19. dez, 2014

SAGA DO POVO DE ISRAEL 03

Continuação (Aula 3 da 2ª Parte)

 

VII REI DE JUDÁ: ACAZIAS - Sétimo rei de Judá, filho de Jorão e de Atalia, filha de Acabe, e, portanto, sobrinho do precedente Acazias. É chamado Joacaz em IIº Cr.21:17. Acazias, idólatra, foi feliz na aliança com seu tio Jorão, rei de Israel, contra Hazael, rei da Síria. Era tão estreita a união entre o tio e sobrinho, que houve grande perigo de que o gentilismo se propagasse com grande força pelos reinos dos hebreus. Este mal foi evitado por uma grande revolução, movida em Israel por Jeú, sob a direção de Eliseu. Quando Acazias visitava o seu tio em Jezreel, aproximou-se Jeú da cidade. Os dois reis saíram ao seu encontro, mas a seta de Jeú penetrou o coração de Jorão, sendo Acazias perseguido e mortalmente ferido. Tinha reinado apenas um ano (IIº Cr.8:25 a 29, e cp.9).

 

VIII REI DE JUDÁ: ATALIA (Já é grande) - Filha de Acabe e Jezabel, a qual casou com Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá, e introduziu nas terras do Sul o culto de Baal, que já estava espalhando pelo reino de Israel. Depois da subida de Jeú ao trono de Samaria, ela matou todos os membros, menos um, da família real de Judá, que tinha escapado ao morticínio do rei de Israel (IIº Rs.10:14). O que foi salvo era uma criança, de nome Joás, filho mais novo de Acazias, tendo sido a tia Joseba quem o escondeu. Esta era filha do rei Jorão, e mulher do sacerdote Joiada (IIº Cr.22:11); e foram estes que cuidaram do pequeno príncipe, ocultando-o no templo pelo espaço de seis anos, durante os quais reinou Atalia sobre Judá. Mais no fim deste tempo apresentou Joiada ao povo o seu legítimo rei, e “na casa do Senhor” recebeu este as homenagens dos soldados da guarda. No Sábado, uma terça parte das tropas manifestou a sua fidelidade ao rei no palácio, e os restantes dois terços contiveram a multidão dos visitantes e adoradores, que acorreram no templo.

 

Atalia, que não prestava o seu culto na casa do Senhor, reconheceu que estava em perigo, ao ouvir as vozes do povo e a música na exaltação do seu neto ao trono. Ela chegou já tarde ao templo, e imediatamente a retiraram dali por mandado de Joiada, que disse: “Não a matem na casa do Senhor” (IIº Rs.11). Foi morta à entrada da casa do rei.

 

IX REI DE JUDÁ: JOÁS (O Senhor nos ajudou) - Foi o único filho de Acazias que escapou ao massacre, que Atalia ordenou  (IIº Rs.11:2). Foi salvo por Joseba, e ocultou no templo pelo espaço de seis anos. No fim deste tempo foi Joás, por meio de uma revolução, elevado ao trono de Salomão, sendo ele o único sobrevivente que descendia deste rei. Começou então, um período de prosperidade, sendo restabelecida a verdadeira religião. Mas, quando morreu Joiada, ele, influenciado por maus conselheiros, restaurou o culto de Baal, estabelecendo também postes-ídolos em honra de Astarote, Zacarias o censurou, mas Joás mandou que ele fosse apedrejado no vestíbulo do templo. Recebeu depois a recompensa da sua barbaridade.

 

O país foi saqueado por Hazael, rei da Síria; e Joás, tendo adoecido, foi morto na cama pelos seus criados (IIº Rs.24:20 a 25). O seu reinado teve a duração de quarenta anos. Foi sepultado em Jerusalém, mas o seu corpo não foi levado para os sepulcros dos reis de Judá (IIº Rs.11:2 e IIº Cr.24:25).

 

Leia também o episódio anterior: CLIQUE AQUI.

 

 

(Aguardem a continuação)

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida