10. out, 2014

A SAGA DE ISRAEL - Aula 02

JEROBOÃO I:___ O povo é numeroso
(Iº Rei de Israel pós-divisão)

 

Filho de Nebate e de Zerua, mulher viúva, e nasceu (talvez de matrimônio) em Zeredá (IRs.11:26): ele é designado pela expressão inflamatória de ter feito pecar a Israel (IRs.12:26a33, e 13:34 etc). Salomão teve conhecimento deste mancebo, quando estava edificando Milo (aparentemente uma parte dos muros de Jerusalém), e o fez intendente da cobrança proveniente dos trabalhos impostos aos indivíduos de Efraim (IRs.11:26,27).

 

A sua ambição foi alimentada pelo profeta Aías, pois lhe disse que ele havia de reinar sobre dez das tribos, e que, se obedecesse às leis de Deus, havia de ser próspero o seu reino, como tinha sido o de Davi (IRs.11:29 a 40). Sabendo isto, ficou Salomão assustado, e procurou prender Jeroboão, que por esse motivo fugiu para o Egito, onde permaneceu até a morte do rei.

 

Notem que o mesmo acontecimento ocorreu com Davi quando teve também que fugir de Saul.

 

Voltou, então, para a sua terra natal, e pode observar que Roboão, que tinha sucedido a seu pai no trono de Davi, tinha já indisposto contra ele as dez tribos do norte. Quando os habitantes destas tribos souberam que Jeroboão tinha voltado, fez-no rei de todo o povo de Israel. Jeroboão fixou a sua residência em Siguém, que mandou fortificar.

 

Ele também reedificou Peniel, cidade além do Jordão, pondo-a em estado de defesa, a fim de conservar quietas as tribos situadas do outro lado do rio (Iº Rs.12:1a25). Mas bem depressa esqueceu Jeroboão as condições sob as quais a prosperidade lhe tinha sido prometida (Iº Rs.11:38). Receando que, se as dez tribos fossem a Jerusalém para assistirem às festividades anuais, poderiam afastar-se dele, estabeleceu um culto idolátrico com dois altares principais, em Dã e em Betel (Iº Rs.12:28a30). Também edificou templos, e estabeleceu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não pertenciam á família de Arão, nem a de Leví (Iº Rs.12:31). Foi Jeroboão avisado por Deus, mediante as palavras de um desconhecido profeta, por virtude do qual foi secado o braço do rei, e depois restaurado (IRs.13:1a10). E recebeu ainda censuras do profetas Aías, que já estava cego por motivo da sua velhice (Iº Rs.14:1a18).

 

Infelizmente as advertências não foram tidas em consideração continuando Jeroboão e sua família no caminho do pecado para sua própria ruína (Iº Rs.13:34). Depois de um reinado de vinte e dois anos, morreu Jeroboão, sucedendo-lhe seu filho Nadabe (Iº Rs.13 e 14:1a20).

 

É necessário que os nomes destes reis estejam em ordem e seus eventos bem guardados em memória, pois servirá, no futuro, para melhor falarmos da Bíblia. Portanto, trate de organizar sua mente e tenha claramente toda história em mãos.

 

Clique aqui para acessar a lição anterior.

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida