12. jul, 2014

"A ESCOLA DO MESTRE" - Aula 37

NOSSA FAMÍLIA DE CADA DIA

(João 3:3)

 

Entre os fariseus havia um homem, príncipe dos judeus, chamado Nicodemos. Notem: Ele era Fariseu, portanto de alta patente POLITICA e RELIGIOSA - Acreditava em Deus, na ressurreição e nos anjos. Um homem de FAMÍLIA, segundo os padrões religiosos - temente a Deus. No entanto, não satisfeito com seu "sangue azul" - aristocracia e muito menos satisfeito com sua religião, ao ouvir falar nEle - de JESUS, por precaução ou vergonha, foi ter de noite com o MESTRE e disse o seguinte: "Rabi, bem sabemos que és MESTRE vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele" (v.2).

 

Algumas coisas temos que considerar:

1ª - NICODEMOS já havia sondado Jesus, pois o chama de RABI - MESTRE;
2ª - NICODEMOS sabia que Jesus havia vindo de Deus;
3ª - NICODEMOS sabia de Seu poder "ninguém pode fazer o que fazes" e
4ª - NICODEMOS sabia de onde havia vindo o MESTRE - de DEUS.

 

Mas, devdido aos padrões religiosos, NICODEMOS não era FAMÍLIA? Esta INSTITUIÇÃO não era o alicerce maior da vida de um FARISEU e PRÍNCIPE judeu, de quem professava o judaísmo? Aliás não se diz que a base dos religiosos de hoje não tem também suas bases no judaísmo?

 

Não, NICODEMOS estava preocupado e nada realizado com seu título de nobreza e muito menos vivia em paz com sua denominação religiosa chamada de fariseu, assim como hoje, tantas denominações e todas carentes, assim como NICODEMOS. Assim como NICODEMOS como existem pessoas buscando JESUS nas escuridões de suas desconfianças e de suas sedes de VERDADE que os púlpitos, orações, oblações, montes e etc., não atingem.

 

O MESTRE responde a NICODEMOS dizendo, assim como nos responde hoje: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não NASCER DE NOVO não pode ver o REINO de DEUS" (V.3).

 

Perceba o verbo "VER".Quem não nascer não pode ver. Você consegue perceber e entender tanta gente cega? Os religiosos estão ainda na barriga da VIDA BIOLÓGICA. Ainda são dependentes de um CORPO, O CORPO DA VIDA, ainda não nasceram - são apenas PROJETOS - PRECISAM NASCER para então ver. Este CORPO NA VIDA RELIGIOSA, sem dúvida nenhuma é de uma necessidade vital. Veja NICODEMOS, se não fosse um religioso não entenderia nada sobre a promessa da VINDA do MESSIAS, mas o que não podemos é ficar dentro do VENTRE DA RELIGIOSIDADE, precisamos nascer de NOVO, isto é, entender nossa vida antes que o MUNDO EXISTISSE e que fomos nEle eleito (Ef. 1:1ss).

 

Precisamos entender que o enxergar as coisas desta vida com os olhos também desta vida não significa muito, continuamos míopes, a palavra do MESTRE para NICODEMOS foi para NASCER de NOVO para que tivessemos NOVOS OLHOS.

 

Está escrito em Atos: "Crê no SENHOR JESUS que será salvo tu é a tua CASA". Este texto está dizendo o que NICODEMOS temia. Será que meu título de PRÍNCIPE e minha denominação judaica, o farisaísmo com a TORÁ não está realizando em mim o EXEMPLO DE PAI de FAMÍLIA verdadeiro? Será que estou errado? Quem sabe NICODEMOS não estava lembrando das famílias de seus antepassados judeus? Davi por exemplo, com tantos problemas com seus filhos, afinal o reino de Davi foi dividido em dois reinos e por seu filho Absalão. Lembrando dos crimes cometidos por Davi com a Berseba e no assassinato de Urias a mando do rei? Quantas famílias hoje estão em pé de guerra por bens, heranças que nunca lutaram para te-las? Uma coisa é certa - AS FAMÍLIAS RELIGIOSAS não vêem, não sabem quem é o MESTRE e muito menos de sua vinda a terra como homem para resgatar exatamente esta INSTITUIÇÃO DESTITUÍDA DA GLÓRIA DE DEUS.

 

Para Jesus, vindo de uma família pobre, onde houve desconfiança, José queria abandonar Maria, vindo de uma GENEALOGIA perigosa onde havia todo tipo de pecado; é só você ler as duas genealogias, uma em Mateus e outra em Lucas que você verá os CRIMES COMETIDOS EM FAMÍLIA.

 

NOSSAS FAMÍLIAS DE CADA DIA - não acreditem que a FAMÍLIA seja o maior bem aqui na terra. Claro que foi projetada para isto, mas sofreu também pelo pecado, daí as separações, as divisões entre irmãos, filhos abandonados, afinal isto não mostra que ao buscar outra mulher ou outro homem o amor que se deveria ter a filhos passa a ficar em segundo plano?

 

Não é verdade que é de dentro da chamada FAMÍLIA que se multiplicam os monstros de CADA DIA?

 

O processo do NASCER de NOVO existe somente em falas, mas falta HOSPITAIS, MÉDICOS E PARTEIRAS (os) para trazer, medicar e dar luz aos que necessitam do NOVO NASCIMENTO. Somente os que nascem biologicamente tem todo um aparato para traze-los a uma vida tão incerta e insegura. Mas os que precisam NASCER de NOVO continuam no VENTRE RELIGIOSO como FETO, dependente de tudo que bebem e comem de seus líderes religiosos, assim como NICODEMOS.

 

Vamos entender o EVANGELHO, o ÚNICO BISTURI que pode nos tirar das trevas do ventre religioso para a maravilhosa luz existente em CRISTO JESUS.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida