Estudo bíblico

28. dez, 2014

AINDA CHORAM E ESPERAM?

 

"... Mulher, por que choras? quem buscas" (João 20:15).

 

É preciso fazer um paralelo entre JESUS humano e o JESUS ressuscitado.

 

Ele permitiu que houvesse choro, até Ele mesmo chorou. Ele permitiu que, enquanto homem, os povos o buscassem, mas na CRUZ, sua última palavra foi: "Tudo consumado". Isto é, ACABOU! A C A B O U! TUDO TERMINADO. Quem chorava não chore mais, quem buscava não busque mais. Apenas falem, testemunhem que VIM, VI, e VENCI. Lembrem-se que Ele não é surdo, não é cego, nem é aleijado que não nos posso estender seus braços na continuidade do EXERCÍCIO DE SERMOS CRISTÃOS.

 

Eu, segundo a PALAVRA, vejo na ESCOLA DO MESTRE a seguinte teologia: Ser CRISTÃO é como frequentar uma academia, mas a certeza que, através dos EXERCÍCIOS penosos, vou adquirir um corpo "SARADO". Vou, através destes EXERCÍCIOS, ter saúde, bom humor, está bem com a vida e não mais cobrado por quem quer que seja. É como está trabalhando no que gostamos, tendo a certeza que este trabalho me dignifica e ainda tenho minha recompensa por realiza-lo. É como, após um dia de luta voltar para casa e ver filhos felizes crescendo em estatura, graça e conhecimento. Ser cristão é não dar lugar para lágrimas ou buscar, já fomos consolados e já fomos achados por Ele quando não o queríamos ou quando não o amávamos.

 

Existe outro fator muito interessante neste texto. O MESTRE, quebrando todos os paradigmas religiosos da lei, o JUDAÍSMO, aparece logo após a RESSURREIÇÃO com um CORPO GLORIFICADO - PLENO (“SARADO”) pela ACADEMIA da CRUZ e quem estava ali buscando quem morreu, eram mulheres. Interessante, como buscamos coisas mortas, fedidas, como ódio, inveja, calúnia, mentira e etc. Mas a “lagarta” já havia se metamorfoseado - JESUS RESSUSCITOU, estava com outro CORPO e quem O quer ver, precisa deste EXERCÍCIO do CRISTIANISMO PLENO no verdadeiro PODER de DEUS - O EVANGELHO (Rm. 1:16).

 

O MESTRE, como homem buscou mais doze homens cumprindo assim o ritual JUDAICO, mas como RESSUSCITADO tem um encontro, não com homens, mas com mulheres, aliás em todo seu ministério tanto antes como após morte, as MULHERES tiveram e ainda têm um papel que os homens ainda não superaram e nunca vão superar, afinal até a IGREJA é chamada de A NOIVA DO MESTRE. Todo homem que precisar de VIDA PLENA precisa ser transformado em MEMBRO que se una ao CORPO DA NOIVA. Terá que quebrar seu machismo humano e se igualar em espírito.

 

POR QUE CHORAM? O QUE BUSCAM? Já não está decidido que no EXERCÍCIO CRISTÃO o choro é de ALEGRIA pela PÉROLA perdida que foi achada?

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida

 

 

 

27. dez, 2014

QUEM AINDA PERMANECE VIVO DESDE A RESSURREIÇÃO?

 

"... Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu". (João 21:21)

 

Mais uma vez nos deparamos com PEDRO, mas desta vez junto a outro apóstolo - JOÃO. JESUS estava junto a eles, já havia RESSUSCITADO, porém vamos perceber que os apóstolos estavam cientes de todos os acontecimentos que havia passado o MESTRE. Eles haviam presenciado Sua morte, Seu sepultamento e Seu sepulcro estava vazio. Eles testemunharam suas mãos, pés e o peito furados, mas mesmo assim não estavam pleno, afinal estavam em EXERCÍCIO ESPIRITUAL. Tudo era novo e sabemos que as coisas velhas são sempre contrárias às coisas novas. Mudança sempre doí, pois sempre foi e será confortável a nossa zona de conforto.

 

Com tudo isto, a ordem do MESTRE foi: "SEGUE-ME" (João 21, v.19). Pedro não entendeu o (João 21, v.18) quando o MESTRE falava em relação a morte que Pedro teria, por todos os erros quando humano. Pedro não entendeu nada sobre a "CÉDULA DE DÍVIDA..." (Cl. 2:14). Tanto não entendeu que se preocupou com o outro apóstolo - João e reminiscenciando pensou em quem Jesus amava e que na CEIA se recostou também sobre o seu peito, e que disse: Senhor, quem é que te há de trair? (v. 19).

