12. out, 2014

"A ESCOLA DO MESTRE" - Aula 55

ALGUNS ENSINOS (Admoestação 1ª)

 

"Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas."

(Mateus 10:16).

 

Vamos usar este texto em Mateus e nele vamos buscar algumas aulas da "ESCOLA DO MESTRE".

 

Nesta Escola não existe aluno(a) que apenas enriquece seu conhecimento retendo para si as informações. Não! Todo(a) aluno(a) formado(a) na "ESCOLA DO MESTRE" já está fadado(a) a ser "ENVIADO(A)" ao campo do ENSINO.

 

É importante notar que o MESTRE, assim como os times de futebol, tem seus MASCOTES, exemplo:
O CORÍNTIAS é o GAVIÃO;
O PALMEIRAS é o PORCO;
O FLAMENGO é o URUBU;
O CRUZEIRO é a RAPOSA;
O ATLÉTICO MINEIRO é o GALO e etc.

 

O CRISTIANISMO tem a OVELHA como seu símbolo maior. Por quê? A OVELHA é o único animal que, além de sua força está concentrada em sua cabeça, derrubando um boi com uma só cabeçada, é também o único animal que, quando morto, não esboça qualquer reação ou gemido. Por isto Isaías fala que o Mestre foi levado a CRUZ como OVELHA, sem reclamar, muda e nenhum questionamento. Por isto João Batista nas margens do Jordão, ao batizar Jesus testemunhou dizendo: "Eis o CORDEIRO de DEUS que tira o PECADO do mundo".

 

Na "ESCOLA DO MESTRE" ser "OVELHA" não quer dizer ser sofredor, ou escolhido para ser morto, o MESTRE já fez isto por nós, tanto é verdade que o texto nos alerta dizendo: "... envio como ovelha..., sede, PRUDENTES. A palavra PRUDENTE nos dá a instrução de JUÍZO. Se lembra do dente CISO? O dente do juízo, o dente que dá o testemunho que já somos adultos? O MESTRE nos ensina que ao sair de sua "ESCOLA" você precisa ser também MESTRE, do contrário você estará expondo o CRISTIANISMO e o MESTRE ao vitupério e o crucificando-o outra vez.

 

Aconselha-nos usar a PRUDENCIA, ou seja, ter jogo de cintura. Agir politicamente como Paulo em sua luta em propagar o EVANGELHO. Agir sempre como o MESTRE quando indagado tantas vezes sobre o REINO e tanto sobre sua FILIAÇÃO VINDA DO PAI. Ele a todos respondia sempre interessado em ganhar as pessoas para o PAI, e assim DESPOVOAR O INFERNO.

 

Esta PRUDÊNCIA, o MESTRE usa também dois exemplos de animais: A POMBA e a SERPENTE. Você sabe o porquê desta comparação?

 

A POMBA não é um animal de carne farta para se comer e, além disto, traz uma série de doenças, não falando do barulho, dos piolhos e mau cheiro de amoníaco existente onde dormem. Pois bem, O MESTRE alheio a tudo isto, só usa a SIMPLICIDADE deste animal e sua beleza, pois tendo tantas coisas contra sua vida, anda e voa tranquilamente entre os homens, os mais prejudicados por elas. A sua simplicidade ganhou aquele que mais prejudica – o homem.

 

A SERPENTE, esta é venenosa, traiçoeira e mortal, no entanto ela é PRUDENTE. Sabe que não é bem vinda entre os homens. Encolhe-se, se arma no bote e se defende quando atacada. Você sabia que SERPENTE é o símbolo da CIÊNCIA? Nos anéis dos médicos está a SERPENTE em sua lateral, e engraçado, de pé em uma haste.

 

O CRISTÃO, portanto, o aluno do MESTRE da "ESCOLA DO MESTRE" tem três características muito importantes no reino animal, já que, segundo Paulo é primeiro este animal a aparecer (1ª Co. 15:46):

 

1ª – A CARACTERÍSTICA da OVELHA – mansa, mas de cabeça poderosa;
2ª – A CARACTERÍSTICA da POMBA – sem aparência de serventia, mas de uma simplicidade única e
3 – A CARACTERÍSTICA da SERPENTE – sendo perseguida se arma em bote e se defende usando a sua ciência.

 

Na próxima aula daremos continuidade a este texto, usando o versículo 17.

 

Aguardem.

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida