17. fev, 2018

CONHECER A DEUS OU CONHECER VOCÊ?

Para esta reflexão, recomendo você questionar e mapear a sua alma. Ou seja, sabendo que sua alma divide-se em MENTE/PENSAMENTOS, VONTADE E EMOÇÃO, qual seria o percentual de destaque em cada divisão da sua alma?

Esse exercício é para sua particularidade e singularidade, afinal não fomos feitos em série, temos marcas únicas. Isso ajudará você ter um “medidor” da sua alma, assim poderá perceber e compreender (autoexame) melhor o que abordaremos a seguir.

É muito comum o quanto as pessoas se preocupam em “entender Deus”. Mas passam despercebidas do quão importante e necessário é primeiro conhecer e entender a si mesmo.

Vejamos, quando compramos um carro pensamos em muitos itens dele (pneus, portas, tipo de pintura, direção, bancos, vidros elétricos, sensores, acessórios, etc...), mas em geral, dificilmente se dá ênfase ao fabricante.

Preocupe-se com o homem e não se estresse com seu CRIADOR, afinal, no homem estão as marcas de Deus.

Somente no LIVRO DE LUCAS achamos nosso modelo estrutural com seus três pilares únicos que encaixa no texto de 1ª Coríntios 15:46 - “HOMEM NATURAL”.

“E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lc.2:40,52).

 

Três importantes colunas dão sustentação a ESTRUTURA DO HOMEM para atingir o seu CARÁTER & DIVINDADE (imagem e semelhança do PAI DAS LUZES):

1- CRESCIMENTO NO SABER;

2- FORMAÇÃO ESTRUTURAL e

3- EXERCÍCIO NA GRAÇA.

Neste PADRÃO CRÍSTICO (sejam meus imitadores como sou de Cristo) que vamos recorrer a nossa porcentagem na fila dada a cada um, colocando seu crescer em Deus com a medida do descer como homem decaído.

1º- A FORMAÇÃO HUMANA - ESTRUTURAL de Jesus (Lucas 3 - genealogia) nada boa. Quando falamos de ESTRUTURA, estamos rudimentarmente falando do PADRÃO DE ENERGIA que é colocado nos edifícios ou casas. No PADRÃO, feito pelo proprietário está um quadro com suas amperagens escolhidas, a empresa de energia vem e apenas faz a ligação deste QUADRO PADRÃO. O morador, futuramente, dependendo dos aparelhos que vai usar muda a amperagem conforme a sua necessidade de consumo.

2º- CRESCIMENTO NO SABER -

Falamos muito em FREQUÊNCIAS, FOCOS E NORTE/DIREÇÃO.

Jesus ficou trinta anos em silêncio e é “no silêncio que está nossa força”.

Paulo, ficou três anos e ainda cego, ruminando a TORÁ e os PROFETAS, que viriam a ser a base de seu APOSTOLADO.

3º- EXERCÍCIO DA GRAÇA -

(Ef.4:7; 2:8; 2ª Tm. 1:9; Tt.2:11; Hb.12:15; 2ª Pd.3:18; 1:2; 1ª Pd.4:10; 1:1-13; Rm.6:14;5:18,21; Jo.1:14-17).

4º - SIGNIFICADO DE GRAÇA:

No âmbito da teologia, graça consiste no dom “sobrenatural”, está no espírito, concedido por Deus como meio de salvação. É o dom gratuito de Deus ao homem num encontro transformador em que a criatura humana é restaurada. Através da Graça, Deus confere ao homem a participação na vida divina fazendo-o Seu filho por adoção. Perdida a amizade de Deus por causa do pecado, a sua recuperação é feita pelo arrependimento genuíno dos pecados e aceitação do sacrifício de Jesus. Ninguém é salvo sem o exercício da Graça de Deus. A Salvação é pela Graça, o que significa que é gratuita, e é algo que não podemos alcançar pelos nossos próprios esforços humanos - daí as porcentagens dos sentidos no “mapa da nossa alma”.

O difícil problema da conciliação da ação de Deus e da liberdade do homem deu origem à célebre disputa da Graça x Livre Arbítrio surgida entre tomistas e molinistas.

Graça e indulto são mecanismos de clemência que extinguem a punibilidade relativa a um crime comum. Desta forma, alguém que recebe graça ou indulto tem a pena que está cumprindo ser apagada. A graça e o indulto podem ser plenos ou parciais, dependendo se a punibilidade é extinta completamente ou se a pena é diminuída ou computada. Ações como tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e os crimes considerados hediondos não são passíveis de graça. A diferença entre graça e indulto é que normalmente graça é individual e requisitada, enquanto o indulto é coletivo e espontâneo.

Preste a atenção em GRAÇA X INDULTO. Por isso o texto: “Nenhuma condenação em quem está em Cristo Jesus” - tem o Indulto - selo de participe da realeza do Rei.

No nosso caso, este indulto veio por intermédio da Cruz, com a compra da “CÉDULA DE DÍVIDA” contra toda a humanidade.

Não foi algo parcial ou incompleto, pois tudo feito por Deus é completo. Como disse Paulo em 1ª Coríntios 3, a base foi feita, está posta e pronta, agora a construção depende do material que cada um construirá sobre esta base.

Leia e reflita em 1ª Coríntios 3.

 

Por Israel Sarlo.