10. out, 2014

A TIPOLOGIA DA IGREJA DE JESUS CRISTO - 2ª LIÇÃO

JESUS – A GRANDE PEDRA

 

No texto da lição _ Mateus 16:18 é clara a posição de Jesus: "Pois também eu digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

 

De imediato necessitamos buscar o contexto, pois o texto inicia dizendo: "Pois eu também te digo..." Jesus está afirmando ou corroborando com uma afirmação anterior, "... pois eu também...". Vejamos o contexto: "... Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (v. 16) e no versículo 17 Jesus disse: "... Porque tu não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que esta nos céus".

 

Sobre a afirmação ou testemunho de Pedro, testemunho ou afirmação com base em Jesus, isto é: "Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo", a Igreja seria edificada. É claro, o texto em questão não fala em rocha ou pedrinha. O texto fala tão somente de pedra, da pedra de escândalo, pedra de tropeço ou da esquina que os edificadores, isto é, os religiosos judeus, rejeitaram (Mt 21:42; 1ª Pd 2:7).

 

Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras:A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo;pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos?

(Mateus 21. 42)

 

E assim para vòs, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes,a pedra que os edificadores reprovaram,essa foi a principal da esquina, E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.

(1 Pedro 2. 7-8)

 

Clique aqui para ler a lição anterior.

 

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida