20. ago, 2014

"ESCOLA DO MESTRE" - Aula 46

HOLOCAUSTO

"Ide por todo o mundo, pregai o EVANGLEHO a toda criatura"
(Marcos 15:15)

 

A palavra original é derivada de uma raiz que significa ‘ascender’, e aplicava-se à oferta que era inteiramente consumida pelo fogo e no seu fumo subia até Deus. Uma pormenorizada descrição dos holocaustos se pode ler nos primeiros capítulos do Levítico. Pertenciam à classe dos sacrifícios expiatórios, isto é, eram oferecidos como expiação daqueles pecados, que os oferentes tinham cometido – eram, também, sacrifícios de ação de graças – e, finalmente, constituíam atos de adoração.

 

Os altares para holocaustos eram invariavelmente edificados com pedras inteiras, à exceção daquele que foi feito para acompanhar os israelitas na sua jornada pelo deserto, e que se achava coberto de chapas de cobre. Os holocaustos, bem como as ofertas de manjares, e as ofertas de paz eram sacrifícios voluntários, sendo diferentes dos sacrifícios pelos pecados, pois estes eram obrigatórios – e tinham eles de ser apresentados de uma maneira uniforme e sistemática, como se acha estabelecido em Lv capitulos 1 a 3. Os três primeiros (holocaustos, ofertas de manjares, e as ofertas de paz) exprimem geralmente a idéia de homenagem, dedicação própria, e ação de graças – e os sacrifícios pelos pecados tinham a idéia de propiciação.

 

Os animais, que serviam para holocaustos, podiam ser reses do rebanho ou da manada, e aves – mas se eram novilhos ou carneiros, ou rolas, tinham de ser machos, sem defeito, e deviam ser inteiramente queimados, sendo o seu sangue derramado sobre o altar, e as suas peles dadas aos sacerdotes para vestuário.

 

Havia holocaustos de manhã e de tarde – e eram especialmente oferecidos todos os sábados, também no primeiro dia de cada mês, nos sete dias dos pães asmos, e no dia da expiação. O animal era apresentado pelo oferente, que punha nele a sua mão, e depois o matava, fazendo o sacerdote o resto. Realizavam-se holocaustos nos atos de consagração dos sacerdotes, levitas, reis, e lugares – e na purificação de mulheres, dos nazireus, e dos leprosos (Êx 29.15 – Lv 12.6 – 14.19 – Nm 6 – 1 Rs 8.64). Antes de qualquer guerra também se efetuavam holocaustos, e em certas festividades, ao som das trombetas.

 

O MESTRE também é chamado de:
PEDRA ANGULAR;
PEDRA de ESQUINA;
PEDRA de ESCÂNDALO;
PEDRA REJEITADA pelos edificadores religiosos.

 

O MESTRE foi rejeitado por estes edificadores, principalmente pelos seus: "Ele veio para os seus e estes o rejeitaram, mas a todos que o recebeu fez deles FILHOS de DEUS" (João 1:11).Foi rejeitado pelo judaísmo, por exemplo, como a PEDRA para edificação do HOLOCAUSTO do povo judeu, consequentemente esta PEDRA fez tanta falta que até hoje sofrem os judeus nas mãos de seus meios irmãos árabes, filhos de ISMAEL com a escrava HAGA sem, é claro, comentarmos profundamente do HOLOCUSTO criado por HITLER com seus fornos nazistas que é uma vergonha mundial.

 

Pedro significa PEDRA. Seu nome era CEFAS e ele foi a PEDRA do HOLOCAUSTO dos circuncisos.

 

Paulo a PEDRA dos incircuncisos.

 

Estevão a PEDRA onde o SANGUE do MESTRE correu para salvação a humanidade, ele foi o MÁTIR da IGREJA.

 

JESUS foi a última OFERTA, com validade para todas as gerações "Então, disse: ‘Eis aqui venho, para fazer, ó Deus a tua vontade; Tira primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos disso santificados pela OBLAÇÃO do CORPO de JESUS CRISTO, feita uma vez. E assim todo sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos SACRIFÍCIOS, que nunca podem tira pecados; mas este, havendo oferecido um ÚNICO SACRIFÍCIO pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus" (Hb. 10:09 – 12).

 

Se fossemos aprofundar neste texto de Hebreus teríamos que usar muitos espaços e tempo, mas seremos rápidos. Quando o escritor aos Hebreus fala da substituição da primeira ALIANÇA para estabelecer a segunda ALIANÇA, fala de MUDANÇAS de CRENÇAS e VALORES. Está dizendo que os USOS e COSTUMES do VELHO PACTO (Hb. 8:13), foi quebrado, portanto tudo passaria por uma grande TRANSFORMAÇÃO – MUDANÇA. O HOLOCAUSTO não seria o mesmo, daí: "O CORDEIRO de DEUS que tira o PECADO do MUNDO" e não somente da RELIGIÃO JUDAICA ou de seus PROSÉLITOS.

 

Significa que JESUS O CORDEIRO de DEUS veio para quebrar a MÁXIMA judaica: "Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados". Ele cumpriu esta MÁXIMA, embora os cristãos judaizantes, após a ruptura do VÉU do TEMPLO de cima para baixo, indicando que não haveria mais na terra nenhum outro intercessor entre os homens e DEUS a não ser JESUS, O CRISTO. Mas mesmo assim, resolveram costurar o VEU de baixo para cima e assim fazem todas as religiões baseadas nas doutrinas do judaísmo tendo em seus pastores, "as irmãs consagradas" os "irmãos pezinhos de fogo" dos "profetas com suas projetadas" e etc.

 

Quando, ainda em Hebreus, houve a substituição do PACTO ou da ALIANÇA não só a forma de HOLOCASUTO mudou, como a forma SACERDOTAL: "Porque, mudando-se o SACERDÓCIO, necessariamente se faz também mudança da LEI" (Hb. 7:12). A LEI foi mudada pela LEI da GRAÇA. Não éramos, como cristãos comprados pelo SANGUE de JESUS, mas subordinados ao SACERDÓCIO LEVÍTICO, porém o de MELQUISEDEQUE (ler todo o capítulo 07 de Hebreus).

 

Lemos em Atos 16 a história do carcereiro de Filipos, responsável pelos presos e entre eles Paulo e Silas, e, para sua tristeza estes presos foram soltos após uma série de fenômenos e nada lhe restava fazer, segundo ele, se matar e quando encetava contra sua própria vida Paulo interveio dizendo: "... Não te faças nenhum mal, que todos estão aqui. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou antes Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: ’Crê no SENHOR JESUS CRISTO e será salvo, tu e a tua casa’" (At. 16:28-31).

 

Estamos agora diante do HOLOCAUSTO INDIVIDUAL FAMILIAR. Se houve:
MUDANÇA SACERDOTAL;
MUDANÇA DE PACTO;
MUDANÇA DE ALIANÇA
MUDANÇA DE LEI, isto significa que as CRENÇAS são outras e automaticamente também os VOLORES.

 

É claro que JESUS é o SALVADOR de todos nós, mas existe uma verdade no EVANGELHO que não podemos esquecer para não abrirmos mãos:
"Como crerão se não houver quem pregue?"
"Envio todos vocês como ovelhas no meio de lobos".
"Ide e pregai o Evangelho a todo criatura".
"Ide e fazei discípulos".
"Sede minhas testemunhas... até aos confins da terra"

 

Hoje somos os responsáveis por ANUNCIAR as MUDANÇAS que o novo SACERDÓCIO, a LEI, e o PACTO nos trouxe via CRUZ. Não crerão nestas MUDANÇAS, os pecadores, se não houver que os preguem.

 

Pois bem, para pregar o EVANGELHO, com suas BOAS NOVAS de MUDNÇAS para SALVAÇÃO, precisamos passar por um processo chamado de NOVO NASCIMENTO, isto é, MUDANÇA de nossa CRENÇA que formaram nossos VOLORES e VOLORES segundo tantas religiões. Precisamos desarmar nossas mentes para entender que cada um de nós, em nossa família, é uma PEDRA para organização do grande HOLOCAUSTO INDIVIDUAL de cada FAMÍLIA. E ai?

 

VOCÊ pertence à GERAÇÃO ELELITA?;
VOCÊ pertence ao SACERDÓCIO SANTO e REAL?;
VOCÊ pertence à NAÇÃO SANTA?;
VOCÊ pertence ao POVO ADQUIRIDO para anunciar o Evangelho?

 

Pois bem, para que aconteça a sua salvação e a de sua casa, para a DISPENSAÇÃO da GRAÇA todas estas MUDANÇAS precisarão acontecer em sua vida. Ser PEDRA do HOLOCAUSTO FAMILIAR, juntando as demais pedras dispersas não é uma tarefa fácil, pois nossos piores inimigos religiosos são os de casa. Se você pertence a ESTE SACERDÓCIO, a esta GERAÇÃO ELEITA, a esta NAÇÃO SANTA e a este POVO ADQURIDO via CRUZ, se prepare para sofrer, afinal HOLOCAUSTO significa SACRIFÍCIO, mas logo o resultado será a RESSURREIÇÃO de todos.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida