4. set, 2014

ESCATOLOGIA: AULA 06 - Daniel x Apocalipse

O MOMENTO PROFÉTICO ATUAL

 

O livro de Apocalipse de João não é um livro de doutrinas, mas a "revelação de Jesus Cristo que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer". (Ap.1:1-3). Não deve ser visto como uma exposição cronológica, a não ser em algumas partes, porém é a exposição crescente da vitória final de Jesus Cristo e sua Igreja sobre a oposição (Satanás). É a derrota final da oposição e seu lançamento no inferno (lago de fogo). Fala do juízo final e do estabelecimento da justiça de Deus na terra. Fala da vitória da vida sobre a morte, da vitória do bem sobre o mal.

 

Ap. 12 e 13. Ap.18 – Parcial – Babilônia – Iraque – Jr.50, 51.

 

O NOVO IMPÉRIO ROMANO. AS DEZ NAÇÕES DO MERCADO COMUM EUROPEU.

Visão da estátua de Nabucodonosor e a 2ª visão de Daniel – Apocalipse.
A besta com sete cabeças e dez chifres (ilustrações).

 

O JULGAMENTO DAS NAÇÕES NA VINDA DO SENHOR JESUS. (Mt. 25:31-46).

O critério de julgamento das nações na vinda do Senhor será conforme os homens trataram os cristãos durante a grande tribulação, período de governo do anticristo, quando muitos irmãos serão perseguidos, atormentados e mortos durante 42 meses, 1260 dias, 3,5 anos – Mt. 24:21, 22; Ap.13:5-7; 11:3, 7.

 

Personagens envolvidos:
- Jesus, o Filho do homem, o Rei.
- Seus pequeninos irmãos (igreja recém arrebatada em Mt. 24:31); ainda Mt. 10:40-42.
- Ovelhas – galardão; herdarão a Terra, reino natural preparado para o Adão desde a - fundação do mundo, (Mt 25:34).
- Bodes – (Mt 25:41), eliminados da face do Senhor – 2ª Ts. 1:6-10; Ap.11:15 a 18.
Sobre as ovelhas (justos) e os bodes (ímpios), veja Sl. 37:9-22.

 

Profecias de Daniel Sobre os Impérios Mundiais que Antecederão o Reino de Deus Visível, ou Escatológico.

Daniel viveu no final do período quando Israel e Judá foram divididos.
Depois do reinado de Salomão, os reinos que eram formados pelas doze tribos, foram divididos:
Dez tribos formaram o Reino do Norte (ou Israel).
Duas tribos formaram o Reino do Sul (ou Judá).
O Reino do Norte, Israel, foi tomado pela Assíria em 722 ªC.; o Reino do Sul, Judá, foi tomado, finalmente, por Nabucodonosor, rei da Babilônia, em sua terceira invasão em 586 ªC. Daniel foi levado cativo para a Babilônia no final do Reino do Sul, com 16 anos, durante a primeira invasão de Nabucodonosor no ano 605 ªC. Oito anos mais tarde, Ezequiel foi levado também cativo, durante a Segunda invasão. Daniel viveu mais de 90 anos e viu a queda do reino babilônico e o estabelecimento do Império Medo-Persa. Ocupou cargos importantes sob o reinado de Nabucodonosor, Belsazar, Dário e Ciro.

 

As profecias de Daniel tratam da história das nações desde Nabucodonosor (Babilônia) até o estabelecimento do Milênio, que será inaugurado com a Segunda vinda de Jesus Cristo, a Pedra cortada sem auxílio de mãos (Dn. 2:34, 35). Abrange a seqüência dos reinos nos "tempos dos gentios" até seu fim que culminará com a volta de Jesus.

 

Curiosamente, o governo gentio ou os "tempos dos gentios "começa e termina com uma grande imagem (Dn.2:31; Ap.13:14,15). Este período dos gentios está ligado diretamente à história de Israel e iniciou com o cativeiro babilônico, pois desde então Israel tem sido, como disse Jesus, "pisada pelos gentios" (Lc. 21:24).

 

O livro do profeta Daniel e o Apocalipse do apóstolo João, são dois livros que se completam. O livro de Daniel é a chave para entendermos o Apocalipse de João e é conhecido como o Apocalipse do Velho Testamento. Ambos tratam da revelação do Anticristo, da Tribulação, da Segunda vinda de Jesus, do Milênio e do Juízo Final. Enquanto Daniel é um "livro selado" até o "tempo do fim"; Apocalipse é um "livro aberto", porque "o tempo está próximo".

 

DANIEL - APOCALIPSE

1ª - A visão se refere a 1ª - Revelação de Jesus Cristo
"Dias ainda mui distantes" para mostrar as coisas que (Dn 8:26) "breve devem acontecer... pois o tempo está próximo".

 

2ª - A ordem dada a Daniel foi 2ª - A ordem dada a João foi para encerrar as palavras para não selar as palavras, e selar o livro porque o tempo está próximo (Ap 1:1,3). "tempo do fim". (Dn 12:4,9). "Certamente venho sem demora. Amem. Vem Senhor Jesus" (Ap 22:10, 20).

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida