EXAMINANDO A BÍBLIA

30. jun, 2014

A GALERIA DOS HOMENS DE FÉ EM HEBREUS 11

 

Claro que A FÉ é o firme FUNDAMENTO das coisas que se esperam e a prova das COISAS que se não vêem, tudo muito bem, mas se você continuar nesta leitura, do versículo 1 até 32 de Hebreus 11 irá encontrar homens e mulheres fantásticos, mas com suas vidas não tão respeitáveis assim: ABEL; ENOQUE; NOÉ; ABRAÃO; SARA; ISAQUE; JACÓ; JOSÉ; MOISÉS; RAABÉ, a meretriz;

 

Sem dúvidas que foram homens e mulheres fantásticos, mas seus méritos não podem ser contabilizados como exemplo ou modelo de vida CRISTÃ. Se chegarmos aos VERSÍCULOS 39 e 40 vamos ler: "Entretanto, nenhum desses exemplos de vida de FÉ puseram a mão na recompensa prometida. Deus tem um plano melhor para nós: que nossa FÉ se junte à deles, para formar um todo completo, como se a vida de FÉ que eles tiveram não fosse completa sem a nossa" (ver. A Mensagem).

 

A IGREJA do SENHOR precisa entender que JESUS - CABEÇA da IGREJA - é superior a todos que fazem parte desta GALERIA de HERÓIS citada em HEBREUS 11. Que estes homens e mulheres precisam de nossa FÉ para formar o completo, completo que se faz com a FÉ DA IGREJA ATUAL.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida

 

 

 

30. jun, 2014

Falamos na GENEALOGIA de JESUS, muito bem. Na GENEALOGIA descrita tanto por MATEUS como por LUCAS temos uma relação enorme de nomes, por exemplo: JUDÁ - todos sabemos que JESUS não nasceu na TRIBO de LEVI - sabemos que JESUS é o LEÃO da TRIBO de JUDÁ.

 

Vamos pesquisar um pouco sobre este senhor chamado JUDÁ?

 

Quando Jacó, ou Israel estava quase morrendo chamou seus 12 filhos para suas últimas recomendações e em Gênesis 49:8-12 está escrito: "Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como um leão e como um leão velho; quem o despertará: O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha SILÓ; e a ele se congregarão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à cepa mais excelente ele lavará a sua veste no vinho e a sua capa, em sangue de uvas. Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes, brancos de leite".

 

Como viram, na benção de Jacó, há uma profecia falando de Jesus. Perceberam que as recomendações do velho Jacó a Judá é a mais longa em relação aos demais filhos, inclusive a LEVI?

 

Mas não seria ainda importante voltar lá, na GENEALOGIA de MATEUS e descobrir mais coisas? Antes quero dizer também que foi Judá que não permitiu que os irmãos matassem a José por ciúme, o irmão amado, filho querido do pai Jacó.

 

Em Mateus 1:3: "E Judá gerou de Tamar a PEREZ e a ZERÁ, e PEREZ gerou a Esrom, e Esrom gerou a Arão". Este Arão não é o irmão de Moisés. Precisamos então saber quem foi TAMAR então vamos buscar informações em Gênesis 38.

 

Judá teve com Sua três filhos: Er, Onã, Selá, logo que seus filhos cresceram Judá tomou uma mulher para Er, seu primogênito e a mulher de Er se chamava TAMAR - Er morreu então Judá transferiu a nora para o segundo filho, Onã para gerar filhos, segundo a Bíblia Gênesis 38:9 Onã derramava o sêmen na terra para não ter filhos com TAMAR e também Onã morreu. Ficou então arranjado assim, segundo Judá: Espere meu filho mais novo crescer, o Selá, então você o toma como marido. Passado muitos dias a mulher de Judá, a Sua, morre, Judá fica viúvo e como os dias passavam e a promessa do filho mais novo não acontecia a Tamar tirou sua vestes de viúva, se veste de PROSTITUTA CULTUAL e vai esperar Judá nas estradas quando este buscava os serviços destes velhas profissionais do sexo. Com o rosto coberto se aproxima de Judá e este fala: "...Vem, peço-te, deixa-me entrar a ti... que darás para que entres em mim?... enviarei um cabrito do rebanho... dás-me penhor até que o envies?... Que penhor é que te darei: O teu selo, e o teu lenço, e o cajado que está em tua mão" (vs.16-18).

 

Ela ficou grávida e quando Judá soube disto, da gravidez quase três meses depois mandou tirá-la para fora e a queimar. Ela bem rápido disse para ele: "Do varão de quem são estas coisas eu concebi... Conhece, peço-te, de quem é este selo, e estes lenços, e este cajado". Desta maneira vieram estes dois DESCENDENTES do MESTRE - PEREZ e ZERÁ. Viram? Já havia uma promessa feita a Judá sobre Jesus, mas o interessante foi a forma da organização desta ÁRVORE GENEALÓGICA - isto é, Jesus teria todos os tramas e dramas familiares para que em sua morte todos fossem resgatados de todos estes males familiares.

 

Não importa de onde você tenha sido gerado, o importante é que você tem:

 

O SELO da REDENÇÃO;
O LENÇO manchado do SANGUE do JUSTO e
O CAJADO que lhe guiará mesmo no VALE das SOMBRAS da MORTE.

 

É muito importante saber sobre o MESTRE, de sua GENEALOGIA HUMANA E DIVINA.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida

30. jun, 2014

 

VOCÊ JÁ OBSERVOU AS GENEALOGIAS EM MATEUS E LUCAS?

 

Estamos falando da GENEALOGIA de JESUS. Já imaginou que elas nos mostram a DESCENDÊNCIA HUMANA do MESTRE?

 

EM MATEUS 1:1"Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão". Percebam que começa dizendo da GERAÇÃO HUMANA do MESTRE e termina em José no versículo 16 dizendo: "E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o CRISTO". Portanto Mateus é claro quanto inicia e termina no homem. A FAMÍLIA HUMANA DE JESUS.

 

EM LUCAS, capítulo 3:23: "E o mesmo JESUS começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José, de Eli...". Diferente de MATEUS, embora começando com a família humana, termina na FAMÍLIA ESPIRITUAL - EM DEUS - versículo 38: "E Cainã, de Enos, e Enos, de Sete, e Sete, de Adão, e Adão, de DEUS".

 

É evidente que nós também temos estas duas GENEALOGIAS, ou precisamos têlas, afinal temos certeza de onde viemos como humanos, mas temos conhecimento de nossa DESCENDÊNCIA vinda de DEUS?

 

Eu sei que, humanamente falando, sou filho de DONA ALICE SARLO e do Sr EDWARD MARELY, mas também tenho certeza da minha filiação ESPIRITUAL, pois em espírito fui feito a IMAGEM E SEMELHANÇA de DEUS e Paulo ainda me diz que fui abençoado com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em CRISTO e ainda, que fui eleito em Jesus antes da fundação do mundo (Ef. 1:3-4).

 

Claro que há em mim estas DUAS GENEALOGIAS e mais ainda, que em espírito posso ir nos "lugares celestiais em CRISTO" e usufruir as bênçãos que lá estão a minha disposição. Você também tem este mesmo direito, basta buscar estas VERDADES no EVANGELHO. Você é apenas uma CRIAÇÃO do SENHOR ou já faz parte da FILIAÇÃO ESPIRITUAL?

 

Quer ajuda? Use nosso BLOG www.ocaminhoeavida.com e aqui você encontrará assuntos diversos que lhe levará ao EVANGELHO, e este à DEUS, afinal o "EVANGELHO É O PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO DE TODO AQUELE QUE CRER"(Rm. 1:16).

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida

 

 

29. jun, 2014

 

NO EXAMINANDO A BÍBLIA ainda teremos muitos assuntos para falarmos, por exemplo: você sabe da história da RAABE - A PROSTITUTA dona de um BORDEL? Ela foi quem ajudou a salvar espias a mando de Moisés para verificar a terra que seria herança dada a Israel. Ela está na genealogia de Jesus.

 

Estes e muitos outros assuntos vamos tratar, pois precisamos destruir as OBRAS DO DIABO. Precisamos destruir as OPOSIÇÕES para então a VERDADE que nos liberta ser CLARA, COMO CLARA deve ser a água.

 

Vamos ainda aprender sobre Davi, o homem segundo o coração de Deus, os filhos do sacerdote Eli, a procura do rei Saul por uma PITONISA e sua morte horrível, entender sobre o reino de Davi dividido e a espada dividindo sua família e etc.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida