3. ago, 2014

O PODER CRIADOR DA PALAVRA (1ª Parte)

Estamos estudando vários assuntos ao mesmo tempo e nossa base textual está em Atos dos Apóstolos 19. Estamos falando do:
1º - BATISMO do ARREPENDIMENTO;
2º - BATISMO do ESPÍRITO SANTO e
3º - PALAVRA – PODER CRIADOR ou DESTRUIDOR.

 

Falamos sobre:
1º- MAQUINA e PROGRAMA;
2º - INCUBAÇÃO: Uma Lei da Fé;
3º - SUBSTÂNCIA Que Gera a Fé e
4º - USAMOS CRER COM O CORAÇÃO E TESTEMUNHAMOS COM A BOCA.

 

Há certos passos que devemos dar para que a fé seja incubada adequadamente, e existe uma verdade central que devemos aprender acerca do REINO em que a fé opera. Há também um princípio básico acerca da PALAVRA falada que devemos compreender. Portanto, desejo falar-lhe a respeito do PODER CRIADOR DA PALAVRA FALADA e porque seu uso é de grande importância.

 

Por que gosto de frequentar os templos? Você já imaginou do por que os TRIOS ELÉTRICOS e BLOCOS DE CARNAVAL ou ESCOLAS de SAMBA arrastam multidões? A comoção, ou o histerismo coletivo unem as pessoas criando situações maravilhosas ou péssimas.

 

Quando nos reunimos nos templos religiosos e quando todos concordam com esta música ou aquela oração ou palavra existe uma comoção forte. É elevado o nível emocional. Se a razão for boa, produtiva, claro que tudo será bom. Imagine quando pessoas se juntam, com suas dores, problemas e ouve músicas com palavras confortantes, claro que haverá cura, pois fé pode ser natural, em primeira instancia, pois é o ouvir e ouvir é do homem. Logo isto passa para outra instância, caso haja conhecimento do Evangelho, a coisa passa a ser espiritual.

 

Existem várias descobertas médicas sobre o funcionamento do cérebro, pois o cérebro é o centro da fala e controla todos os outros nervos. No campo da neurologia, os pregadores tem grande poder e passam a ter domínio sobre as pessoas através da fala.

 

Na BÍBLIA, Tiago nos fala claramente sobre isto, fala do poder da língua e do centro da fala – A língua é o menor membro do nosso corpo, mas pode dominá-lo inteiramente – vejamos:

 

"... Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo s seu corpo. Vede também às naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro e glória-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno... nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal, pois com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens feitos à semelhança de Deus: de uma mesma boca procede à bênção e maldição. Meus irmãos não convêm que isto se faça assim... Assim, tão pouco pode uma fonte dar água salgado e doce". (Tg. 3:2-12).

 

A língua é o menor membro de nosso corpo, mas pode dominá-lo inteiramente. O centro nervoso da fala tem poder sobre todo o corpo e que o simples fato de falar pode dar controle à pessoa sobre seu corpo de manipulá-lo da maneira que bem desejar.

 

Se alguém diz que vai ficar fraco, imediatamente todos os nervos recebem essa mensagem e dizem entre eles para se prepararem para enfraquecerem, pois receberam instruções da central de comunicação de que devem ficar fracos.

 

Se disser que somos velhos... sou velho demais, estou cansado e não posso fazer nada, então de imediato o controle central da fala responde, dando ordens para esse efeito. Os nervos respondem sim, que somos velhos. Ai estaremos prontos para a sepultura. Penso que o homem nunca deveria se aposentar. Uma vez que se aposenta, fica repetindo para si mesmo que é aposentado, e todos os nervos começam a reagir de acordo com essa afirmação, tornando-se menos ativos e prontos para uma morte rápida.

 

Toda palavra falada é a criação de uma vida pessoal de êxito. As pessoas logo se acostumam a falar de maneira negativa, por exemplo: rapaz, como sou pobre!; Não tenho dinheiro nem para ofertar... Não pode ser rica por não receber do centro nervoso a ordem contrária. Coisas iguais se atraem, e, uma vez que você age como se fosse uma pessoa pobre; essa atração, se permanece consistente, permitirá que viva sempre na pobreza.

 

A ciência médica recentemente descobriu esse princípio. A ciência diz que as pessoas deveriam dizer a si mesmos que são jovens. São capazes. Que podem fazer o trabalho de um jovem. Não importa qual seja sua idade cronológica. Os nervos dessas pessoas rejuvenescerão, recebendo poder e força do centro nervoso.

 

A BÍBLIA diz que quem controla sua língua controla o corpo inteiro. O que você fala, você obtém. Se continuar a dizer que é pobre, seu sistema ficará condicionado a atrair a pobreza, e você se sentirá à vontade com ela; prefere ser pobre. Mas se a pessoa se mantém dizendo que é capaz, que pode alcançar o êxito, então todo o corpo será levado ao êxito. Estará pronta a enfrentar qualquer desafio e a vencê-lo. Esse é o motivo pelo qual nunca se deva falar de maneira negativa.

 

Antes que as pessoas mudem, devem mudar sua linguagem, daí a mente sã para um corpo são, pois muitos possuem corpos sãos, tendo mentes doentias, no entanto, durante a vida as pessoas semeiam as más sementes que brotarão no futuro o que não presta, não está assim escrito: o semear do trigo e a noite o joio? Se não mudarem a maneira de falar, não mudarão a si mesmos. Deseja ver seus filhos transformados, primeiro deve ensinar-lhes a usar a linguagem adequada. Se almeja ver jovens rebeldes e irresponsáveis transformados em adultos responsáveis, deve ensinar-lhes essa nova linguagem. Era disto que Paulo falou aos Efésios lá em Atos 19.

 

Onde podemos aprender essa nova linguagem? No melhor livro de línguas de todos - BÍBLIA. Leia a BÍBLIA do Gênesis ao Apocalipse. Adquira a linguagem bíblica, fala palavras de fé, alimente seu sistema nervoso com vocabulário construtivo, progressivo, produtivo, e vitorioso. Enuncie essas palavras; continue a repeti-las, de modo que tenham controle de seu corpo inteiro. Assim, você se tornará vitorioso, pois estará completamente condicionado a enfrentar seu ambiente e suas circunstâncias e a alcançar o êxito. Essa é a primeira razão importante para usar a palavra falada: criar o poder de ter uma vida pessoal de êxito.

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida