26. mar, 2014

CURIOSIDADES BÍBLICAS 2



Hoje vamos trabalhar com algumas palavras que você se deparará em nossos estudos. Não se preocupe com os nomes destas palavras, elas ajudarão muito na interpretação de textos helênicos (gregos), textos em Hebraico, Aramaico e etc., e expressões linguísticas de autores biblistas.

 


ANTROPOMORFISMO: Representação da divindade através de características e de traços humanos.

 

 


APARATO CRÍTICO: Conjunto de notas incorporadas na edição a científica de um texto. Constituem uma seleção das variantes textuais transmitidas nos manuscritos ou atestadas nas versões antigas, assim como das conjecturas propostas pelos críticos modernos.

 

 


APÓCRIFO ("oculto"): Dizer-SE DOS LIVROS NÃO ADMITIDOS NO CÂNON. Na tradição judaica são os que não fazem parte da TANAK ou BÍBLIA HEBRAICA. A tradição cristã católica considera apócrifos do AT os livros que não fazem parte da BÍBLIA GREGA. A tradição cristão protestante designa a estes como pseudo-epígrafos, dando o nome de apócrifos aos que a tradição católica chama de deuterocanônicos, recolhidos na BÍBLIA GREGA.

 



ÁQUILA: (Versão de) Tradução grega do A.T. levada a cabo por Áquila até o ano 135. Caracteriza-se por extremo literalismo.

 

 

 

 

ARQUÉTIPO: NA ACEPÇÃO DOS HUMANISTAS, ARQUÉTIPO É O PRIMEIRO EXEMPLAR OFICIAL DE UMA OBRA CLÁSSICA, CUJAS CÓPIAS POSTERIORES SOFRERAM CORRUÇÃO. Códice arquétipo é aquele manuscrito do qual deriva toda a tradição textual de uma obra clássica ou bíblica.

 

 

 

CÂNON: COLEÇÃO DE LIVROS SAGRADOS OU AUTORIZADOS DE UMA DETERMINADA COMUNIDADE RELIGIOSA. CÂNON DO A.T., É A LISTA DOS LIVROS DA BÍBLIA HEBRAICA, SEGUNDO A TRADIÇÃO JUDAICA, ASSUMIDA TAMBÉM POR LUTERO, OU DA BÍBLIA GREGA TRANSMITIDA NA TRADIÇÃO CATÓLICA.