14. out, 2014

A TIPOLOGIA DA IGREJA DE JESUS CRISTO - 3ª LIÇÃO

(Mateus 16:18) 

A Igreja não pode ser comparada a nada, pois o seu fundador é o primogênito, o primeiro a ser glorificado. Ele é a primícia dos que dormem (1ª Co 15:20). Da Igreja, só a cabeça teve a ascensão, os demais membros ainda terão que se metamorfosear, daí a passagem de Lucas 12:50, texto que diz sobre o batismo de morte e do ressuscitar em sua ressurreição (Rm 6:3-6).

 

Não nos comparamos com o judaísmo exatamente por não termos as mesmas regras de fé e nem seus costumes. Nosso batismo, cerimônias etc., são totalmente diferenciados. Não somos uma republiqueta religiosa judaica oriunda dos ensinos dos missionários americanos. A Igreja é um órgão vivo que alivia e cura nossas dores de alma, chegando ao nosso corpo físico com resultados positivos (Hb 4:12).

 

A parábola em Lucas 13:18-21 não nos apresenta qualquer tipologia da Igreja. Não faz alusão a ela, mas sim ao Reino de Deus. Reino este que tem na Igreja a sua única representante na terra. Portanto, todos os tipos nas parábolas, neste sentido, fala do Reino e não podemos interpretar o Reino como se fosse Igreja. Aliás, Igreja não salva ninguém __ O Evangelho é o passaporte para a Igreja que nos levará ao Reino.

 

Desde os idos no Velho Testamento que Deus quis que os patriarcas, Reis e Profetas propagassem o Reino dEle à todos os homens, por exemplo: Gn 17 e Êx 19. Não podemos esquecer que o Evangelho foi preanunciado a Abraão (Gl 3:5), no entanto não conseguiram, pois não alcançaram a promessa __ a Igreja (Hb 11:39). Somente Jesus sabia do Reino e mesmo assim não o pode propagar, pois ao tornar-se a cabeça da Igreja, deixou seu legado, o Evangelho para que os membros de seu corpo mostrassem ao mundo o poder e a justiça existente neste Reino (Rm 1:16-17; Mt 4:23-25; Mc 16:15-16).

 

 

Veja também sobre A TIPOLOGIA DA IGREJA DE JESUS CRISTO:

- LIÇÃO 1

- LIÇÃO 2

 

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida