2. jun, 2014

"A ESCOLA DO MESTRE" - Aula 24

EU

 

"... EU SOU O QUE SOU... EU SOU ME ENVIOU A VÓS". (Êxodo 3:14)

 

"No princípio, era o VERBO (Emanuel – Deus conosco ou Deus em todos os "EUs"), e o VERBO era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez... No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo... e, como também nos ("EUs") elegeu nEle antes da fundação do MUNDO... " (Jo. 1:1-3 / Gn. 1:1-2 e Ef. 1:4), e, O VERBO – Deus com todos os seus "EUs" iniciaram a construção do MUNDO:

 

1º - "Haja luz..."
2º - "Haja uma expansão...".
3º - "Haja luminares..." (Gn. 1: ss e etc.).
"EU sou o caminha a verdade e a vida. Ninguém vem ao PAI senão por mim";
"EU sou a RESSURREIÇÃO e a VIDA...";
"EU vim para que tenhas vida...";
"EU e o PAI somos um...";
"EU estarei com vocês (EUs) todos os dias..."
"EU te digo: levante e ande...";
"EU em vós e minhas palavras em vocês...";
"EU posso todas as coisas nEle...";
"EU vou para meu Pai...";
"Onde EU estiver você estará também";
"Onde houver dois ou três (EUs) ali estarei...".

 

Quando nos dedicamos a estudar a "ESCOLA do MESTRE", sem dúvida, que nos interessamos pela razão da existência da VIDA ZOÊ – A VIDA revelada por Ele e escondida em cada um de nós, em nosso "EU", afinal, "NELE, estava a VIDA e a VIDA era a LUZ dos homens" (Jo. 1:4). Estes dois verbos - ESTAVA e SER: "ESTAVA com Ele" e "ERA a LUZ dos homens" precisam de entendimento sob a luz do EVANGELHO, afinal está no nosso "EU" esta VIDA que nos tornam SERES vindos do PAI.

 

"EGO" é um termo técnico cuja origem é a palavra latina que significa "EU".

 

CONSCIÊNCIA é a percepção dos próprios sentimentos e no centro existe um "EU". Nas regiões interiores de nossa MENTE, o vasto espaço interior existe muitos enigmas e perguntas sem respostas. A CONSCIÊNCIA do "EU" é a característica primordial deste vasto território que necessita ser explorado.


Temos CRENÇAS que foram e podem ainda serem criadas por todos os entulhos que, através dos nossos cinco sentidos (portas de entradas) que se alojam em nossas MENTES como verdades e sendo enviadas para nossa CONSCIÊNCIA, criando assim nossos VALORES. Neste caso precisamos de ajustes para corrigir as distorções em nossas CRENÇAS para as mudanças em nossos VALORES. Precisamos ter cuidado para que nossas CRENÇAS não tenham preferências pessoais e presunções não examinadas.


Todo entendimento critico da CONSCIÊNCIA é primordial para nosso SABER correto. Nosso sucesso ou derrota depende do estado de nossa CONSCIÊNCIA e não é sem sentido que Paulo fala em 1ª Coríntios 2:16 fala: "... quem conheceu a MENTE do SENHOR, para que posa instruí-lo? Mas nos temos a MENTE de CRISTO".

 

Que diferença existe entre a MENTE e a CONSCIÊNCIA? Como já falamos a nossa mente tem cinco portas e por meio delas que recebemos todas as informações para nossa MENTE, portanto ela, nossa MENTE, precisa ser seletiva, julgar sem parcialidade tudo que está nela. Somente o EVANGELHO nos dá este PRUMO para julgar corretamente e mandarmos para a CONSCIÊNCIA o que Paulo chama de: "Examinai de tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda aparência do mal" (1ª Ts. 5: 21-22). Após vasto exame de todo material existente em sua MENTE delete o que não serve e salve somente o que seja bom e desta maneira você terá CONSCIÊNCIA ou certeza de suas CRENÇAS, CONVICÇÕES e VALORES. Lembre-se que seu parâmetro precisa ser o EVANGELHO.


"EU" - o fator complexo com o qual todos os conteúdos CONSCIENTES se relacionam. É este fator o núcleo da CONSCIÊNCIA. O "EU" é o sujeito de todos os atos CONSCIENTES da pessoa.


CONSCIÊNCIA é tudo que conhecemos. INCONSCIÊNCIA é tudo que ignoramos.


Quando o MESTRE nos fala que tudo ligado na terra (CONSCIÊNCIA) sob a Luz do Evangelho, ligamos imediatamente com a INCONSCIÊNCIA e é lá que estão todos os tesouros escondidos de Deus. O homem bom tira de seu bom tesouro coisas boas. O MESTRE nos fala para juntarmos tesouros nos céus. Nos fala ainda o MESTRE que aos cristãos são dadas as CHAVES do REINO e com elas abrimos portas para desfrutarmos as bênçãos que nos abençoaram antes da fundação do mundo. (Ef. 1:2ss).


Nosso "EU", através de nossas CRENÇAS pode nos beneficiar ou não, afinal nele está nosso LIVRE-ARBÍTRIO. Quem dá todas as coordenadas são todos os lixos em nossas MENTES tornados em CRENÇAS ou, após uma séria seleção, a retenção do que presta para nos beneficiar.

 

 

Se examinarmos todo conteúdo de nossa MENTE que formam PERSONAS não gratas e se usarmos o machado nas raízes de todas as árvores que dão os frutos negativos como tristeza, baixo-astral, ódio, ciúme, ou melhor, as obras da carne que fala Paulo em Gálatas 5, teremos assim a mudança destas obras da carne para o FRUTO do ESPIRITO, afinal salvação significa entre tantas coisas importantes, termos a MENTE SELETIVA de CRISTO para desfrutarmos do TESOURO do PAI em nosso INCONSCIÊNTE.


Poderíamos falar muito mais, até mesmo fazer algumas perguntas importantes sobre a VIDA HUMANA de nosso MESTRE e da maneira que trocou sua VIDA HUMANA pela a VIDA ZOÊ. Infelizmente não posso, por enquanto, entrar muito a fundo neste assunto, irá gerar questionamentos nos "RELIGIOSOS" que "FILOSOFARÃO" e EVANGELHO não deixa margens para dupla interpretação, afinal a PALAVRA de DEUS não é de particularidade de homem nenhum.

Abraços.

 

Israel Sarlo