9. ago, 2014

HEBREUS - AULA 7

JESUS É A PORTA E O CAMINHO DE ACESSO AO DESCANSO DE DEUS.

 

Somente através de Jesus temos acesso à comunhão com Deus. Jesus é a porta de entrada e o caminho para a salvação completa – o descanso de Deus.

 

A – Jesus e os Símbolos: "Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo" (Jo 10:9).

 

1. Jesus é a Porta (Jo 10:9).
2. Jesus é o Caminho (Jo 14:6).
3. Jesus é o Senhor do Descanso (Mt 12:8).
4. Jesus é Sumo-Sacerdote Nomeado por Deus Para Sempre (Hb 5:20; 6:20).

 

Jesus afirma que somente por ele o homem pode ter acesso a Deus. Observe João 10:9 e 14:6 as afirmações do Senhor:
1. "Se alguém entrar por mim..."
2. "Ninguém vem ao Pai senão por mim".

 

Jesus é a Porta e o Caminho de retorno ao jardim. Em Gênesis 3:24 observamos o caminho de acesso à vida eterna. Ele foi guardado até a plenitude dos tempos, quando Deus enviou o Seu Filho ao mundo. Agora somos filhos, herdeiros do descanso (Gl 4:4-7).

 

Jesus é "O Caminho" o "Novo e Vivo Caminho" de acesso ao jardim, ao descanso de Deus, ao trono da graça, ao Santo dos Santos! "Tendo, pois, irmão, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho..." (Hb 10:19 + Jr 6: 16).

 

 

B – Jesus e As Moradas de Sua Noiva - "Na casa de meu Pai há muitas moradas... vou preparar-vos lugar... para que onde eu estou estejais vós também... Vós conheceis o caminho (para chegará casa do Pai). Disse-lhe Tomé:... como poderemos conhecer o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14:1-6).

 

Em Jesus encontramos descanso para nossas almas; isto significa que posso sentir descanso, segurança e paz. Nele hoje, agora (Mt 11:28-30 + Jo 14:27; Fp 4:7; Cl 3:15).


Jesus é o meu Pastor e, portanto nele eu tenho descanso e morada eterna (segurança que Ele consumou a obra da minha salvação): "Ele me faz repousar (agora) em pastos verdejantes (repousar, descansar); guia-me mansamente para junto das águas de descanso; refrigera (descansa) a minha alma..." (Sl 23).

 

Lembre-se que a alma é a sede do sentimento, do raciocínio, por isso podemos sentir e afirmar que nós, que cremos, estamos no descanso.

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida