7. jun, 2014

"ESCOLA DO MESTRE" - Aula 25


CONCERTO


"Mas este é o CONCERTO... Diz o SENHOR: porei a minha LEI no seu INTERIOR e a ESCREVEREI no seu CORAÇÃO; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo".
(Jr. 31:33).


"Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na TÁBUA do teu coração e acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens".
(Pv. 3:3-4).


"Vós sois a NOSSA CARTA, ESCRITA e nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, porque já é manifesto que vós sois a CARTA de CRISTO, ministrada por nós e ESCRITA não com tinta, mas com o ESPÍRITO do Deus vivo, não em TÁBUAS de PEDRA, mas na tábuas de CARNE do CORAÇÃO".
2ª Co. 3:2-3).

 

Como todos nós já sabemos, nossa fé tem por base os PROFETAS e APÓSTOLOS (Ef. 2:20; At. 2:42). Sabemos também que nosso MESTRE esteve conosco por trinta e três anos quando se fez homem, conhecido como EMANUEL (Deus conosco) e exerceu a função de SALVADOR do MUNDO (Jesus) também chamado de CRISTO (O Ungido). Ainda temos conhecimento que Ele, EMANUEL, foi o responsável por toda a CRIAÇÃO (Jo. 1:1-2), que existe, exatamente conosco, antes mesmo da FUNDAÇÃO do MUNDO (Ef. 1:4) e ainda, como diz em Apocalipse: "Ele é o ALFA e o ÔMEGA", isto é, o princípio e o fim de tudo. E, para nossa alegria, hoje se constituiu também ADVOGADO de todos nós (1ª Jo. 2:1).

 

Quando Jeremias fala do NOVO CONCERTO, é o MESTRE mandando um recado expressivo para todas as NAÇÕES do MUNDO informando que O DECÁLOGO, dado por "ordens de anjos..." (At. 7:53) e mesmo assim não o guardado, perdendo assim a oportunidade, o judaísmo, de MUDAR de BÁRBARO a POVO ESCOLHIDO, agora, dizia o MESTRE através de Jeremias que estava trazendo o NOVO e DEFINITIVO CONCERTO: "... novo CONCERTO, envelheceu o PRIMEIRO. Ora, o que foi tornado VELHO e se ENVELHECE perto está de acabar" (Hb. 8:13).

 

Em Provérbio Salomão aconselha atar em nosso pescoço, ponto de equilíbrio de nossa cabeça a benignidade e a fidelidade, pois lá nos corações dos homens e aos olhos de Deus a graça e bom entendimento será a marca para comunhão e não a LEI.

 

Paulo em seu texto em 2ª Coríntios vai mais longe, dizendo qual o resultado do NOVO CONCERTO – aquele foi escrito em TÁBUAS de PEDRA, mas o NOVO CONCERTO em TÁBUAS de CARNE e isto nos levam para Ezequiel que também usado pelo MESTRE nos informa ainda quando o povo judeu vivia sob o grifo da LEI: "E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da carne o coração de PEDERA e lhes darei um coração de CARNE" (Ez. 11:19), e, se notarmos cuidadosamente, vamos perceber que o NOVO CONCERTO não só muda nosso coração, faz uma MUDANÇA radical nas demais TÁBUAS existentes na divisão do mesmo, isto é do coração:
MENTE;
VONTADE;
EMOÇÃO e
CONSCIÊNCIA.

 

Paulo fala que nossa vida se torna O CÂNON de DEUS – passamos de simples mortais à CARTAS VIVAS, vivas porque deixamos de sermos "ALMAS VIVENTES" para nos tornarmos "ESPÍRITOS VIVIFICANTES" (1ª Co. 15:45). Fala Paulo que somos as ÚNICAS CARTAS lidas pelos homens, portanto testemunhas únicas de Deus para a humanidade (At. 1:8): "Mas recebereis a virtude o Espírito Santo, eu há de vir sobre vós; e ser-me-eis TESTEMUNHAS tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra". Este texto foi dito por Ele quando ressuscitado e dando sua PÓS-GRADUAÇÃO aos apóstolos e discípulos por quarenta dias pouco antes de sua ASCENSÃO testemunhada por quase quinhentas testemunhas.

 

Se observarmos bem o texto de Coríntios vamos encontrar a seguinte declaração: "porque já é manifesta que sois...". Claro, MANIFESTO no céu. Fantástico – JÁ FOI MANIFESTADO nos céus. Será que nós os evangélicos ligamos esta MANIFESTAÇÃO, este EDITAL publicado no céu aqui na terra, entre os homens? Entre nós, que nos intitulamos, detentores da VERDADE QUE LIBERTA? Ou ainda somos uma ridícula caricatura desta expressão verdadeira? Será que ainda não entendemos que aprendemos na BÍBLIA o que seja EVANGELHO tirando-o da paginas escritas com tintas e aplicamos o MESMO em nossas TÁBUAS do CORAÇÃO, já transplantado como nos apregoa o MESTRE através de Ezequiel, para sermos lidos por todos os homens, afinal a letra mata, somente o Espírito vivifica (2ª Co. 3:6 e Rm. 7:6) "... MINISTRO dum NOVO TESTAMENTO (CONCERTO) não da LETRA, ma do ESPÍRITO; porque a letra mata, e o Espírito vivifica".

 


Está na hora de abrirmos nossos olhos para a verdade do EVANGELHO e não para a caduquice ou velhice da letra (Rm. 7:6).

 

Precisamos nos desarmar imediatamente e assim nossos olhos se abrirão para a verdade que as religiões lutam para transforma em mentira, pois existem interesses escusos sob seus ensinos e missões.

 

Um abraço.

Israel Sarlo