 

Pois bem, todos nós, quando convertido, não plenos, estamos sujeitos a pagarmos os erros cometidos antes-cruz. Todos nós CONVERTIDOS e em EXERCÍCIO estamos juntando tesouro no céu e sem nenhuma condenação ha para pagarmos. Entendam isto, pois é extremamente profundo.

 

Vamos continuar com a SAGA DE PEDRO e JOÃO nesta aula dada pelo MESTRE: Pedro vendo a João (João 21, v.21) pergunta ao MESTRE: "... Senhor, e deste que será?". Notem a preocupação de PEDRO se não está igual às preocupações de nossas IGREJAS EVANGÉLICAS em relação à MISSÃO? O MESTRE responde a PEDRO dizendo: "... Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me" (João 21, v. 22). É claro que o MESTRE não está falando que JOÃO viveria em carne e ossos até a volta do MESTRE: "... Jesus, porém, não lhe disse que não morreria..." (João 21, v.23b). Disse sim o MESTRE que O AMOR que existia no coração de JOÃO teria que ser como a SEIVA de uma árvore, ou o sangue em nossas veias, dando vida tanto à árvore como ao corpo. Que este amor teria que ser o SEGREDO que manteria a RAZÃO DO MESTRE ter morrido por toda a humanidade e a perpetuidade dele entre nós humanos na terra, pois não estaria ELE entre dois ou três reunidos em seu nome?

 

Vamos fazer MISSÃO? SIM! Que tipo de MISSÃO faríamos? Quando amamos, nos preocupamos, nos colocamos no lugar de quem amamos não estamos anunciando a morte dEle até que Ele venha? MISSÃO não é aquela que fazemos com a mão direita sem que a esquerda veja? MISSÃO não é somente falar, pois falar é fácil, o difícil é viver o que pregamos. Hoje os nossos missionários vão para os chamados CAMPOS DE MISSÕES para cumprir agendas, ou pior, lavar suas mãos como PILATOS lavou as suas em relação ao SANGUE DO MESTRE. Hoje é pomposo um pastor dizer que já fez MISSÃO EM ÁFRICA, note, já fez, mas não deu o seu PLENO, sua vida em exemplo da VIDA DO MESTRE e dá vida, não significa ir até a morte, alguém já fez isto por todos, mas dá a vida significa ser coerente como JOÃO o foi e não pagar como Pedro pagou e Pedro ficou para nós como um grande exemplo de EXERCÍCIO não PLENO, mas JOÃO e PAULO deixaram exemplos que precisamos seguir, afinal se assim fizermos estaremos já na eternidade iniciada na CRUZ e se mantendo até a VOLTA DO MESTRE na busca de sua IGREJA na qual somos MEMBROS EFETIVOS E EM PLENO EXERCÍCIO.

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida

 

 

26. dez, 2014

AMOR ÁGAPE

 

Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeirinhos..." (João 21:15).

 

Esta pergunta e esta ordem parte do MESTRE JESUS e o mais interessante é que tanto a pergunta como a ordem do MESTRE se deu após sua morte e ressurreição. Portanto precisamos avaliar com mais cuidado esta pergunta e esta ordem.

 

A pergunta não foi feita enquanto o MESTRE viveu como O FILHO DO HOMEM, mas sim como O FILHO DE DEUS ou o PRÓPRIO DEUS. Mas o porquê disto? Se esta pergunta fosse feita antes teríamos hoje as seguintes confirmações:

 1ª - O MESTRE NÃO TINHA, QUANDO HOMEM, A ONISCIÊNCIA;

 2ª - O MESTRE NADA FEZ, COMO HOMEM, PARA MUDAR PEDRO;

 3ª - O MESTRE MANIPULAVA OS APÓSTOLOS;

 4ª - O MESTRE DESRESPEITA O LIVRE-ARBÍTRIO e etc.

 

Porque estas quatro contradições? Se o MESTRE tivesse perguntado a Pedro "...Você me ama mais do que estes?" como FILHO do HOMEM, como encararíamos, naquele dia fatídico, diante de uma fogueira a negação de Pedro? Como explicaríamos a ousadia de Pedro ao cortar a orelha do soldado romano em defesa do MESTRE e o negado logo depois? Pedro estaria mentindo ao MESTRE se respondesse afirmativamente? Claro que não, pois Pedro o amava, mas o amava sem o EXERCÍCIO ou sem a EXPERIÊNCIA que, sem dúvida, a CRUZ e a RESSURREIÇÃO trouxe para sua vida. Pedro o amava, mas não o AMOR ÁGAPE, mas sim:

 O AMOR CAMARADA;

 O AMOR DE TER OUVIDO FALAR;

 O AMOR DE MILAGRES HUMANOS;

 O AMOR RESPEITO e

 O AMOR QUE CRER, NUNCA O AMOR DE FÉ.

 

Ainda existem muitos PEDROS antes da CRUZ e antes da RESSURREIÇÃO. Pedros que são CAMARADAS do MESTRE, que ainda estão nos templos por MILAGRES HUMANOS, que RESPEITAM e nEle ACREDITAM, mas longe estão da FÉ, do AMOR ÁGAPE. A estes, esta pergunta não pode ser feita, pois precisam entender do MESTRE após seus últimos dias na terra, isto é, pós a CRUZ, RESSURREIÇÃO e antes ASCENSÃO AO CÉU.

 

Mesmo assim, O MESTRE só dá a ordem: "Apascenta os meus cordeirinhos" após a confirmação ÁGAPE de Pedro indagado três vezes, notem, indagado pelo MESTRE três vezes (Jo. 21:17) exatamente para o entendimento de Pedro, nunca por desconfiança ou desconhecimento do MESTRE. Pedro então responde: "Senhor, tu sabem tudo; tu sabes que eu te amor...". Note que nesta confirmação de Pedro, triste, ele revela algo muito importante - a DEIDADE DO MESTRE: "tu sabes tudo...", isto é reconheço SUA ONISCIÊNCIA. Só conhece os atributos de DEUS: ONISCIÊNCIA, ONIPRESENÇA e ONIPOTÊNCIA, quem realmente passa dos amores comuns para o AMOR ÁGAPE, AMOR QUE EXCEDE A TODO ENTENDIMENTO HUMANO.

 

Uma pergunta: Você pertence a algum REDIL? Isto é, está sendo pastoreado por alguém que se pareça com qual PEDRO? O antes ou o depois da CRUZ?

 

O CURRAL onde você está tem sinônimo de prisão, está sob a lei do "toma lá dá cá?". Sua vida tem sido ABUNDANTE ou ainda dizem que você precisa orar e contribuir mais? Cuidado, você pode está caindo no conto do vigário, no conto da carochinha.

 

Se amamos o MESTRE saberemos apascentar seus cordeirinhos que, sem dúvida, valem uma nota de esclarecimento: porque o MESTRE foi chamado de CORDEIRO DE DEUS? Qual a diferença entre CORDEIRO E CARNEIRO?

 

CARNEIRO é adulto, isto é, deixou de ser pequeno, não é mais puro, tem manchas e chifres para ferir. Tem suas defesas próprias, vai no caminho da vida aramado;

 

CORDEIRO é novo, inocente, puro, não tem marcas e nem chifres. Está na dependência de quem o criou e, segundo a palavra do MESTRE: "Quem não se fizer criança, não herda o REINO...".

 

Um abraço e obrigado por estudarem comigo mais uma aula na "ESCOLA DO MESTRE".

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida

 

 

 

25. dez, 2014

A TRILOGIA RESPONSÁVEL PELO SER HUMANO

 

Assim como existe uma natureza TRINA em DEUS: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO, nos humanos também há uma composição, em nosso SER, que compõe de TRÊS importantes aspectos: 

SOMOS FÍSICOS;

SOMOS PSÍQUICOS e

SOMOS ESPIRITUAIS.

 

Por SERMOS SERES FÍSICOS, somos parecidos em alguns aspectos e completamente diferentes em outros. Parecidos porque somos SERES CONSCIENTES. Somos os únicos “animais” bípedes, os demais são quadrúpedes.

 

Temos uma inteligência nata, não somos como os animais irracionais que andam e vivem instintivamente, sendo alguns domesticáveis e outros não. Todo o irracional mantém suas características, claro que algumas mutações ocorreram e ocorrem, mas nós, os homens, nos diferenciamos por SERMOS a IMAGEM e SEMELHANÇA do CRIADOR – DEUS, mas, segundo Salomão, as próprias invenções criadas por este homem também o fez imperfeito, ele perdeu sua retidão (Ec. 7:29) e por isto ocorreu uma grande mutação: “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm. 3:23). Assim como houve uma mudança drástica na vida natural do planeta e em todos os seus habitantes: REINO ANIMAL IRRACIONAL - A SERPENTE... “maldita serás mais que toda besta e animais que todos os animais...” (Gn. 3:14); REINO ANIMAL RACIONAL - A MULHER: “Multiplicarei sua grande mente a tua dor e a tua conceição; seu desejo será para o teu homem, e ele te dominará... O HOMEM: “Porquanto... Com dor comerás da terra todos os dias da tua vida” (Gn.3:16, 17) e REINO VEGETAL - “A terra dará espinhos e cardos...” (Gn. 3:18).

 

O homem em sua liberdade de escolha, escolheu exatamente a ÁRVORE DA CIÊNCIA DO BEM E DO MAL, pois em seu estado de inocência, não escolheu comer a ÁRVORE DA VIDA, preferiu o caminho da CIÊNCIA e sabemos perfeitamente da constituição da CIÊNCIA – O BEM E O MAL e graças a tudo isto, nós os humanos também temos nossas diferenças, pois somos exatamente aquilo que nossos pais comiam, pensavam, desejavam, bebiam e se comportavam. É claro que algumas religiões colocam tudo isto como DESTINO, CARMA ou, como diz o SISTEMA OPERACIONAL PARA A REENCARNAÇÃO: nascem assim, pois na outra oportunidade de vida que tiveram agiram desta ou daquela maneira. Claro que a Palavra de Deus não nos dá respaldo para tal doutrina.

 

SOMOS FÍSICOS: portanto somos o bem ou o mal. Ou temos um bom tesouro dentro de nós ou temos um tesouro ruim e isto depende muito de nossa origem, ou de nossa hereditariedade FÍSICA e PSÍQUICA. Se a saúde de nossos pais foi boa, nossos físicos responderão a esta natureza benfazeja, se nossos pais foram dissolutos, bebiam, comiam erradamente, fumavam ou outra droga qualquer, estes resultados virão como heranças em seus filhos. Alias, em alguns anos atrás, os casais faziam exames pré-nupciais, não sei se isto ocorre hoje.

 

SOMOS PSÍQUICOS: Está escrito em Êxodo 20: 5b que Deus visita gerações para abençoar milhares de gerações futuras. Para que isto? É comum, muito comum, as famílias se darem mal. Existe uma palavra que se tornou alicerce familiar: A TRAIÇÃO. Os cônjuges não se bastam mais. Existe uma necessidade enorme de TRAIR o parceiro ou a parceira, claro, os filhos recebem toda esta graça genético-psíquica. Como não bastasse, existem outros problemas, por exemplo, a maneira ilícita em ganhar dinheiro, a mulher extremamente gastadeira, irresponsável no lar, ou a necessidade da mulher também ir para o mercado de trabalho, deixando os filhos em mãos não tão confiáveis assim, sem falar nos desenhos e filmes que a televisão diz ser infantis.

 

Claro que a mulher podendo, deve trabalhar e ajudar em casa, mas deve ter todo cuidado com quem os filhos ficam e que tipo de distração distrai seu filho, afinal todos pecaram e pecar significa errar, será que as pessoas sem conhecer a VERDADE LIBERTADORA não passam através dos sentidos de nossos filhos a DESTITUIÇÃO falada por Paulo que causou a perda da glória de Deus e desta forma errou e erra? Portanto, todo o cuidado é pouco. Sabatinar seus filhos todos os dias em sua casa é um trabalho de extrema necessidade, você precisa saber o que aprendeu enquanto esteve fora. Saber com quem anda, o que ouviu, falou, aliás, nossos filhos são como papagaios, aprendem fora e fala em casa, é fácil você ver e orientar.

 

A BÍBLIA fala que a alma que pecar, sem dúvida morrerá. Quando falamos em PSICOLOGIA seria bom entendermos que PSICOLOGIA é nada menos que o ESTUDO DA ALMA. Alma em grego significa PSIQUÊ e é nela, na alma que aprendemos como errar ou acertar. Erramos quando não conhecemos a PALAVRA DE DEUS e seu PODER. Quando o texto em Êxodo fala da visita de Deus na maldade do homem, visita para curar a GENEALOGIA para então abençoar milhares de gerações futuras. Por isto está escrito que o machado está sendo posto na RAIZ GENEALÓGICA de cada CLÃ exatamente para que cada um seja enxertado na VIDEIRA VERDEIRA, pois tudo indica que estas DUAS LEIS que se guerreiam dentro de nós, segundo Paulo em Romanos 7, é a grande herança da ÁRVORE DO BEM E DO MAL existente no ÉDEN e que nosso primeiro ADÃO e EVA resolveram, em um gesto de desobediência, destituir todos os seus filhos naturais da GLÓRIA DE DEUS.

 

SOMOS ESPIRITUAIS: Falamos acima que fomos feitos a IMAGEM e SEMELHANÇA de DEUS, portanto temos também a TRINDADE DIVINA - somos HUMANOS, PSÍQUICOS e ESPIRITUAIS.

 

Somos capazes de grandes feitos generosos, mas também somos capazes de matar quem abençoamos antes. Estamos sempre em fio de navalha: amamos, odiamos, perdoamos e amaldiçoamos. É uma confusão enorme existente em cada um de nós, e por isto os psiquiatras e psicólogos ganham muito dinheiro em função desta bipolaridade.

 

Temos um homem NATURAL (animal) e temos um homem ESPIRITUAL dentro de nós (1ª Co 15:46) que vive em guerra constante. O HOMEM NATURAL ou animal busca sempre as coisas que determinam a sua origem – O PRIMEIRO ADÃO, aquele que com suor do seu rosto terá que tirar da terra amarga e amaldiçoada o bem para sua vida. Por isto tantos assassinatos, roubos, fraudes e etc. Por isto os países se guerrearem tanto, tantas religiões matando em nome de seus deuses nefastos. Por isto tantas famílias construídas sobre estas maldições dadas no ÉDEN para todos os REINOS existentes neste planeta, afinal não são destas famílias que as tantas aberrações existentes saíram? Não é de dentro do homem que procedem todos os males: morte, maldade e etc.?

 

O HOMEM ESPIRITUAL busca as coisas de cima, mas para isto, precisa primeiro saber viver com o HOMEM NATURAL, isto é, com o HOMEM ANIMAL e animal não se converte, tem a marca adâmica, só conseguimos domesticá-lo. Não se coloca este HOMEM ANIMAL para orar, pois os verdadeiros adoradores só adoram a Deus em ESPÍRITO e VERDADE. É preciso que todos entendam quem foi e é o SEGUNDO ADÃO – JESUS O CRISTO. Sem entendermos o Seu trabalho, não será possível fazer nada por sua alma:

 

JESUS ANTES DA EXISTÊNCIA DO MUNDO (Ef. 1:3, 4; Jo. 1:10);

JESUS NO MUNDO COMO HOMEM (Jo. 1:1-9; Cl. 2:14) e

JESUS A DESTRA DO PAI COMO NOSSO ADVOGADO (1ª Jo. 2:1).

 

Quando você vê uma porção de gente em seus templos orando, ouça suas orações e perceberão que pedem exatamente o que foi tirado do PRIMEIRO ADÃO. Quando você ligar seu televisor e ver/ouvir pastores prometendo curas, finanças, orando para construção de lares e etc., lembre-se que tudo isto foi PERDA lá no ÉDEN por ADÃO e EVA. Quem assim faz em seus templos não entenderam ainda a VINDA DO SEGUNDO ADÃO que exatamente veio para que tivéssemos VIDA EM ABUNDÂNCIA. Não entendem que se buscamos o REINO DE DEUS e a sua JUSTIÇA todas as demais coisas (bens) nos serão dados em acréscimo.

 

Você quer um ANO NOVO cheio de verdades? Então entenda a razão da NATALIDADE DO MESTRE.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida

 

 

 

13. dez, 2014

SIMPLICIDADE E ASTÚCIA

 

“... Sede, portanto, PRUDENTES como as SERPENTES e SIMPLES como as POMBAS”
(Mateus 10:16b).

 

Tenho tido muitas informações verdadeiras sobre vários massacres contra missionários chamados de cristãos.

 

Tenho também ciência das informações bíblicas de que muitos sofreriam estes tipos de ataques por causa da PALAVRA de DEUS.

 

Sei que lares iriam dividir;

Pais se levantariam contra filhos;

Filhos se levantariam contra os pais;

Irmãos se levantariam contra irmãos;

Muitos seriam levados aos tribunais;

Muitos seriam sacrificados por amor a PALAVRA de DEUS e etc.

 

Mas também sei do cuidado do MESTRE para com todos estes que estariam, estão e estarão na CEARA do MESTRE, afinal está escrito em João que Deus é o grande AGRICULTOR e nós os trabalhadores (Jo. 15:1), portanto, o “IDE” do MESTRE foi determinado, mas também uma observação fácil deve ser obedecida: A SIMPLICIDADE e a ASTÚCIA.

 

O MESTRE, para quem conhece seu MINISTÉRIO de três anos e meio, sabe da ASTÚCIA dEle, aliás, Paulo o seguiu de maneira fantástica. Ele nunca ousou, embora, FILHO DE DEUS – DEUS, portanto, em ser atrevido, arrogante, impondo a quem quer que seja a DOUTRINA do PAI. Nem mesmo quando questionado no deserto, podendo transformar pedra em pães; ou ter aos seus pés, anjos e etc., não usou destas prerrogativas para impor seu poder contra sua própria autoridade embora sendo também homem.

 

Claro que o CAMPO é o mundo e que os CEIFEIROS são poucos e os poucos que temos do conselho do MESTRE só possuem a SIMPLICIDADE e ir para o CAMPO PARA CEIFAR, precisa mais do que isto. Precisamos também de ASTÚCIA.

 

O TRABALHO MISSIONÁRIO na ÁFRICA sempre foi imenso, muitos morreram por esta SIMPLICIDADE. Tentaram mudar hábitos, quer dizer, lavar pratos e mãos era ponto alto da religião, esquecidos que as sujeiras psicológicas não estão nos pratos, mãos, mas sim nos corações dos homens.

 

Será que estas MISSÕES não estão em curso para suprir vaidades de denominações e de pastores que acreditam que isto tem que ser feito de qualquer maneira? Será que estes missionários não estão levando em sua bagagem apenas a SIMPLICIDADE achando que o MESTRE manda e que por isto terá que se virar com as inconsequências dos SIMPLES? Conheço amigos missionários que foram convertidos nas religiões que foram alvos de sua MISSÃO, ou seja, foram tragados por outros conceitos pagãos quando sua missão era o de mudar quem o mudou.

 

Será que não entenderam o que está escrito em ATOS 15, quando os apóstolos resolveram enviar cartas para todas as IGREJAS de dois em dois e que houvesse esclarecimento do TRATADO DE JERUSALÉM? Que qualquer “IDA” missionária não se faz sozinho, mas tendo por trás alguém segurando cordas enquanto se desce ao inferno? Lançar missionário e esperar que este esteja a disposição de leões, de fanáticos religiosos e quando morre, alguns ainda dizem que foi em FAVOR DO EVANGELHO? Será? Será que não morreram na SIMPLICIDADE e não continuaram vivos por falta de ASTÚCIA?

 

O primeiro mártir da Igreja, Estevão, quando apedrejado, usou em defesa a Palavra de Deus, claro que não queria morrer. Ele não via nisto nenhum resultado para a Igreja Militante, no entanto foi morto e seu sangue veio ao solo, mas a glória foi vista por ele e que ele seja nosso exemplo missionário:

 

USE A BÍBLIA;
FALE COM CONHECIMENTO;
NÃO IMPONHA A FORMA DE LEI NA GRAÇA;
SEJAMOS SIMPÁTICOS E VERDADEIROS;
NUNCA PERGUNTE SE ISTO OU AQUILO É CERTO OU ERRADO;
RESPEITE AS PESSOAS E SUAS CRENÇAS;
QUER CRISTO NAS PESSOAS, TENHA CRISTO EM VOCÊ PRIMEIRO;
USE DE EMPATIA E VOCÊ TRARÁ O MESTRE PARA SEU CAMINHO DE EMAÚS.

 

Não ande somente uma milha, faça todo percurso com as pessoas e quando usarem sua face direita de também sua esquerda, mas lembrando de que isto não é literal, entenda primeiro o que isto significa e então sua missão em qualquer lugar terá sucesso, como tem sido sucesso CRISTO em NÓS.

 

Sejamos simples, não maldosos, SEJAMOS como a POMBA e tenhamos a ASTÚCIA da serpente, que além de rastejar, vigiar, perscrutar, tem um veneno mortal que terá que se transformar em vacina e chamo isto de CIÊNCIA, saber de tudo contra a própria mordida fatal. Se cada MISSIONÁRIO souber como transformar o veneno existente no interior do homem, pode ter certeza, o CAMPO MISSIONÁRIO será dele e para isto terá que entender: “Transformai-vos pela renovação de seu entendimento” (Rm. 12:1ss).

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida