Estudo bíblico

12. jul, 2014

NOSSA FAMÍLIA DE CADA DIA

(João 3:3)

 

Entre os fariseus havia um homem, príncipe dos judeus, chamado Nicodemos. Notem: Ele era Fariseu, portanto de alta patente POLITICA e RELIGIOSA - Acreditava em Deus, na ressurreição e nos anjos. Um homem de FAMÍLIA, segundo os padrões religiosos - temente a Deus. No entanto, não satisfeito com seu "sangue azul" - aristocracia e muito menos satisfeito com sua religião, ao ouvir falar nEle - de JESUS, por precaução ou vergonha, foi ter de noite com o MESTRE e disse o seguinte: "Rabi, bem sabemos que és MESTRE vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele" (v.2).

 

Algumas coisas temos que considerar:

1ª - NICODEMOS já havia sondado Jesus, pois o chama de RABI - MESTRE;
2ª - NICODEMOS sabia que Jesus havia vindo de Deus;
3ª - NICODEMOS sabia de Seu poder "ninguém pode fazer o que fazes" e
4ª - NICODEMOS sabia de onde havia vindo o MESTRE - de DEUS.

 

Mas, devdido aos padrões religiosos, NICODEMOS não era FAMÍLIA? Esta INSTITUIÇÃO não era o alicerce maior da vida de um FARISEU e PRÍNCIPE judeu, de quem professava o judaísmo? Aliás não se diz que a base dos religiosos de hoje não tem também suas bases no judaísmo?

 

Não, NICODEMOS estava preocupado e nada realizado com seu título de nobreza e muito menos vivia em paz com sua denominação religiosa chamada de fariseu, assim como hoje, tantas denominações e todas carentes, assim como NICODEMOS. Assim como NICODEMOS como existem pessoas buscando JESUS nas escuridões de suas desconfianças e de suas sedes de VERDADE que os púlpitos, orações, oblações, montes e etc., não atingem.

 

O MESTRE responde a NICODEMOS dizendo, assim como nos responde hoje: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não NASCER DE NOVO não pode ver o REINO de DEUS" (V.3).

 

Perceba o verbo "VER".Quem não nascer não pode ver. Você consegue perceber e entender tanta gente cega? Os religiosos estão ainda na barriga da VIDA BIOLÓGICA. Ainda são dependentes de um CORPO, O CORPO DA VIDA, ainda não nasceram - são apenas PROJETOS - PRECISAM NASCER para então ver. Este CORPO NA VIDA RELIGIOSA, sem dúvida nenhuma é de uma necessidade vital. Veja NICODEMOS, se não fosse um religioso não entenderia nada sobre a promessa da VINDA do MESSIAS, mas o que não podemos é ficar dentro do VENTRE DA RELIGIOSIDADE, precisamos nascer de NOVO, isto é, entender nossa vida antes que o MUNDO EXISTISSE e que fomos nEle eleito (Ef. 1:1ss).

 

Precisamos entender que o enxergar as coisas desta vida com os olhos também desta vida não significa muito, continuamos míopes, a palavra do MESTRE para NICODEMOS foi para NASCER de NOVO para que tivessemos NOVOS OLHOS.

 

Está escrito em Atos: "Crê no SENHOR JESUS que será salvo tu é a tua CASA". Este texto está dizendo o que NICODEMOS temia. Será que meu título de PRÍNCIPE e minha denominação judaica, o farisaísmo com a TORÁ não está realizando em mim o EXEMPLO DE PAI de FAMÍLIA verdadeiro? Será que estou errado? Quem sabe NICODEMOS não estava lembrando das famílias de seus antepassados judeus? Davi por exemplo, com tantos problemas com seus filhos, afinal o reino de Davi foi dividido em dois reinos e por seu filho Absalão. Lembrando dos crimes cometidos por Davi com a Berseba e no assassinato de Urias a mando do rei? Quantas famílias hoje estão em pé de guerra por bens, heranças que nunca lutaram para te-las? Uma coisa é certa - AS FAMÍLIAS RELIGIOSAS não vêem, não sabem quem é o MESTRE e muito menos de sua vinda a terra como homem para resgatar exatamente esta INSTITUIÇÃO DESTITUÍDA DA GLÓRIA DE DEUS.

 

Para Jesus, vindo de uma família pobre, onde houve desconfiança, José queria abandonar Maria, vindo de uma GENEALOGIA perigosa onde havia todo tipo de pecado; é só você ler as duas genealogias, uma em Mateus e outra em Lucas que você verá os CRIMES COMETIDOS EM FAMÍLIA.

 

NOSSAS FAMÍLIAS DE CADA DIA - não acreditem que a FAMÍLIA seja o maior bem aqui na terra. Claro que foi projetada para isto, mas sofreu também pelo pecado, daí as separações, as divisões entre irmãos, filhos abandonados, afinal isto não mostra que ao buscar outra mulher ou outro homem o amor que se deveria ter a filhos passa a ficar em segundo plano?

 

Não é verdade que é de dentro da chamada FAMÍLIA que se multiplicam os monstros de CADA DIA?

 

O processo do NASCER de NOVO existe somente em falas, mas falta HOSPITAIS, MÉDICOS E PARTEIRAS (os) para trazer, medicar e dar luz aos que necessitam do NOVO NASCIMENTO. Somente os que nascem biologicamente tem todo um aparato para traze-los a uma vida tão incerta e insegura. Mas os que precisam NASCER de NOVO continuam no VENTRE RELIGIOSO como FETO, dependente de tudo que bebem e comem de seus líderes religiosos, assim como NICODEMOS.

 

Vamos entender o EVANGELHO, o ÚNICO BISTURI que pode nos tirar das trevas do ventre religioso para a maravilhosa luz existente em CRISTO JESUS.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida

 

 

6. jul, 2014

O QUE ESTÁ DENTRO É MAIOR DO QUE ESTÁ FORA DE NÓS?

(Marcos 7)

 

JESUS, tendo em volta dele os fariseus e alguns dos escribas questionando do porque dos seus discípulos comerem pão com as mãos sem as lavar, defendendo assim as tradições dos antigos, bem como o lavar de copos, jarros, vasos de metal e as camas.

 

Perguntaram os fariseus também do porque dos discípulos de Jesus não andarem segundo as demais tradições. Claro que Jesus respondeu chamando-os de hipócritas, homens que honram com os lábios, mas de coração longe dEle. Fariseus e escribas que abandonando os MANDAMENTOS de DEUS ensinam as tradições dos homens.

 

No versículo 15 Jesus explica dizendo: "Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar mas o que sai dele, isto é que contamina o homem".

 

Em casa, os discípulos atônitos e Jesus percebendo a falta de entendimento entre eles diz: "... Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar; porque não entra no seu CORAÇÃO, mas no ventre e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?" (v. 18).

 

Já temos informação que a FÉ vem pelo ouvir e ouvir a PALAVRA de DEUS, mas também entendemos que podemos ser CONTAMINADOS por uma "FÉ" errada que não vem de DEUS, portanto as informações que recebemos através de nossos olhos e ouvidos são as informações que vão para nossa MENTE e lá, em nossas MENTES formamos nossas CRENÇAS e de nossas CRENÇAS criamos nossos ALTARES com seus VALORES. Portanto é de lá, de nossos ALTARES que procedem o BEM e o MAL, as BENÇÃOS e as MALDIÇÕES.

 

O QUE VOCÊ TEM GUARDADO DENTRO DE VOCÊ ATRAVÉS DE SEUS OLHARES E OUVIDOS?

 

JESUS fala aos seus discípulos o seguinte: "O que CONTAMINA é o que sai da pessoa. É do CORAÇÃO que vomitamos maus pensamentos, obscenidade, imoralidade, roubo, assassinato, adultério, cobiça, depravação enganos, bebedice, olhar maldoso, calúnia, arrogância, insensatez. Essa é a verdadeira contaminação" (vs. 20-23 versão A Mensagem).

 

Quando lemos na versão Almeida, vemos no v.23: "Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem". Note que o MESTRE não diz que estes males pertencem ao homem, mas que procedem dele e o contamina. São males que herdamos nos erros de nossa ÁRVORE GENEALÓGICA HUMANA ou da ÁRVORE GENEALÓGICA da IMAGEM e SEMELHANÇA DIVINA. Diz a BÍBLIA que fomos feitos PERFEITOS e depois criamos nossas invenções, portanto, quero que você preste bem atenção nisto, Jesus veio nos trazer BOAS NOVAS, dizendo que não fomos feitos CONTAMINADOS ou com ERRO de FABRICAÇÃO. Não temos estes males como NATUREZA DIVINA. Estas contaminações não são HERANÇA de DEUS, nosso PAI.

 

JESUS vasculha nosso interior, e numa busca fantástica busca o nosso melhor e nos mostra qual CAMINHO a seguir.

 

JESUS está dizendo que é maior o "EU", parte primeira, IMAGEM e SEMELHANÇA, que habita em mim e não a parte menor "NÓS", parte segunda, AS INVENÇÕES DOS HOMENS.

 

JESUS está dizendo que "EU" não sou uma MENTIRA;
JESUS está dizendo que "EU" não sou um BLEFE;
JESUS está dizendo que "EU" não sou uma FRAUDE;
JESUS está dizendo que "EU" não sou um CÂNCER;
JESUS está dizendo que "EU" não sou um DROGADO (a);
JESUS está dizendo que "EU" não sou esta pessoa PRESA;
JESUS está dizendo que "EU" não sou esta pessoa HOSPITALIZADA;
JESUS está dizendo que "EU" não sou esta pessoa TRAÍDA;
JESUS está dizendo que "EU" não sou de maus PENSAMENTOS;
JESUS está dizendo que "EU" não sou uma pessoa ADÚLTERA;
JESUS está dizendo que "EU" não sou uma pessoa PROSTITUTA;
JESUS está dizendo que "EU" não sou uma pessoa HOMICIDA;
JESUS está dizendo que "EU" não sou uma pessoa LADRA;
JESUS está dizendo que "EU não sou uma pessoa AVARENTA; INVEJOSA, BLASFEMADORA, SOBERBA e nem LOUCA.

 

JESUS está dizendo que "EU" tenho vida e vida em ABUNDÂNCIA.
"EU" sou PERFEITO;
"EU" sou SAUDÁVEL e
"EU" sou PRÓSPERO.

 

SAIBA MAIS: clique aqui

 

Um bom dia para todos.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida

5. jul, 2014

CURA PARA OS CORAÇÕES QUEBRANTADOS
O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração. (Lucas 4: 18)

CURA PARA OS CORAÇÕES CONTRITOS

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. (Isaías 61: 1)

 

Olá amigos, vamos para mais uma lição tirada da "ESCOLA DO MESTRE" e desta vez queremos levar a você a pensar em seu CORAÇÃO, antes porém seria bom você entender que ele, o seu CORAÇÃO, tem quatro divisões importantes, sendo a primeira as três divisões da ALMA e a quarta uma das divisões do ESPIRITO:

MENTE - alma;
VONTADE - alma;
EMOÇÃO - alma e
CONCIÊNCIA - espírito.

 


Por que estou iniciando assim? Sabemos que o REINO pregado por JESUS não era, não foi e não é este reino humano. Ele não veio travar guerra com ninguém até porque a guerra travada por Ele e por nós não diz respeito à CARNE e nem ao SANGUE. Existe um reino O REINO DAS OPOSIÇÕES, este sim, o REINO DA FALTA DE CONHECIMENTO, o REINO DAS TREVAS que foi e é combatido pelo MESTRE e sua IGREJA, daí o texto: "Nos tirou das TREVAS para a sua maravilhosa LUZ".

 

Não é admissível pensar que todo o MINISTÉRIO do MESTRE e de sua IGREJA esteja unicamente ligado a:
1º - LIBERDADE AOS CATIVOS - prisioneiros do sistema carcerário humano;
2º - DAR VISTA AOS CEGOS - fazer o cego ver o faz melhor cristão?;
3º - LIBERTAR OS OPRIMIDOS - a ALMA tem seus problemas terrenos, homem animal;
4º - ANUNCIAR O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR - este sim, MINISTÉRIO único.

