26. dez, 2014

A ESCOLA DO MESTRE - AULA 65

AMOR ÁGAPE

 

Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeirinhos..." (João 21:15).

 

Esta pergunta e esta ordem parte do MESTRE JESUS e o mais interessante é que tanto a pergunta como a ordem do MESTRE se deu após sua morte e ressurreição. Portanto precisamos avaliar com mais cuidado esta pergunta e esta ordem.

 

A pergunta não foi feita enquanto o MESTRE viveu como O FILHO DO HOMEM, mas sim como O FILHO DE DEUS ou o PRÓPRIO DEUS. Mas o porquê disto? Se esta pergunta fosse feita antes teríamos hoje as seguintes confirmações:

 1ª - O MESTRE NÃO TINHA, QUANDO HOMEM, A ONISCIÊNCIA;

 2ª - O MESTRE NADA FEZ, COMO HOMEM, PARA MUDAR PEDRO;

 3ª - O MESTRE MANIPULAVA OS APÓSTOLOS;

 4ª - O MESTRE DESRESPEITA O LIVRE-ARBÍTRIO e etc.

 

Porque estas quatro contradições? Se o MESTRE tivesse perguntado a Pedro "...Você me ama mais do que estes?" como FILHO do HOMEM, como encararíamos, naquele dia fatídico, diante de uma fogueira a negação de Pedro? Como explicaríamos a ousadia de Pedro ao cortar a orelha do soldado romano em defesa do MESTRE e o negado logo depois? Pedro estaria mentindo ao MESTRE se respondesse afirmativamente? Claro que não, pois Pedro o amava, mas o amava sem o EXERCÍCIO ou sem a EXPERIÊNCIA que, sem dúvida, a CRUZ e a RESSURREIÇÃO trouxe para sua vida. Pedro o amava, mas não o AMOR ÁGAPE, mas sim:

 O AMOR CAMARADA;

 O AMOR DE TER OUVIDO FALAR;

 O AMOR DE MILAGRES HUMANOS;

 O AMOR RESPEITO e

 O AMOR QUE CRER, NUNCA O AMOR DE FÉ.

 

Ainda existem muitos PEDROS antes da CRUZ e antes da RESSURREIÇÃO. Pedros que são CAMARADAS do MESTRE, que ainda estão nos templos por MILAGRES HUMANOS, que RESPEITAM e nEle ACREDITAM, mas longe estão da FÉ, do AMOR ÁGAPE. A estes, esta pergunta não pode ser feita, pois precisam entender do MESTRE após seus últimos dias na terra, isto é, pós a CRUZ, RESSURREIÇÃO e antes ASCENSÃO AO CÉU.

 

Mesmo assim, O MESTRE só dá a ordem: "Apascenta os meus cordeirinhos" após a confirmação ÁGAPE de Pedro indagado três vezes, notem, indagado pelo MESTRE três vezes (Jo. 21:17) exatamente para o entendimento de Pedro, nunca por desconfiança ou desconhecimento do MESTRE. Pedro então responde: "Senhor, tu sabem tudo; tu sabes que eu te amor...". Note que nesta confirmação de Pedro, triste, ele revela algo muito importante - a DEIDADE DO MESTRE: "tu sabes tudo...", isto é reconheço SUA ONISCIÊNCIA. Só conhece os atributos de DEUS: ONISCIÊNCIA, ONIPRESENÇA e ONIPOTÊNCIA, quem realmente passa dos amores comuns para o AMOR ÁGAPE, AMOR QUE EXCEDE A TODO ENTENDIMENTO HUMANO.

 

Uma pergunta: Você pertence a algum REDIL? Isto é, está sendo pastoreado por alguém que se pareça com qual PEDRO? O antes ou o depois da CRUZ?

 

O CURRAL onde você está tem sinônimo de prisão, está sob a lei do "toma lá dá cá?". Sua vida tem sido ABUNDANTE ou ainda dizem que você precisa orar e contribuir mais? Cuidado, você pode está caindo no conto do vigário, no conto da carochinha.

 

Se amamos o MESTRE saberemos apascentar seus cordeirinhos que, sem dúvida, valem uma nota de esclarecimento: porque o MESTRE foi chamado de CORDEIRO DE DEUS? Qual a diferença entre CORDEIRO E CARNEIRO?

 

CARNEIRO é adulto, isto é, deixou de ser pequeno, não é mais puro, tem manchas e chifres para ferir. Tem suas defesas próprias, vai no caminho da vida aramado;

 

CORDEIRO é novo, inocente, puro, não tem marcas e nem chifres. Está na dependência de quem o criou e, segundo a palavra do MESTRE: "Quem não se fizer criança, não herda o REINO...".

 

Um abraço e obrigado por estudarem comigo mais uma aula na "ESCOLA DO MESTRE".

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida