4. mai, 2014

"A ESCOLA DO MESTRE" - Aula 15

O PODER!!!

3ª AULA de Maio: O AUTOR e sua CRIAÇÃO - O EVANGELHO

 

 

EXEMPLO A SEGUIR:
O EVANGELHO não é mudança somente comportamental, ou troca de religião - não é cerimônias ou memoriais - É O PODER de MUDANÇAS existentes em cada um de nós.

 


Jesus, segundo Lucas 2:52 crescia em:
SABEDORIA;
ESTATURA e
GRAÇA.
Ele tinha uma "CONSCIÊNCIA COLETIVA". Chegou ao "EXTREMO DA CONSCIÊNCIA".

 

 

O EVANGELHO não é uma reunião de pessoas suplicando pelo óbvio. Óbvios que já nos foi dado, tanto físico como psicológico. Coisas do Reino e de sua Justiça, caso contrário Deus seria injusto, nos colocando aqui a deus-dará. O EVANGELHO veio com a BOA NOVA de SALVAÇÃO, nos traz a TRÍPLICE DUPLA. Vamos conferir:

 

1º - ESTATURA: - Veio despertar A ONIPRESENÇA adormecida em nós;
2º - SABEDORIA: - Veio despertar A ONISCIÊNCIA adormecida em nós e
3º - GRAÇA: - Veio despertar A ONIPOTÊNCIA adormecida também em nós ("Desperta tu que dormes...").

 

 

O EVANGELHO veio resgatar a nossa IMAGEM e nossa SEMELHANÇA existente em nosso ESPÍRITO, mas que nossos VÍCIOS do PECADO não nos permitem ver, ouvir e sentir.

 


Estamos cegos pelas religiões e filosofias. Não percebemos nada, somente pedimos que sejam resolvidos as nossas necessidades de nossos VÍCIOS criados por nossas IDOLATRIAS e FETICHES.

 


Mentem quando chamam os QUATRO LIVROS BIOGRÁFICOS de EVANGELHOS e é desta maneira que somos distraídos do PODER que existe no EVANGELHO e não posso me furtar de trazer um texto em 1ª Coríntios 13 que nos esclarece fantasticamente: "Mas quando vier o que é PERFEITO (Evangelho), então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque, agora, vemos por espelho em enigma, mas então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas então, conhecerei como também sou conhecido" (1ª Co. 13:10-12). Se olharmos os versículos antes destes citados, você irá entender que sem o EVANGELHO, que tem como estrutura o AMOR, a CARIDADE nunca irá FALHAR; as PROFECIAS em formas de DONS, serão ANIQUILADAS; as LÍNGUAS, CESSARÃO; havendo CIÊNCIA HUMANA, DESAPARECERÁ - diz o texto; "porque, em parte, conhecemos em parte, profetizamos".Temos ainda outro texto em Hebreus que faz uma comparação interessante entre o ser mestre e menino: "Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos da palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na PALAVRA de JUSTIÇA, porque é MENINO" (Hb. 5:12, 13).

 

 

O EVANGELHO é o PODER DE DEUS (Rm. 1:16). Para que? Para "SALVAÇÃO de todo aquele que crê...". Pois bem, vamos então a algumas pergunta:


1º - Estamos prontos para termos e usarmos o EVANGELHO? Meninos não sabe usar NITROGLICERINA ou DINAMITE.


2º - Estamos prontos para usar os PODER DOS TRÊS OS? ONISCIÊNCIA, ONIPRESENÇA e ONIPOTÊNCIA.


3º - O que o VERBO ressuscitou, na humanidade quando tornou-se CARNE, - estamos prontos para exercer?

 


Se estas perguntas não forem respondidas com o SIM, isto quer dizer que andamos estudando em "ESCOLAS" erradas. Somos, ou nos tornamos RELIGIOSOS e FILOSÓFICOS. Precisamos de um intensivo forte, caso contrário para quê reunir tantas pessoas se não estamos experienciados com o EVANGELHO PLENO?

 

 

QUEM É EMANUEL? Em João 1:1-14 nos dá algumas características do MESTRE:


1º - O VERBO junto a DEUS - A PALAVRA que CRIA (v.1);
2º - ESTAVA NA CRIAÇÃO (v. 2);
3º - TODA A CRIAÇÃO são obras de suas MÃOS (v.3);
4º - NELE ESTAVA A VIDA (v. 4a);
5º - LUZ DOS HOMENS (v. 4b);
6º - INCOMPREENDIDO por quem é LUZ (v. 5);
7º - TESTIFICADO pelo último PROFETA (João Batista) como a LUZ VERDADEIRA (vs. 8-9);
8º - CRIADOR DO MUNDO (v.10a);
9º - DESCONHECIDO pelo mundo que AMOU (v. 10b);
10º - Se tornou HUMANO e PATRIOTA e foi rejeitado pelos seus compatriotas (v.11);
11º - TEM PODER de transformar pecadores em FILHOS de DEUS quando acreditam (v. 12a);
12º - RESPEITA o LIVRE-ARBÍTRIO, por isto a decisão é humana (v. 12b);
13ª - Esta TRANSFORMAÇÃO não são para os nascidos da vontade carne e sangue mas vinda d/Espírito pra alma (v.13);
14º - O VERBO habitou entre nós (v.14a);
15º - MOSTROU sua GLÓRIA (v. 14b);
16º - UNIGÊNITO do PAI (v. 14.c);
17º - CHEIO de GRAÇA e de VERDADE (v.14d).

 

 

Em Êxodo temos outra definição sobre EMANUEL quando Moisés presta sua vida como PROFETA: "...quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: 'O Deus de vossos pais me enviou a vós'; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás os filhos de Israel: 'EU SOU me enviou a vós" (Ex. 3:13, 14).

 


Na confissão de Pedro tem uma outra revelação maravilhosa de Jesus: "...Quem dizem os homens ser o FILHO DO HOMEM?" Esta pergunta fora feita aos discípulos e para os apóstolos e eles responderam: "Uns, João Batista. outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas". Ele então pergunta aos discípulos, e o vocês? É ai que Simão Pedro responde: "Tu és o CRISTO, o FILHO do DEUS VIVO". A resposta do MESTRE nos ensina muito neste pequeno diálogo: "Bem-Aventurado és tu, Simão Bar-Jonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus" e ainda explica que sobre esta afirmação "O CRISTO, O FILHO do DEUS VIVO" Ele edificaria a sua IGREJA e que as portas do inferno contra ela não prevaleceria exatamente por uma razão importante - COMUNHÃO que liga na terra as coisas do espírito ao céu e ainda nos diz termos a as CHAVES do REINO para de lá tirarmos o que desejarmos (Mt.16:13-19).

 

por Israel Sarlo