25. dez, 2014

A ESCOLA DO MESTRE - AULA 64

A TRILOGIA RESPONSÁVEL PELO SER HUMANO

 

Assim como existe uma natureza TRINA em DEUS: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO, nos humanos também há uma composição, em nosso SER, que compõe de TRÊS importantes aspectos: 

SOMOS FÍSICOS;

SOMOS PSÍQUICOS e

SOMOS ESPIRITUAIS.

 

Por SERMOS SERES FÍSICOS, somos parecidos em alguns aspectos e completamente diferentes em outros. Parecidos porque somos SERES CONSCIENTES. Somos os únicos “animais” bípedes, os demais são quadrúpedes.

 

Temos uma inteligência nata, não somos como os animais irracionais que andam e vivem instintivamente, sendo alguns domesticáveis e outros não. Todo o irracional mantém suas características, claro que algumas mutações ocorreram e ocorrem, mas nós, os homens, nos diferenciamos por SERMOS a IMAGEM e SEMELHANÇA do CRIADOR – DEUS, mas, segundo Salomão, as próprias invenções criadas por este homem também o fez imperfeito, ele perdeu sua retidão (Ec. 7:29) e por isto ocorreu uma grande mutação: “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm. 3:23). Assim como houve uma mudança drástica na vida natural do planeta e em todos os seus habitantes: REINO ANIMAL IRRACIONAL - A SERPENTE... “maldita serás mais que toda besta e animais que todos os animais...” (Gn. 3:14); REINO ANIMAL RACIONAL - A MULHER: “Multiplicarei sua grande mente a tua dor e a tua conceição; seu desejo será para o teu homem, e ele te dominará... O HOMEM: “Porquanto... Com dor comerás da terra todos os dias da tua vida” (Gn.3:16, 17) e REINO VEGETAL - “A terra dará espinhos e cardos...” (Gn. 3:18).

 

O homem em sua liberdade de escolha, escolheu exatamente a ÁRVORE DA CIÊNCIA DO BEM E DO MAL, pois em seu estado de inocência, não escolheu comer a ÁRVORE DA VIDA, preferiu o caminho da CIÊNCIA e sabemos perfeitamente da constituição da CIÊNCIA – O BEM E O MAL e graças a tudo isto, nós os humanos também temos nossas diferenças, pois somos exatamente aquilo que nossos pais comiam, pensavam, desejavam, bebiam e se comportavam. É claro que algumas religiões colocam tudo isto como DESTINO, CARMA ou, como diz o SISTEMA OPERACIONAL PARA A REENCARNAÇÃO: nascem assim, pois na outra oportunidade de vida que tiveram agiram desta ou daquela maneira. Claro que a Palavra de Deus não nos dá respaldo para tal doutrina.

 

SOMOS FÍSICOS: portanto somos o bem ou o mal. Ou temos um bom tesouro dentro de nós ou temos um tesouro ruim e isto depende muito de nossa origem, ou de nossa hereditariedade FÍSICA e PSÍQUICA. Se a saúde de nossos pais foi boa, nossos físicos responderão a esta natureza benfazeja, se nossos pais foram dissolutos, bebiam, comiam erradamente, fumavam ou outra droga qualquer, estes resultados virão como heranças em seus filhos. Alias, em alguns anos atrás, os casais faziam exames pré-nupciais, não sei se isto ocorre hoje.

 

SOMOS PSÍQUICOS: Está escrito em Êxodo 20: 5b que Deus visita gerações para abençoar milhares de gerações futuras. Para que isto? É comum, muito comum, as famílias se darem mal. Existe uma palavra que se tornou alicerce familiar: A TRAIÇÃO. Os cônjuges não se bastam mais. Existe uma necessidade enorme de TRAIR o parceiro ou a parceira, claro, os filhos recebem toda esta graça genético-psíquica. Como não bastasse, existem outros problemas, por exemplo, a maneira ilícita em ganhar dinheiro, a mulher extremamente gastadeira, irresponsável no lar, ou a necessidade da mulher também ir para o mercado de trabalho, deixando os filhos em mãos não tão confiáveis assim, sem falar nos desenhos e filmes que a televisão diz ser infantis.

 

Claro que a mulher podendo, deve trabalhar e ajudar em casa, mas deve ter todo cuidado com quem os filhos ficam e que tipo de distração distrai seu filho, afinal todos pecaram e pecar significa errar, será que as pessoas sem conhecer a VERDADE LIBERTADORA não passam através dos sentidos de nossos filhos a DESTITUIÇÃO falada por Paulo que causou a perda da glória de Deus e desta forma errou e erra? Portanto, todo o cuidado é pouco. Sabatinar seus filhos todos os dias em sua casa é um trabalho de extrema necessidade, você precisa saber o que aprendeu enquanto esteve fora. Saber com quem anda, o que ouviu, falou, aliás, nossos filhos são como papagaios, aprendem fora e fala em casa, é fácil você ver e orientar.

 

A BÍBLIA fala que a alma que pecar, sem dúvida morrerá. Quando falamos em PSICOLOGIA seria bom entendermos que PSICOLOGIA é nada menos que o ESTUDO DA ALMA. Alma em grego significa PSIQUÊ e é nela, na alma que aprendemos como errar ou acertar. Erramos quando não conhecemos a PALAVRA DE DEUS e seu PODER. Quando o texto em Êxodo fala da visita de Deus na maldade do homem, visita para curar a GENEALOGIA para então abençoar milhares de gerações futuras. Por isto está escrito que o machado está sendo posto na RAIZ GENEALÓGICA de cada CLÃ exatamente para que cada um seja enxertado na VIDEIRA VERDEIRA, pois tudo indica que estas DUAS LEIS que se guerreiam dentro de nós, segundo Paulo em Romanos 7, é a grande herança da ÁRVORE DO BEM E DO MAL existente no ÉDEN e que nosso primeiro ADÃO e EVA resolveram, em um gesto de desobediência, destituir todos os seus filhos naturais da GLÓRIA DE DEUS.

 

SOMOS ESPIRITUAIS: Falamos acima que fomos feitos a IMAGEM e SEMELHANÇA de DEUS, portanto temos também a TRINDADE DIVINA - somos HUMANOS, PSÍQUICOS e ESPIRITUAIS.

 

Somos capazes de grandes feitos generosos, mas também somos capazes de matar quem abençoamos antes. Estamos sempre em fio de navalha: amamos, odiamos, perdoamos e amaldiçoamos. É uma confusão enorme existente em cada um de nós, e por isto os psiquiatras e psicólogos ganham muito dinheiro em função desta bipolaridade.

 

Temos um homem NATURAL (animal) e temos um homem ESPIRITUAL dentro de nós (1ª Co 15:46) que vive em guerra constante. O HOMEM NATURAL ou animal busca sempre as coisas que determinam a sua origem – O PRIMEIRO ADÃO, aquele que com suor do seu rosto terá que tirar da terra amarga e amaldiçoada o bem para sua vida. Por isto tantos assassinatos, roubos, fraudes e etc. Por isto os países se guerrearem tanto, tantas religiões matando em nome de seus deuses nefastos. Por isto tantas famílias construídas sobre estas maldições dadas no ÉDEN para todos os REINOS existentes neste planeta, afinal não são destas famílias que as tantas aberrações existentes saíram? Não é de dentro do homem que procedem todos os males: morte, maldade e etc.?

 

O HOMEM ESPIRITUAL busca as coisas de cima, mas para isto, precisa primeiro saber viver com o HOMEM NATURAL, isto é, com o HOMEM ANIMAL e animal não se converte, tem a marca adâmica, só conseguimos domesticá-lo. Não se coloca este HOMEM ANIMAL para orar, pois os verdadeiros adoradores só adoram a Deus em ESPÍRITO e VERDADE. É preciso que todos entendam quem foi e é o SEGUNDO ADÃO – JESUS O CRISTO. Sem entendermos o Seu trabalho, não será possível fazer nada por sua alma:

 

JESUS ANTES DA EXISTÊNCIA DO MUNDO (Ef. 1:3, 4; Jo. 1:10);

JESUS NO MUNDO COMO HOMEM (Jo. 1:1-9; Cl. 2:14) e

JESUS A DESTRA DO PAI COMO NOSSO ADVOGADO (1ª Jo. 2:1).

 

Quando você vê uma porção de gente em seus templos orando, ouça suas orações e perceberão que pedem exatamente o que foi tirado do PRIMEIRO ADÃO. Quando você ligar seu televisor e ver/ouvir pastores prometendo curas, finanças, orando para construção de lares e etc., lembre-se que tudo isto foi PERDA lá no ÉDEN por ADÃO e EVA. Quem assim faz em seus templos não entenderam ainda a VINDA DO SEGUNDO ADÃO que exatamente veio para que tivéssemos VIDA EM ABUNDÂNCIA. Não entendem que se buscamos o REINO DE DEUS e a sua JUSTIÇA todas as demais coisas (bens) nos serão dados em acréscimo.

 

Você quer um ANO NOVO cheio de verdades? Então entenda a razão da NATALIDADE DO MESTRE.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida