3. mai, 2014

"A ESCOLA DO MESTRE" - Aula 14

O PODER!!!

 

2ª AULA de Maio: O AUTOR e sua CRIAÇÃO - O EVANGELHO

 

 

 

 

A ORIGEM DA CRIAÇÃO:

Continuando com a versão bíblica citada - "No princípio Deus criou os céus e a terra" (Gn 1:1 ou quando Deus começou a criar os céus e a terra).

 

 

 

'SATANÁS' É EXPULSO DO CÉU:

Como estamos lendo a versão CRONOLÓGICA, o texto a seguir está em Isaías 14:12-17 e logo se junta com Ezequiel 28:13-18, eu colocaria também Ezequiel 31:1-18.

 

Como estão percebendo estamos apenas em João 1. Vamos então ao nosso estudo sobre a "ESCOLA DO MESTRE" começamos hoje CRONOLOGICAMENTE a estudar a GRADE desta GRANDE "ESCOLA" começando, repito, com O LIVRO BIOGRÁFICO de JOÃO.

 

 

 

UM POUQUINHO DE HISTÓRIA:

JOÃO não nos lembra GÊNESIS. Porque então João?
Temos quatro LIVROS BIOGRÁFICOS interessantíssimos e como fazem parte do CURRÍCULO da GRADE da "ESCOLA DO MESTRE" precisamos de uma prévia sobre eles:

 

Os três primeiros são Livros Biográficos, MATEUS, MARCOS e LUCAS e não evangelhos, Eles são chamados de LIVROS SINÓTICOS, ou seja, livros que são parecidos em seus relatos, livros que contam a história de nosso MESTRE e que nos dá um histórico fantástico das lutas, glórias, perseguições e etc., mas o LIVRO DE JOÃO é diferente, tem algumas histórias, mas acompanhadas dos "tais mistérios revelados" e não a serem revelados na eternidade. Seria bom ainda explicar que este João é o mesmo que ficou em Éfeso e depois foi levado preso para a Ilha de Pátimos. Ele tem muito de um outro APÓSTOLO - PAULO - o ABORTIVO. É interessante que foi em Éfeso que Paulo levou dois anos ensinado as VERDADES DO EVANGELHO todos os dias, quase dia todo e em uma certa "ESCOLA" de um tal homem chamado Tirano. Foi ali que Paulo montou a "ESCOLA DO MESTRE" em uma "Escola Secular".

 

 

 

1ª Aula do primeiro estágio:

Sei que muitas perguntas ficarão no ar, eu não vou responder a todas porque se as perguntas são feitas, sem dúvidas, que as respostas estão também dentro de quem as fazem. Aprender o EVANGELHO requer interesse e trabalho, pesquisa, laboratório e agir como aqueles pesquisadores que vão atrás dos fosseis em busca da história de seu passado. Temos um passado espiritual. Estávamos nEle antes da fundação do mundo (Ef. 1:4; 2ª Ts.2:13; 2ª Tm. 1:9-12) e se Paulo diz que a ele foi revelado, assim como a alguns profetas isto configura que nós também temos acesso a estas mesmas informações, basta se interessar de verdade e encontrar em seu espírito a sua SAGA.

 


Em Romanos 3:23 está dito que "Todos pecaram (erraram o alvo) e destituídos ficaram...". O PECADO levou o homem ao VÍCIO do fazer o MAL, isto é, ficamos na IDOLATRIA, estamos ENFEITIÇADOS - FETICHE e por isto não percebemos, não vemos ou ouvimos a voz da CONSCIÊNCIA batendo na porta de nosso CORAÇÃO: MENTE, VONTADE, EMOÇÃO e CONSCIÊNCIA, para morar e cear conosco.


Seria muito bom, antes de continuar este assunto, lembrar também de Salomão quando fala do VERBO - da PALAVRA ou da SABEDORIA, foi um PROFETA, ele fala das coisas que não usamos, mas usufruímos das descobertas dos outros, de como estes usaram a INTELIGÊNCIA, a SABEDORIA, a PALAVRA do PODER existente no espírito - O EVANGELHO, pois somos mais ou menos uma planta trepadeira: suga a vida de uma árvore e depois morre por não ter mais a seiva que lhe dá a vida. Não imaginamos a VIDA ABUNDANTE existente em nós: "O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra... então, eu estava com Ele e era seu aluno; e era cada dia as suas delicias, folgando perante Ele em todo o tempo, folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens..." (Pv.8:22, 23, 30, 31 aliás ler todo o cp. 8).

 


O VÍCIO do PECAR nos faz cegos, surdos e incessíveis á VERDADE LIBERTADORA - precisamos ouvir e acreditar no PODER do EVANGELHO ou ficaremos descartados na perda da ENERGIA que a IDOLATRIA e FEITIÇARIA tiram de todos nós. Morremos cedo, velhos, doentes e desacreditados e não com a força da águia que voa sem se cansar.

 


O PODER do EVANGELHO - não muda de fora para dentro, mas de dentro para fora, do espírito, passando pela alma chegando ao nosso físico. Ele muda nosso entender, nossa MENTE e ATITUDE atingindo juntas e medulas (físico).

 

 

 

por Israel Sarlo