SELA ou SELÁ significa AMÉM ou “Que Assim Seja”.
“Lembrava-me de Deus e me perturbava; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá); Sustentastes os meus olhos vigilantes; estou tão perturbado, que não posso falar. Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos passados. De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito investigou: Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa que veio de geração em geração? Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (Selá) E eu disse: isto é enfermidade minha; e logo me lembrei dos anos da destra do Altíssimo” (Sl.77:3-10).
NOTE OS DESTAQUES:
1º- LEMBRANÇA;
2°- PERTURBAÇÃO;
3°- QUEIXA;
4°- DESFALECER e “SELÁ - AMÉM” e observa que tudo isto citado no espírito.
Como? Existe o respeito ao nosso LIVRE ARBÍTRIO, ou seja, quando alguém da família resolve agir contrário aos princípios morais, saudáveis ou sociais, mesmo tristes, nada podemos fazer a não ser estas quatro conduções que nos sobram, SELÁ - SELÁ AMÉM, “Que Seja Como Queira”. Nisso o espírito também não pode invadir a privacidade do LIVER ARBÍTRIO, por esta razão nada podendo fazer.
Mas, algo me chama a atenção: a INVESTIGAÇÃO do espírito, isto é, a busca de resquício de consciência, ou de informação ou de material - EVANGELHO, para a cirurgia de transplante de coração segundo consta em Ezequiel (Ezequiel 36:26-27)
“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. ”
Percebam vocês que esta INVESTIGAÇÃO se dá no coração, as três partes da alma e uma parte do espírito - CONSCIÊNCIA. Se lembram da ponte entre alma e espírito?
No último versículo usado há uma afirmação do salmista: “isto é enfermidade minha...”. Por que esta frase? E completa o salmista dizendo: “e logo me lembrei dos anos da destra do Altíssimo”.
Entendem agora do por que Davi ser tido como “homem segundo coração de Deus?” Desesperado deixou o seu espírito investigar e note que sem o amém.
CORAÇÃO DE DEUS? Deus com alma e espírito? Será que já estamos cientes que este Deus não é o chamado de ALTÍSSIMO? Que parte dEste é exemplo de comparação a Davi? Por que, em Hebreus está escrito que ainda se crucificam e vituperam o MESTRE? Onde está esta parte de Deus que sofre e necessita de resgate? