos que uma está imitando a outra por falta de opção. As religiões estão tentando modernizar, no entanto as desgraças crescem, nossos lares necessitam de grades, nossos carros de alarmes e tantos outros cuidados. A sociedade secular tenta trazer, de todas as maneiras, as doutrinas destrutivas, destituindo os lares, as famílias. Graças a Deus que não vivemos, nós cristãos, de visão ou promessas, nem de contos ou novelas da vida real, estamos baseados na verdade que se chama CRISTO JESUS.

 

I – ALMA

Você tem noção do que representa este nome – ALMA? Vejamos alguns textos:

 

“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua ALMA, e de todo o teu poder” (Dt 6 :5). Notem que não fala no corpo físico, portanto o amor aqui é ágape.

 

“... ó Israel, que é o que o Senhor pede... temas... Andes... ames... sirvas... com todo o teu coração e com toda a tua alma”. (Dt 10:12). Não fala também no corpo físico.

 

“... conhece,... serve-o com um coração perfeito,... alma voluntária; porque esquadrinham o Senhor todos os corações e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre”. (Iº Cr 28:9). Nada do corpo físico também.

 

A luta de Deus sempre foi para a conquista dos males da ALMA. Curada a ALMA todos os males do físico seriam ou serão sanados.

 

Deus fez um enorme investimento na ALMA, mandou o seu filho único salvar os filhos de todos (Jo 3:16). O investimento foi tão grande que o filho, o verbo se fez físico pobre, sem expressão social, sofreu e morreu para cumprir uma máxima religiosa: “Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” (Hb 9:22). Como podemos observar, o corpo físico não foi importante e a religião e a sociedade só dão importância ao não importante.

 

Todos os relacionamentos são baseados unicamente na fidelidade carnal. Todas exigências feitas pelos cônjuges são tratadas, são veladas e seladas, unicamente na fidelidade física. No entanto, Jesus não veio buscar o corpo, mas o que está dentro dele __ a ALMA. A pérola e a ovelha perdida não é o corpo físico e sim a nossa ALMA.

 

Vou deixar outros textos que deverão ser examinados com muita atenção:

(Sl 19:7; 23:3;25:13; 41:4; 42:5, 11; 43:5; Pv 19:16; Ez 3:19; Mt 10:28; 16:26; 22:37; Lc 1:’9; 21:19; Hb 4:12; 6:19 e Tg.1:21).

 

 

 

II - CULTO RACIONAL (Rm.12:1-2).

Temos uma idéia religiosa muito forte quando se trata de culto. No antigo testamento culto era uma cerimônia que a presença ou o clímax era a morte de um irracional, feita em cima de um holocausto junto ao altar. Isto é: não era possível um culto sem duas coisas principais:

 

1ª O Animal Irracional e

2ª A Morte, que segundo a Bíblia será o último inimigo a ser destruído.

 

Esta idéia do antigo pacto veio para os chamados religiosos, com toda sua cerimônia e sua animalidade que sempre é acompanhada pela morte. Paulo, no entanto fala do CULTO RACIONAL e pede a presença da VIDA –ZOÊ no CULTO e a morte da destituição da ALMA antes, pois é ai que ele pede, no versículo 2 que sejamos transformados de animais em racionais porque este CULTO RACIONAL necessita também ser santo e agradável a Deus, pois desta maneira exerceremos a COMUNHÃO entre o Divino Deus e o divino existente em nós.

 

 

III – TODA FORMA DE UNIÃO É UMA FORMA DE CULTO PRINCIPALMENTE A UNIGÃO ENTRE DUAS PESSOAS VIVAS PARA GERAREM VIDAS.

 

“Rogo-vos... apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. A Bíblia diz que “... onde houver dois ou três... ali eu estarei” (Mt 18:20) note que a presença de duas pessoas significa a presença de um CULTO se é RACIONAL ou IRRACIONAL, isto depende de sua formação sócio-religiosa ou cristã.

 

É interessante observar que o animal a ser oferecido em holocausto no V. T. não podia ter defeito (Ex 12:5; Lv 6:6; 9:3; 23:17; Nm 19:2; Dn 1:4). É ainda interessante notar que Jesus é chamado de Cordeiro e não ovelha, isto é, sem mancha, pois esta era a exigência da lei judaica e Jesus veio cumprir a lei. (1ª Pd 1:19).

 

No CULTO RACIONAL é necessário que o sacrifício seja SANTO, isto é, separado, portanto você mulher não pode partir para um casamento (CULTO RACIONAL), ou melhor, para o holocausto perto do altar sem que antes purifique a ALMA de seu namorado, noivo ou esposo. Antes de tudo você necessita de racionalidade.

 

 

IV – SENTIMENTOS PODEM SER “ANIMAL” OU “RACIONAL”.

Quando somos escravos do sentimentos da ignorância que gera o ciúme doentio, exigimos muito do(a) companheiro(a) amado(a). Estas exigências são acompanhadas de monitoramentos que sempre as levam a proibições que se transformam em algemas para manter preso a alguém conosco. Na verdade estamos presos à desconfiança e por isto queremos sempre prender alguém as nossas desconfianças.

 

Quando duas pessoas se unem, estão unindo duas vidas com um passado de solteiras, viúvas, separados ou, no mínimo, pessoas viciadas em outros relacionamentos.

 

Esta união, inicialmente é feita na base da emoção e só se solidificará nas crises de um ou do outro. Portanto, quando duas pessoas se unem, estão se preparando para o CULTO RACIONAL, pois o que a união tem ainda muito do CULTO EMOCIONAL que sem dúvida é irracional. É necessário que tenha a palavra “... SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS...” (Rm.15:1-2). Alguém terá que servir de SUPORTE e este mister pertence a você mulher, pois a mulher sábia edifica o seu lar, seu altar para o CULTO RACIONAL (Pv14:1; 12:4; 19:14; 31:10; 31:30; 31:3; 9:13).

 

Seu marido está casado pela sociedade machista, pela religião xiita e patriarcal, e isto social e fisicamente, no entanto ele poderá estar solteiro e esta vida de solteiro pode estar envolvida pelas nuvens da emoção. Você está pronta para tira-lo deste nevoeiro ou você o deixará ser encontrado por uma caçadora inescrupulosa? Você não acha que é necessário ganhar a ALMA deste homem e para isto você terá de aprender como lidar com ele, com as histórias passadas pela mãe, avós, namoradas e amantes dele que deixaram histórias psicossomáticas em sua vida?

 

Não busque sinais de batons em sua roupa, busque sinais em sua ALMA. Deixe que ele lhe conte os deslizes de sua alma, pois enquanto os deslizes estiverem na alma não é pecado consumado. Se você não tiver conhecimento deles na ALMA, eles emigrarão para o corpo físico e desta maneira o pecado não consumado na ALMA passa ao consumo no físico e o pecado consumado gera a morte (Tg 1:15) e, como sabemos: a morte só existe nos CULTOS IRACIONAIS.

 

Salva-se para salvar a sua família.

 

CONCLUSÃO:  Quando colocamos no CAMINHO o desviado, o desviado que pecou e destituído ficou da glória de Deus, estamos trazendo alguém, estamos construindo o EDIFÍCIO de DEUS (1ª Co 3:9; 2ª Co 5:1 e Éf 2:21). Cada centímetro nesta construção é comparado a cada conversão de uma pessoa que trazemos e, na verdade, são pessoas que significam pedras para a formação de meu holocausto. É terrível saber que existem pessoas, casais despro