29. jul, 2014

HERMENÊUTICA BÍBLICA - (Aula 17)

HERMENÊUTICA BÍBLICA: INTERPRETAÇÃO E INTERPRETAÇÕES

 

As décadas passadas viram um grande florescer dos estudos sobre teoria hermenêutica bíblica e história de interpretação do Antigo Testamento (AT) e do Novo Testamento (NT).

 

Hoje se reconhece que a história da exegese arranca das origens da própria Bíblia. Uns livros bíblicos interpretam outros, os mais recentes aos mais antigos. As interpolações ou reelaborações de textos não são imediatamente consideradas como meros subprodutos de uma época decadente e tardia, mas como testemunhas da exegese judaica, predecessora cristã.

 

Cobrou enorme importância o estudo da literatura apócrifa, cuja razão de ser é em grande parte comentar e interpretar a literatura canônica. Constitui, por outro lado, o substrato literário imediato do nascimento do NT. A versão LXX e a literatura judaica helenística, do mesmo modo como os escritos da comunidade de Qumrã, são estudadas também do ponto de vista de sua relação com o AT, que lhes serve de fone inspirador e de manancial exegético.

 

Estudou-se com intensidade a exegese que os escritos do NT fazem dos livros do AT, chegando-se a qualificar o NT, em muitas ocasiões, como uma espécie de grande midraxe do AT. O estudo dos targumim e, em particular, do targum NEOPHYTI, FORAM NESTE SENTIDO ESPECIALMENTE FRUTÍFEROS.

 

Presta-se atenção especial ao estudo dos métodos praticados na exegese judaica, desenvolvida mais tarde também pela exegese cristão.

 

Notas: (fonte - Wikipédia)

 

Targum (do Hebraico תרגום , no plural targumim) é o nome dado às traduções, paráfrases e comentários em aramaico da Bíblia hebraica (Tanakh) escritas e compiladas em Israel e Babilônia, da época do Segundo Templo até o início da Idade Média, utilizadas para facilitar o entendimento aos judeus que não falavam o hebraico como língua mãe, e sim o aramaico. Os dois targumim mais conhecidos são o Targum Onkelos sobre a Torá e o Targum Jonatã ben Uziel sobre os Nevi'im (profetas).

 

Targum Neofiti (ou Targum Neophyti) é a maior do Oeste Targumim sobre a Torá ou palestino Targumim. Mais do que uma mera tradução dos textos hebraicos para o aramaico, Neofiti oferece longas expansões sobre o texto bíblico em vários lugares.

 

Exegese é a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário.

 

Hermenêutica tem origem grega, que primariamente tem o significado de interpretar, expor, explicar. Aa hermenêutica analisa o texto e o contexto, tornando-se imprescindíveis elementos como fator histórico, momento político em que o texto ou livro fora escrito, fator social, cultura, econômico, etc. A hermenêutica também tem entre seus principais aspectos a semântica, algo que é imprescindível à exegese, logo, podemos dizer que a exegese é extremamente relevante para execução da hermenêutica.

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida