16. out, 2014

A SAGA DE ISRAEL - Aula 03

IIº REI DE ISRAEL: NADABE: (Literal)

 

Nome de um filho de Jeroboão I e seu sucessor no trono de Israel. Começou a reinar no ano 910 a.C. Seguiu os maus exemplos de seu pai, adorando o bezerro. Conduziu as suas armas para sitiar Gibeton e foi ali assassinado com toda a sua casa por Baasa que tomou conta do trono. Este morticínio cumpriu as ameaças do profeta contra Jeroboão e sua casa. Nadabe não chegou a reinar dois anos (IRs.14:10,11, 20; 15:23a30).

 

II Rei de Israel e também dentro da profecia de Aías, isto nos mostra que tanto a bênção como a maldição familiar passa de pais para os filhos e Deus visita as famílias exatamente para liberta-las e abençoa-las milhares de gerações futuras (Ex.20:5ss).Como o reinado de Nadabe só durou dois anos, não há nada de importante para ser dito além do que já falamos.

 

IIIº REI DE ISRAEL: BAASA

Homem de origem muito humilde "levantado do pó" (Iº Rs.16:2). Filho de Aías, e usurpador do trono de Israel. Para garantir sua posição real determinou que Nadade e todos os da família de Jeroboão fossem mortos em Gibeom, e assim se cumpriu a profecia (Iº Rs.14:10).

 

Desprezando o aviso de Deus (Iº Rs.16:1a5), o seu governo foi cheio de perturbações, pois esteve continuamente em guerra contra Judá. No seu reinado, Ben-Hadade, rei da Síria, tomou diversas cidades ao norte de Israel, obrigando-o, desta maneira, a desistir de fortificar Ramá contra Judá (Iº Rs.15:20a22; IIº Cr.16:4,5). Todavia, depois de um reinado de vinte e quatro anos, foi ele um dos poucos reis a morrer de morte natural. Foi sepultado em Terza (Iº Rs.15:21), e sua dinastia foi extirpada por Zinri (Iº Rs.16:9a13).

 

Veja lição anterior. CLIQUE AQUI.

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida