23. mai, 2014

"A ESCOLA DO MESTRE" - Aula 20

EDIFICAR -

 

 

"E Simão Pedro, respondendo, disse: 'Tu és o CRISTO, O FILHO do DEUS VIVO'. E Jesus, respondendo, disse-lhe: 'Bem-Aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu PAI, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro sobre esta pedra EDIFICAREI a minha IGREJA, e as portas do INFERNO não prevalecerão contra ela. E eu te darei as CHAVES do REINO dos CÉUS, e tudo que ligares na terra será ligado nos CÉUS, e tudo o que deligares na TERRA será desligado nos CÉUS'" (Mt. 16. 16-19).

 

Este texto precisa ser visto do ponto de vista do EVANGELHO, nunca segundo as religiões.


Eu salientei a palavra EDIFICAREI, futuro do verbo EDIFICAR e quero que a "ESCOLA DO MESTRE" seja compreendida em sua essência.


Aqui está o famoso diálogo de Pedro com o MESTRE - uma aulinha particular. Os religiosos dizem que a CHAVE foi dada a Pedro e daí a fábula que Pedro tenha sido o primeiro papa da IGREJA CATÓLICA.

 

 

O texto não fala da CHAVE do VATICANO, mas da CHAVES do REINO dos CÉUS, note - CHAVES - plural.Destaco ainda que neste diálogo houve uma pergunta do MESTRE no versículo 15: "...E vós, quem dizeis que EU SOU?". A resposta de Pedro foi reveladora e Cristo sempre chama para Si pessoas que possuem respostas reveladoras tiradas de dentro de si: "Tu é o Cristo, o Filho do Deus vivo". Cristo não dá resposta sem primeiro faze-las em perguntas. Deus não gosta de pessoas que são induzidas, mas que induzem outras para a VERDADE - As religiões amam induzir pessoas para te-las como reféns.


Após as indagações de muitos sobre quem deveria ser Jesus: Elias, Jeremias, João Batista ou um dos profetas (?)..., Pedro foge destas divagações e afirma ser Jesus quem na verdade O era. Pedro se convenceu, mesmo sabendo o Mestre que este homem com tamanha afirmação o negaria mais tarde - Jesus entendia e entende muito bem o que é PROCESSO.


A IGREJA do MESTRE seria EDIFICADA sobre esta base confirmada por Pedro - "O CRISTO FILHO DO DEUS VIVO" e que a CONFISSÃO feita seria o BATISMO de todos aqueles que serviriam, servem e servirão de materiais para a EDIFICAÇÃO deste "EDIFÍCIO de DEUS" - Não estou falando de BATISMO nas águas, o ritual - Deus não trabalha com homens indecisos, pois o estágio de indecisão são pesquisas elaboradas e ajustadas por estas pessoas que são confessas e batizadas no "CRISTO FILHO DO DEUS VIVO" a "IGREJA EDIFÍCIO de DEUS".


Jesus ainda dá uma lição fantástica quando afirma: "não foi a carne e sangue quem to revelou, mas meu PAI, que está nos CÉUS". Isto é, não existe neste no testemunho de Pedro nenhuma influência religiosa, mesmo judia ou dos usos e costumes, mas uma revelação vinda do PAI - É Jesus quem assim diz.

 

Mas existe outra aula ainda mais profunda, se posso dizer assim: "EDIFICAREI a minha IGREJA..." Minha IGREJA não será EDIFICADA por ninguém, pois ninguém tem a capacidade de fazer esta OBRA: um planta, outro rega, mas o crescimento é de Deus. Não tem pastor, missionário, evangelista, bispo ou outro, não precisamos subir montes, fazer votos, pagar esta ou aquela indulgencia, ir a este ou aquele lugar como se estivesse revendo um passado, pois Deus é SENHOR do tempo - É SENHOR do ontem, hoje, amanhã e eternamente. Aliás está escrito: "Não habitarei em templo feitos por mãos de homens...".

 

No final do texto temos ainda mais aulas e uma declaração bombástica do MESTRE dizendo que os revelados pelo PAI testemunhando que "CRISTO FILHO DO DEUS VIVO", portanto seu FILHO UNIGÊNITO só seria entendido por aqueles nascidos de NOVO, não da água, da carne e sangue, mas do PROCESSO de intimidade e comunhão com o SENHOR - daí as PORTAS do INFERNO não prevaleceria contra ela - IGREJA.

 

 

Porque? Por que é impossível o inferno atingir "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do ONIPOTENTE descansará". Ele se coloca como nosso REFÚGIO e FORTALEZA e nele confiaremos. Seremos livres do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Estaremos coberto com suas penas e sob suas assas estaremos seguros, pois sua VERDADE é ESCUDO e BROQUEL.

 

 

E, prestem a atenção, teremos não uma CHAVE, mas todas as CHAVES do REINO do PAI. Temos acesso a sua CASA do TESOURO, pois não é assim que o mesmo MESTRE nos aconselhou para que ajuntássemos tesouro nos CÉUS? Se juntamos, sem dúvidas, para quando necessitarmos usufruirmos e ainda, tudo que aqui ligarmos, na terra, será ligado nos céus - tudo lá será com medida sacudida e cem vezes mais o que aqui é ligado e tem ainda outra confissão, se você desligar também aqui e lá será desligado, portanto cuidado com suas EMOÇÕES, pois elas tem grande poder de influenciar sua vida, portanto saiba escolher bem e o que ligar, pois você tem mais poder do que você imagina - VOCÊ É UM CIDADÃO OU CIDADÃ DO REINO DO PAI - CÉUS.


Tem muito mais coisas para se dizer neste texto, mas por agora vamos ficar com esta pequena porção e você vai se alimentando assim como eu nesta sábia "ESCOLA DO MESTRE".

 


Abraços.

Israel Sarlo