21. mai, 2014

PARTE 35 – A IGREJA CATÓLICA (continuação)

A BÍBLIA E SUAS ESCOLAS RELIGIOSAS E FILOSÓFICAS

 

Difícil seria encontrar argumento mais eficiente do que esse, na situação específica com que se defrontava Irineu. Tratava-se, porém de uma resposta que, em muito, acrescia a importância das igrejas efetivamente fundadas pelos apóstolos, ou como tal consideradas, e de seus dirigentes, os bispos. Irineu foi mais além. A própria Igreja é a depositária do ensino cristão, "já que os apóstolos, como o rico faz com um banco, depositaram em suas mãos copiosamente todas as coisas que dizem respeito à verdade". Esse depósito foi especialmente confiando aos "que, junto com a sucessão do episcopado, receberam o dom efetivo da verdade", isto é, aos dirigentes das igrejas. Concordar com o bispo é, por conseguinte, uma necessidade. Esse tipo de argumentação encontrava-se não só em Irineu, mas também nos líderes da doutrina católica em geral.

 


Ao mesmo tempo em que se realçavam o poder do episcopado e a importância das igrejas fundadas pelos apóstolos, da crise gnóstica adveio o desenvolvimento do credo, especialmente no Ocidente. Desde o começo os escritores cristãos vinham produzindo declarações sucintas de fé (Por exemplo - 1ª Co 15:3ss; Rm. 1:3ss; 2ª Tm. 2:8; 1ª Pd.3:18ss, e muitos exemplos nas cartas de Inácio). Além disso, muitos dos atos litúrgicos da Igreja, tais como a oração eucarísticas, o exorcismo e o batismo, as exigiam. Daí surgiu grande número de sumários da fé. Foi, porém, especialmente em conexão com o batismo que o credo adquiriu caráter oficial. As antigas confissões batismais eram muito simples; por exemplo: "Jesus é Senhor" (1ª Co. 12:3). Ao tempo de Hipólito (mais ou menos 170-235), em Roma, o credo passara a incluir três perguntas feitas ao candidato. Respondendo afirmativamente a elas, o catecúmeno (candidato ao batismo) _ quando era mergulhado na água. Era a seguinte a sua foram:

"CRÊS EM DEUS PAI ONIPOTENTE?"
"CREIO";
"CRÊS EM JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS, NASCIDO DO ESPÍRITO SANTO E DA VIRGEM MARIA, QUE FOI CRUCIFICADO SOB PÔNCIO PILATOS, MORREU E RESSURGIU AO TERCEIRO DIA DENTRE OS MORTOS, E SUBIU AO CÉU, E ESTÁ SENTADO À MÃO DIREITA DO PAI, E VIRÁ JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS?";
"CREIO".
"CRÊS NO ESPÍRITO SANTO, NA SANTA IGREJA, E NA RESSURREIÇÃO DA CARNE?"
"CREIO".



Continuaremos na próxima aula.

 

por Israel Sarlo