22. mai, 2014

"A ESCOLA DO MESTRE" - Aula 19

 RICO X CAMELO



"...Quão dificilmente entrarão no REINO de DEUS os que têm riquezas! Porque é mais fácil entrar um CAMELO pelo fundo de uma agulha do que entrar um RICO no REINO de DEUS" (Lucas 18:24-25).



É claro que o MESTRE não fala dos BENS materiais, pois ninguém tem tanto ou tem mais que ELE, afinal ELE é SENHOR do ouro e da prata. Senhor de tudo! Daí as pessoas religiosas vivem sob sua suposta proteção para adquirir os BENS existentes neste mundo:
SAÚDE;
PROSPERIDADE e
FELICIDADES EM TODOS OS SENTIDOS.


É claro que o MESTRE não nos fala da riqueza humana, afinal como nosso planeta é rico em tudo, mas o MESTRE nos fala da triste possibilidade desta riqueza tirar a sensatez, o senso de comunhão, do amor ágape, da vivência em família - marco e instituição maior aqui na terra.

 

O MESTRE ensina que existe uma possibilidade que a SÍNDROME LUCIFÉRICA cresça na proporção que os BENS se acumulam no homem e este venha a perder sua naturalidade, isto é, fique insensível as coisas do REINO do PAI.


Em Mateus 5 - AS BEM-AVENTURANÇAS - Ele nos ensina, dizendo que o BEM AVENTURADO são os pobres de espírito, isto é, aquele que quanto mais aprende dEle em sua "ESCOLA", mais manso e humilde de coração fica, afinal quanto mais sede e fome de justiça temos, mais pobre nos sentimos e quanto menos sentirmos saber, mais buscamos aprender dEle.


Vamos melhorar um pouco mais nosso entendimento. Na "ESCOLA DO MESTRE" tem uma palavra dEle que diz o seguinte: "...Derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse; Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será: Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é RICO para com Deus" (Lc.12:18-21).


Percebam que não são os bens o problema, mas as atitudes em te-los que o faz idólatra, enfeitiçado e miserável. O diálogo que este RICO tem com a moeda principal para entrarmos no REINO do PAI - a ALMA: "Alma, tens em depósito muitos bens...".

 

Seria então importante que você entenda que a ALMA composta de mente, vontade e emoção passa ter como leme ou guia de sua vida os bens impregnando a mente de ilusões, sua vontade em ter mais e ser menos e sua emoção embalada pela sensação do falso poder humano, se durar muito setenta anos e após tudo isto enfado e canseira.


Não existe restrições em o homem TER bens materiais se ele tem a alegria em SER superior a estes bens. Sempre falo nos bate-papos: Dinheiro é ótimo servo mais um péssimo senhor. Se seu coração não está nos seus bens, isto quer dizer que seu tesouro está escondido em Cristo Jesus.

 

Abraços!

Israel Sarlo