 

O MINISTÉRIO do MESTRE vai à raiz destes PROBLEMAS, não está escrito que "não existe MALDIÇÃO sem causa?"(Provébios 26.2)

 

Em Isaías fala de CORAÇÕES CONTRITOS é já em Lucas CORAÇÕES QUEBRANTADOS mas o MESTRE em Mateus 5 fala dos BEM-AVENTURADOS de CORAÇÃO LIMPO e isto me faz pensar muito no que os RELIGIOSOS pensam sobre CORAÇÃO.

 

Eu tenho conversado com muitas pessoas. Trabalho todos os dias com pessoas de classes diferentes com seus credos, dificuldades, erros, acertos, claro sob o grifo de suas CRENÇAS que determina seus VALORES, mas existe algo em comum: A CONTRIÇÃO e O QUEBRANTAMENTO.

 

Vejo CONTRIÇÃO religiosa, medo e uma maneira muito parecida em agradarem a DEUS por meio de oblações e COMPRAS das INDULGÊNCIAS. Claro, hoje já bem mais camufladas. Mas são pessoas piedosas, independentemente de sua bandeira religiosa, temem a um deus que os aterroriza nas várias formas doutrinárias que as obrigam à rituais leves, outros pesados, inclusive sacrifícios de humanos e de animais. Mantem estas pessoas prisioneiras de um poder paralelo naquilo que chamamos de GUERRA INFLAMADA DO DIABO.

 

Vejo pessoas QUEBRANTADAS com sentimento profundo em CAUSAS SOCIAIS. Pessoas que perderam seus filhos para as DROGAS, para a PROSTITUÇÃO, para o CRIME - pessoas que com seus CORAÇÕES doloridos tem suas MENTES, VONTADES, EMOÇÕES e as suas CONSCIÊNCIAS quebrantadas do SOFRER, portanto, essas pessoas com tais sentimentos de PERDAS, com uma EMOÇÃO elevadíssima de PREJUIZO, vamos incluir também os problemas nos LARES, que chamamos de FAMÍLIA, que também sofreu grande prejuízo com a "DESTITUIÇÃO da GLÓRIA de DEUS", deixando o sentido exato de FAMÍLIA para verdadeiros duelos na guerra por heranças.

 

São estas pessoas, com tais CORAÇÕES, que o MESTRE ministra para transformá-los em "OS DE LIMPO CORAÇÃO", tirando todas estas mágoas, limpando-os de todos os prejuízos, fazendo aquele transplante como consta em Ezequiel: "Tirarei seu coração de pedra e lhe darei um coração de carne".

 

Quando o mestre fala da cegueira, das prisões que levam as pessoas à OPRESSÃO, Ele está dizendo que todos estes males vem de dentro do homem, pois é de lá que procedem todos os males e Ele, eventualmente fez curas, que foram paliativas, afinal todas estas pessoas morreram sem entender quem Ele era. Você se lembra dos dez leprosos curados? Apenas um voltou para agradecer. Mas todo o trabalho de base feito pelo MESTRE, este tem se perpetuado e eu sou uma prova real deste MINISTÉRIO do MESTRE e de seus APÓSTOLOS e DISCÍPULOS em minha vida - ALMA e ESPÍRITO.

 

SAIBA MAIS: clique aqui

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida

5. jul, 2014

"POR QUE TE ABATES MINHA ALMA E TE COMOVES PERDENDO A CALMA?"

 

Logo, no capítulo cinco de Mateus, início do MINISTÉRIO TERRENO DO MESTRE, Ele percebendo que estava atraindo multidões, chama-as a um monte e alí começou a ensinar a todos.

 

Eram várias as necessidades, afinal Israel estava sob jugo romano. Havia uma grande confusão de línguas, de filosofias, doutrinas tanto religiosas como políticas. A fome consumia o povo e os impostos tirava de todo povo Hebreu sua dignidade, saúde, fé, amor e a certeza de dias melhores.

 

O povo precisava urgentemente de um LÍDER. Creio que pensava na possibilidade de um novo MOISÉS.

 

Havia uma profecia antiga de um MESSIAS que viria libertar o povo, mas nunca imaginariam que seria um homem da TRIBO de JUDÁ, da região da GALILEIA, tem até um texto que diz se destas paragens podeira saria alguém que prestasse. "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê." (João 1:46)

 

Mas as necessidades eram enormes e ELE chega com trinta anos com mãos calosas, musculos rígidos e sem beleza aparente nenhuma, segundo o retrato falado do Profeta Isaías ("Ele não tinha beleza, nem formosura e, olhando nós para Ele não havia boa aparência Nele, para que O desejássemos". [Isaías 53:2]), e se fez acompanhar de doze homens simples, sem notoriedade política ou mesmo religiosa, um exército de doze "mortos de fome", mas que se deixaram lapidar pelo CARPINTEIRO DE NAZARÉ.

 

Não estamos diferentes hoje daqueles dias. Estamos esperando exatamente a mesma coisa que os hebreus da época esperavam: Mudanças radicais e espetaculares. Esperamos ver destruídos todos os nossos problemas para desfrutarmos a famosa "sombra e água fresca".

 

É claro que Ele já havia resolvido seu problema nos dias que ficou no deserto, afinal Ele queria o poder político em sua mãos e podia mudar toda a situação de submissão escrava de seu povo, mas disse não ser a NAÇÃO DE ISRAEL o REINO de seu PAI. Ele sabia que todo o problema social e político de seu povo era um problema criado por ela mesmo. O problema era de base, de raízes, portanto era lá que estava a doença e seria lá o local onde o machado teria que cortar.

 

Ele então disse a este povo desesperado de tudo:


"... nada mais têm para oferecer. Quando você saem de cena, há mais de DEUS e do seu governo" (Mt. 5:3) - Os pobres de espírito são os que sabem que nada sabem e esperam do GOVERNO MAIOR;
"... os que sofrem por perdas, mas acham abraços do amor supremo" (v.4) - são sempre consolados;
"... se contentam com o que são, pois assim verão como os orgulhosos dono de tudo não podem sere comprado" (v.5) - a terra será dos mansos como herança;
"... os que sentem fome de Deus. Ele é comida e bebida - alimento incomparável" (v. 6) - serão fartos;
" que se preocupam com o bem-estar dos outros. Na hora em que precisarem de ajuda, também receberão cuidado" (v.7) - os misericordiosos - alcançarão misericórdia;
" os que puseram em ordem seu mundo interior, com a MENTE e o CORAÇÃO no lugar certo. Assim, vocês poderão ver Deus no mundo exterior" (v.8) - os limpo de CORAÇÃO verão a Deus;
"... que conseguem mostrar que COOPERAR é melhor que BRIGAR ou COMPETIR. Desse modo, irão descobri quem vocês realmente são e o lugar que ocupam na FAMÍLIA de Deus" (v. 9) - os pacificadores filhos de Deus;
"... vocês, cujo compromisso com Deus atrai perseguição. A perseguição os fará avançar cada vez mais no REINO de DEUS" (V.10) - os sofredores por serem justo em Deus;
"E isso é tudo. Considerem-se abençoados sempre que forem agredidos, expulsos ou caluniados pra me desacreditar. Isso significa que a verdade está perto de você o suficiente para os consolar - consolo que os outros não têm. Alegrem-se quando isso acontecer. Comemorem, porque, ainda que eles não gostem disso, eu gosto! E os céus aplaudem, pois sabem que vocês estão em boa companhia. Meus profetas e minhas testemunhas sempre enfrentarem essa mesma dificuldade" (vs 11-12 versão A Mensagem).

 

Gostaria que estas BEM-AVENTURANÇAS você fizesse uma aplicação em sua vida e busque em cada um destes ITENS, a FERRAMENTA que servirá perfeitamente para aquilo que você chama de problema, digo, que você acha, porque Ele na cruz levou todos os nossos problemas. O que temos hoje é apenas um EXERCÍCIO para a MEMÓRIA, lembrar onde teríamos caído e dá a Ele todas as honras, pois não dá para imaginar onde estaríamos sem Ele e o que hoje faríamos sem Eles nestes nossos EXERCÍCIOS DIÁRIOS.

 

Abraços e obrigado.

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida