15. nov, 2014

A COMPLEXIDADE DO HEBRAICO - (Aula 31)

A formação das coleções de livros bíblicos, assim como a transmissão tradução e interpretação do texto dos mesmos, deu-se ao longo dos séculos, o que corresponde o uso do hebraico bíblico tardio e ao hebraico de Qumrã. O hebraico clássico e o pós-bíblico coexistiram por algum tempo.

 

A obra do Cronista e dos livros do Qohelet e Ester mostram evolução da língua nos períodos pérsia e grego. A forma do pronome 'anokî, "eu", é substitutiva com frequência pela de 'anî, e a foram do pronome relativo 'aser por -se. Precisamente o desejo de traduzir de modo diferentes as duas formas do pronome 'anokî - 'anî dará origem a uma das características mais chamativas da recensão grega proto-teodociônica a versão anokî = egô eimí, frente à correspondência mais simples e correta em grego 'anokî\'anî - egô. No hebraico pós-bíblico o sistema do waw consecutivo começa também a descompor-se. As inovações léxicas do hebraico pós-bíblico são em geral, embora não sempre, empréstimos do aramaico: gibbel ("receber"), zeman ("tempo"), kaser ("conveniente"), 'inyan (ASSUNTO") etc. Exemplo de empréstimo persa é o termo dat ("decreto"). O influxo do grego no hebraico bibico dos livros canônicos é quase nulo.

 

o HEBRAICO MIXNAICO CONTÉM ALGUNS ELEMENTOS GENUINAMENTE SEMÍTICOS, QUE NÃO SE ENCONTRAM NO HEBRAICO BÍBLICO E CARECE, A CONTRÁRIO, DE OUTROS COMUNS DO HEBRAICO BÍBLICO E O ARAMAICO, desprovida de todo apoio numa língua viva, desenhada especialmente para as discussões rabínicas. A gramático, o léxico e o estilo literário do hebraico mixnaico repousam sobre a base de um hebraico coloquial cujo uso sobreviveu durante esta época embora não estivesse generalizado artificial, senão que se inscreve perfeitamente na evolução linguística da língua hebraico bíblica com características próprias. Um anel importante nesta evolução constitui o hebraico atestado no Rolo de Cobre e nas cartas de Bar Kokba.

 

Leia também a aula anterior: CLIQUE AQUI

 

 

Israel Sarlo 

www.facebook.com/caminhoeavida