30. jun, 2014

LEÃO da TRIBO de JUDÁ

Falamos na GENEALOGIA de JESUS, muito bem. Na GENEALOGIA descrita tanto por MATEUS como por LUCAS temos uma relação enorme de nomes, por exemplo: JUDÁ - todos sabemos que JESUS não nasceu na TRIBO de LEVI - sabemos que JESUS é o LEÃO da TRIBO de JUDÁ.

 

Vamos pesquisar um pouco sobre este senhor chamado JUDÁ?

 

Quando Jacó, ou Israel estava quase morrendo chamou seus 12 filhos para suas últimas recomendações e em Gênesis 49:8-12 está escrito: "Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como um leão e como um leão velho; quem o despertará: O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha SILÓ; e a ele se congregarão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à cepa mais excelente ele lavará a sua veste no vinho e a sua capa, em sangue de uvas. Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes, brancos de leite".

 

Como viram, na benção de Jacó, há uma profecia falando de Jesus. Perceberam que as recomendações do velho Jacó a Judá é a mais longa em relação aos demais filhos, inclusive a LEVI?

 

Mas não seria ainda importante voltar lá, na GENEALOGIA de MATEUS e descobrir mais coisas? Antes quero dizer também que foi Judá que não permitiu que os irmãos matassem a José por ciúme, o irmão amado, filho querido do pai Jacó.

 

Em Mateus 1:3: "E Judá gerou de Tamar a PEREZ e a ZERÁ, e PEREZ gerou a Esrom, e Esrom gerou a Arão". Este Arão não é o irmão de Moisés. Precisamos então saber quem foi TAMAR então vamos buscar informações em Gênesis 38.

 

Judá teve com Sua três filhos: Er, Onã, Selá, logo que seus filhos cresceram Judá tomou uma mulher para Er, seu primogênito e a mulher de Er se chamava TAMAR - Er morreu então Judá transferiu a nora para o segundo filho, Onã para gerar filhos, segundo a Bíblia Gênesis 38:9 Onã derramava o sêmen na terra para não ter filhos com TAMAR e também Onã morreu. Ficou então arranjado assim, segundo Judá: Espere meu filho mais novo crescer, o Selá, então você o toma como marido. Passado muitos dias a mulher de Judá, a Sua, morre, Judá fica viúvo e como os dias passavam e a promessa do filho mais novo não acontecia a Tamar tirou sua vestes de viúva, se veste de PROSTITUTA CULTUAL e vai esperar Judá nas estradas quando este buscava os serviços destes velhas profissionais do sexo. Com o rosto coberto se aproxima de Judá e este fala: "...Vem, peço-te, deixa-me entrar a ti... que darás para que entres em mim?... enviarei um cabrito do rebanho... dás-me penhor até que o envies?... Que penhor é que te darei: O teu selo, e o teu lenço, e o cajado que está em tua mão" (vs.16-18).

 

Ela ficou grávida e quando Judá soube disto, da gravidez quase três meses depois mandou tirá-la para fora e a queimar. Ela bem rápido disse para ele: "Do varão de quem são estas coisas eu concebi... Conhece, peço-te, de quem é este selo, e estes lenços, e este cajado". Desta maneira vieram estes dois DESCENDENTES do MESTRE - PEREZ e ZERÁ. Viram? Já havia uma promessa feita a Judá sobre Jesus, mas o interessante foi a forma da organização desta ÁRVORE GENEALÓGICA - isto é, Jesus teria todos os tramas e dramas familiares para que em sua morte todos fossem resgatados de todos estes males familiares.

 

Não importa de onde você tenha sido gerado, o importante é que você tem:

 

O SELO da REDENÇÃO;
O LENÇO manchado do SANGUE do JUSTO e
O CAJADO que lhe guiará mesmo no VALE das SOMBRAS da MORTE.

 

É muito importante saber sobre o MESTRE, de sua GENEALOGIA HUMANA E DIVINA.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida