4. out, 2014

A SAGA DE ISRAEL

(Aula 01)

É necessário, antes do nosso estudo, uma explicação: O início do REINO de Israel e Judá se deu após a morte do rei Salomão, portanto é bom entendermos que todos os problemas com os reis, tanto de Israel como os de Judá, tem suas raízes bem profunda na história de seus antepassados.

 

Samuel, juiz, sacerdote, profeta e rei interinamente foi o homem ligado a transição do regime de TEOCRACIA para o regime IMPERIAL. O povo não queria mais ser diferente dos demais povos e exigiram um rei no lugar do REI SUPREMO. A escolha de Saul foi unicamente pela aparência e vontade do povo, é claro que deu tudo errado.

 

Davi, escolha de Deus, para minorar a situação do povo, teve seus problemas, inclusive o envolvimento com Betseba, o assassinato de Urias e depois o nascimento de Salomão com a viúva da vítima de Davi.

 

Salomão, filho de Davi com Betseba, cujo pai foi assassinado pelo rei Davi, assume o trono e sabiamente o conduz, no entanto a sua história vem recheada de eventos perigosos e o afeta tremendamente. Por exemplo: Davi, seu pai, tem seu lar dividido e de muitas maneiras, inclusive com o incesto, etc.

 

O que pretendemos, neste estudo é exatamente contar a SAGA contida na genealogia dos reis de Israel e Judá para que desta maneira tenhamos as respostas de tantas desgraças e insucessos no meio deste povo dividido desde a chamada de Abrão até nos dias atuais e esperamos que entendam que só descobriremos a razão de nossos frutos quando buscarmos suas razões nas nossas raízes.

 

Começaremos, portanto, com o chamado REINO de Israel e Judá na pessoa do primeiro rei deste REINO:___ Jeroboão __rei de Israel.

 

(Continuaremos com este assunto - aguardem).

 

 

Israel Sarlo 

www.facebook.com/caminhoeavida