30. jun, 2014

"A ESCOLA DO MESTRE" - Aula 32

(4ª parte "Água Viva")

João 4

 

A mulher samaritana responde: "O Senhor não tem um balde para tirar água, e o poço é fundo. Então de onde vai tirar essa 'Água Viva?"

 

O RELIGIOSO pede, mas não acredita - o "POÇO é FUNDO" - Falta Balde. Não tem acesso a água - vai morrer de sede. Como vai tirar a água? Quem sabe se procurarmos um profeta, uma irmã santa, ou um monte, jejuarmos, participarmos de campanhas espirituais, como vimos antes, tantos os judeus como os samaritanos tinham seus montes (se desejarem mais sobre isto busquem além do MONTE GERIZIM também o MONTE EBAL e vejam que nestes montes se rezavam as bênçãos e as maldições - rezadas pelos sacerdotes).

 

Me perguntaram se eu não me sinto só. É claro que não. Todas as vezes que tenho SEDE, não vou a nenhum POÇO. Tenho em mim uma "FONTE DE ÁGUA VIVA" e dela me abasteço sempre e quando é necessário e quando necessitam distribuo desta água, mas sempre no desejo que cada SEDENTO busque nele mesmo a ABERTURA desta FONTE por JESUS para que se cumpra aquele texto: "Não necessitas mais que ninguém vos ensine...", mas precisamos que uns aos outros PARTILHEM destas bênçãos gratuita ou de GRAÇA.

 

Outra pergunta religiosa feita por esta mulher ao MESTRE: "Por acaso o Senhor tem mais recursos que nosso antepassado Jacó, que cavou este poço e bebeu dele, e também seus filhos e seus rebanhos, e o deixou para nós?". Este texto também nos traz uma lição maravilhosa. Sempre os RELIGIOSOS dão mais valores as coisas CRIADAS quando na verdade esquecem do CRIADOR. Ela nem imaginava que estava diante de quem tudo criou, segundo João todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele e sem Ele nada que existe existiria sem Ele.

 

Jacó é lembrado e juntamente com ele seus filhos, os patriarcas judeus, aqueles que tem seus nomes nas DOZE TRIBOS de ISRAEL. Dão valor aos SÁBADOS e as demais festas religiosas, aos templos, aos CERIMONIAIS, as LEIS e etc., e no final ela diz que O POÇO foi deixado ali como herança.

 

Meu Deus, já imaginaram de que ela está dizendo? Já perceberam que as HERANÇAS RELIGIOSAS não diferem deste POÇO chamado de JACÓ com suas tradições, usos e costumes?

 

Jesus com muita calma, paciência e entendendo a ignorância desta mulher responde: "Quem beber desta água vai ficar com sede outra vez. Quem beber da água que "EU" der nunca mais terá sede - nunca! A água que ofereço é como um poço artesiano interior, jorrando vida para sempre" (vs. 13-14).

 

Jesus foi claro:
1º - A ÁGUA deste poço não saciará para sempre você;
2º - A ÁGUA que eu der lhe saciará a SEDE - nunca mais terá necessidades e
3º - A ÁGUA que ofereço é um POÇO ARTESIANO INTERIOR, jorrando vida sempre.

 

Quem me conhece sabe que nosso trabalho está ligado a esta VERDADE - fazer das pessoas, pessoas LIVRES sem necessidades existentes nos outros, mas tendo em seu INTERIOR este POÇO ARTESIANO, jorrando vida sempre. É esta a minha proposta, a PROPOSTA de nosso MESTRE. Qualquer outro sentido dado ao CRISTIANISMO seja ANÁTEMA.

 

"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." (Gálatas 1. 6-8)

 

Continua... (5ª Parte)

 

Parte 1

Parte 2

Parte 3

 

 

Israel Sarlo


www.facebook.com/caminhoeavida