22. mar, 2015

CANTARES

(5º Livro Poético do V. Testamento)

“Embora a interpretação literal fale do amor humano, a inclusão providencial deste livro no ‘cânon’ judaico sem dúvida alguma tem uma significação espiritual: O mais provável é que os judeus houvessem discernido isso, quando liam o amor de Deus por Israel, o que é indicado por Isaias 50:1 e 54:4-5; Jeremias 3:1-20; Ezequiel 16 e 23 e Oséias 1:3 os Cantares de Salomão anualmente, quando das observâncias da Páscoa, porquanto a obra fazia-os se recordarem do amor de Deus por eles, ao serem livrados da servidão egípcia. Para os judeus, o amor marital representava. O laço emocional entre Israel (a donzela sulamita) e seu amante pastor (Deus) era tão forte que nenhuma atração humana (o rei) conseguia alienar Israel de seu Deus. No Novo Testamento, esse relacionamento tem paralelo no caso de Cristo e Sua Igreja. Com base na interpretação literal de Cantares de Salomão, essa obra serve de base a uma aplicação espiritual, tanto no Novo quanto no Antigo Testamento” (Samuel J. Schultz).

 

INICIANDO desejo chamar a atenção dos irmãos para alguns textos importantíssimos:

Jesus, em João 5:39 nos diz: “Examinais as Escrituras, por que vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. Mas não queres vir a mim para terdes vida” . Percebam que o texto fala de uma vida diferenciada desta que vivemos, a vida biológica. Fala do interesse das pessoas lerem as Escrituras e até mesmo acharem que são elas, as escrituras, que testificam de Jesus; no entanto, não vão a Ele (Jesus) para terem a vida espiritual.

 

É bom lembrarmos também de outro texto falado por Jesus, também em João que nos diz: “... Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11:25). Notem que Jesus fala agora da morte, é claro que fala da morte espiritual, pois o morto físico não pode crer, como diz o texto.

 

Chamo ainda a atenção para outro texto, este encontrado em Atos 8:30-31: “E correndo Felipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Felipe que subisse e com ele se assentasse”.

 

No primeiro texto Jesus diz que muitos liam, acreditavam, mas rejeitavam ter vida eterna.

 

No segundo texto Jesus fala dos mortos espirituais e os chama a Ele a própria ressurreição.

 

No terceiro texto o príncipe da Etiópia lia Isaías e testemunha nada entender e, sem dúvida alguma, um outro texto bíblico que nos diz: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10:13-14).

 

Vamos agora voltar a Samuel J. Schultz e usar os textos citados por ele, antes vamos a dois nomes do texto de Ezequiel 23:4.

 

OOLÀ: Hb, Sua Tenda - Nome de uma mulher de má nota, usado alegoricamente de Samaria e o reino de Israel, para tipificar sua infidelidade ao Senhor, seduzidos pelos deuses da Assíra e Babilônia.

 

OOLIBÁ: Hb, A Minha Tenda Está Nela - Nome de uma mulher de má nota, usado alegoricamente de Jerusalém e o reino de Judá, para tipificar sua infidelidade ao Senhor, seduzidos pelos deuses de Assíria e Babilônia.

 

Os demais textos vamos passar cuidadosamente por todos nós, antes quero dizer que só pode existir a presença da lei na vida do homem transgressor, isto é: Só há lei quando houver transgressão. Não encontramos nenhuma proibição em quem vive da e na graça, pois estes são guiados pelo FRUTO DO ESPÍRITO (Gl 5).

 

Vejamos Isaías 50:1: “O Senhor Pergunta: Por acaso Eu os vendi a algum credor? É por isso que vocês não estão aqui? Será que sua mãe desapareceu porque Eu Me divorcie dela e mandei embora? Nada disso: vocês mesmos se venderam por causa dos seus pecados. Sua mãe foi mandada embora porque vocês viviam desobedecendo as minhas ordens” (Ver. B.V.).

 

"Assim diz Iahweh: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe peal qual eu a repudiei? Ou ainda: A qual dos meus credores vos vendi?” (ver. Jerusalém).

 

“Não tenha medo; você nunca mais será envergonhada. A vergonha que você passou quando era jovem, as tristezas da sua viuvez, serão completamente esquecidas. Você nunca mais será humilhada! Porque o seu Criador será o seu marido. O seu nome é Senhor do Universo. O Santo de Israel é quem vai libertar você; Ele é conhecido como o Deus de toda a terra” (Is 54: 4-5 Ver. B.V.). Ler também Oséias 1:3; Jeremias 3:1-20.

 

CONCLUSÃO

Tenho vários estudos e entre eles o estudo “ENCONTRO PARA CASAIS” e é exatamente deste curso que desejo tirar a conclusão desta aula de hoje: que voltemos à Deus de tal forma que nada desfaça esse laço de real amor.

 

> Cantares de Salomão 3:3-5 - Ela tomou iniciativa e procurou o amado para amá-lo, e depois o deixou exausto.

> Cantares de Salomão 4:1-5 - Ele faz elogios ao corpo da amada.

> Cantares de Salomão 5:1-5 - Ela manifesta o desejo que sente pelo amado.

> Cantares de Salomão 5:8 - A falta do amado gerou nela uma “enfermidade de amor”.

> Cantares de Salomão 5:10-16 - Ela faz elogios ao corpo do amado, objeto dos seus desejos.

> Cantares de Salomão 7:1-5 -  Ele novamente elogia o corpo da amada.

> Cantares de Salomão 7:6 - Confessa que a amada é deliciosa.

> Cantares de Salomão 7:7-9 - Ele continua os elogios (estatura, seios, respiração, paladar).

> Cantares de Salomão 7:11-12 - Ela convida o amado para amá-la no meio das vinhas.

 

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida