3. out, 2014

ESCATOLOGIA: AULA 11 - As últimas potências

AS ÚLTIMAS POTÊNCIAS MUNDIAIS E O MERCADO COMUM EUROPEU.

 

Já vimos que "nos últimos dias destes reis", ou seja, nos dias dos dez reinos representados pelos dedos da estátua, "o Deus do céu levantará um reino" com as seguintes características:

1ª- NÃO SERÁ JAMAIS DESTRUÍDO;
2ª- NÃO PASSARÁ A OUTRO POVO;
3ª- ESMIUÇARÁ E CONSUMIRÁ TODOS ESTES DEZ REINOS;
4ª- SERÁ ESTABELECIDO PARA SEMPRE.

 

Historicamente, sabemos que este reino nunca existiu e que, portanto ainda será estabelecido, não por homem algum, mas Deus do céu é quem o estabelecerá. Este reino será o de Jesus Cristo quando ele voltar (Dn. 7:13,14,27; Lc.1:32,33; Ap.19:13-15).

 

Ora, se este é o reino de Jesus a ser estabelecido na sua vinda futura, então quem serão estas "dez nações" ou "dez reinos" futuros, representados pelos dez dedos da estátua, profecia que ainda não cumpriu, já que a profecia de Daniel está ligada ao passado histórico e ao tempo do fim?

 

Passado histórico, porque Daniel 2:37-40 já ocorreu e faz parte da história antiga. Ao tempo do fim, porque os versículos de Dn. 2:41 e 45 ainda não se cumpriram. Entre os versículos 40 e 41 existe um intervalo profético, indicando o tempo necessário para a reedificação de um "NOVO IMPÉRIO ROMANO", que após um período histórico de eclipse, irá reaparecer nos dias que antecederão o retorno de Jesus Cristo... Napoleão, Mussolini, Hitler tentaram isto, porém falharam.

 

Será que existe hoje algo que se encaixe dentro da profecia, ou seja, alguma "coligação de nações" na área onde antigamente existiu o Império Romano? Sim. Os estudiosos de Escatologia admitem que esta "coligação de nações é o MERCADO COMUM EUROPEU", fundado em 25 de Março de 1957, mediante a assinatura do Tratado de Roma. Inicialmente eram "SEIS", porém agora são "DEZ" nações, tendo a cidade de ROMA como sede oficial.

 

As dez nações que compõem o MERCADO COMUM EUROPEU se originaram, respectivamente, das "DEZ" nações que surgiram com o fim do Império Romano:
Alemanha
França
Bélgica
Holanda
Inglaterra
Luxemburgo
Irlanda
Dinamarca
Itália
Grécia.

 

O Governo do Anticristo: Tudo indica que é daí, isto é, destas DEZ nações que compõem o MERCADO COMUM EUROPEU, destes "Dez Chifres", ou dez reinos, considerado como o "NOVO IMPÉRIO ROMANO", é que surgirá o Anticristo, a Besta do Apocalipse. Compararemos Daniel com Apocalipse:

 

DANIEL

1. "E eis aqui o quarto animal, terrível, epantoso... e tinha dez chifres" (Dn 7:7)

2. Entre os dez chifres, apareceu outro pequeno, "e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava com insolência. Proferirá palavras contra O Altíssimo, magoará os Santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois pempos e metade dum tempo" (Dn 7:8,25)

 

APOCALÍPSE

1. "Vi emergir do mar uma besta, que tinha dez chifres..." (Ap.13:1) 

2. A besta recebe do dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade. "Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogância e blasfêmia, e autoridade para agir quarenta e dois meses; e abriu a boca em blasfêmia contra Deus; Foi-lhe dado também que pelejasse contra os santos e os vencesse." (Ap. 13:2-7)

 

O fim do governo do Anticristo se dará com o retorno do senhor Jesus Cristo, a Pedra que virá e reduzirá tudo a pó. Os judeus tropeçaram nesta Pedra e foram feitos em pedaços, espalhados e perseguidos por todo o mundo até hoje. (Lc. 20:17-18)

 

(Escatologia é um assunto que teremos sempre que estudar. Você tem interesse? Consulte-nos sobre esta possibilidade)

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida