4. jul, 2014

RESPOSTA SOBRE ISAÍAS 28:24-29 (3ª Parte)

Conclusão.

 

Realmente este texto de Isaías 28 tem um cunho evangelístico profundo e maravilhoso.

 

No v.14 o Senhor avisa chamando os homens tanto da TRIBO de EFRAIM como da TRIBO de JUDÁ, de escarnecedores e dominadores do povo de JERUSALÉM.
Fala que este povo fez pacto e aliança com: A MORTE; COM O INFERNO; MENTIRA COMO REFÚGIO e SOB MENTIRA SE ESCONDEM. (vs. 14).

 

Se conhecemos um pouquinho de BÍBLIA vamos entender o v. 15 que nos manda lá para Gênesis 49:22 quando JACÓ fala de JOSÉ na benção a todos os seus filhos que teriam suas respectivas TRIBOS:
"JOSÉ É UM RAMO FRUTÍFERO, RAMO FRUTÍFERO JUNTO á fonte; SEUS RAMOS CORREM SOBRE O MURO" (Gn. 49:22). Se lermos os demais textos vamos entender "O seu arco, porém, suste-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos DO VALENTE DE JACÓ (donde é o PASTOR e a PEDRA de ISRAEL)". Se formos no Novo Testamento, para ser mais preciso em Mateus 21:42 vamos ler Jesus nos dizendo: Nunca lestes nas ESCRITURAS; A PEDRA que os EDIFICADORES rejeitaram, essa foi posta por CABEÇA do ÂNGULO; pelo SENHOR foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos?" ou quem sabe podemos ousar um pouco mais indo para ATOS 4:11? Onde lemos: "ELE é a PEDRA que foi rejeitada por vós, oe EDIFICADORES, a qual foi posta por CABEÇA de ESQUINA".

 

Sim, agora Isaías fala a ISRAEL, ao povo RELIGIOSO: "Portanto, assim diz o SENHOR JEOVÁ: 'Eis que eu assentei em SIÃO uma PEDRA PRECIOSA de ESQUINA, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse' E regrarei o JUÍZO pela linha e a justiça, pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo. E o vosso concerto coma morte se anulará; e a vossa aliança com o inferno não subsistirá; e, quando o dilúvio do acoite passar, então, serie oprimido por ele..." (vs. 15-18).

 

Agora teremos condição de entendermos os versículos 24-29.

Todo este texto falado por DEUS através de Isaías, na verdade são PROMESSAS, mas antes a grande necessidade de AJUSTES.

 

Deus diz que não estava preocupado com as questões geográficas, históricas, religiosas, ou melhor, nas INVENÇÕES CRIADAS PELO HOMEM, tanto político como religioso, mas que entendessem através de seus SACERDOTES e PROFETAS, não aqueles bêbados ou imundos, toda a VERDADE que os LIBERTARIAM do LIBELO do ÉDEN.

 

Observe que agora quem fala é o PROFETA ISAÍAS dizendo:
"Agora, pois, não mais escarneçais, para que vossas ligaduras se não façam mais forte; porque já ouvi o SENHOR JEOVÁ dos EXÉRCITOS falar de uma destruição, e esta já está determinada sobre toda a terra" (v. 22).

 

Vejamos na versão A Mensagem do versículo 23 ao 29:
"Ouçam-me agora, concentrem-se no que digo: Será que os agricultores ficam apenas arando a terra, sem fazer outra coisa? Será que apenas rastelam, sem nada fazer senão rastelar? Depois de preparar a terra, eles não plantam? Não espalham o endro e não semeiam o cominho? Não plantam trigo e cevada nos campos e trigo duro nas bordas? Eles sabem exatamente o que fazer e quando fazer. O Deus deles é também o que lhes ensina. E, na colheita, as delicadas ervas e especiarias - o endro e o cominho - são tratadas com muito cuidado. Já o trigo é debulhado, moído e, ainda assim, não continuamente. O agricultor sabe como tratar cada tipo de grão. Ele aprendeu tudo com O SENHOR dos EXÉRCITOS de ANJOS, que tudo sabe - quando, como e onde".

 

Tenho certeza que já devemos ter entendido o RECADO de ISAÍAS. Ele está dizendo que tudo sobre plantio, estações, sementes terra e etc., aprendemos do SENHOR. Tudo que diz respeito aos nossos interesses humanos e políticas também humanas aprendemos e desenvolvemos, no entanto tudo que diz respeito ao SENHOR, de suas COISAS e de seus OBJETIVOS estamos a anos luz atrasados.

 

O porque tantas diferenças entre os homens que destróem uns aos outros quando para todos nascem o sol, a lua, dias e noites, chuvas e todas as demais necessidades provendo os bens para nosso HOMEM ANIMAL.

 

Quando o PROFETA diz: "Não haverá lugar em que vocês possam descansar, não acharão lugar para se esconder. O Eterno vai se levantar com toda pompa, mostrando seu furor, como no MONTE PERAZIM e no VALE de GIBIOM contra os filisteus. Mas agora é contra vocês ... SENHOR dos EXÉRCITOS de ANJOS - tudo acabará num desastre mundial".

 

Que esta palavra final do PROFETA ISAÍAS nos chame a atenção, pois agora não somente para EFRAIM ou para JUDÁ mas também para nós, RELIGIOSOS, que de igual modo aos SACERDOTES e PROFETAS bêbados e imundos não levam em bom termos as verdades ditas pelo SENHOR - A PEDRA ANGULAR e de ESQUINA - JESUS.

 

Espero ter sido entendido, pois quando levo história bíblica, faço no desejo que aprendam e não tenham dúvidas quanto ao texto estudado. Sem história este texto de Isaias não seria nada compreensivel.

 

Abraços e obrigado.

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida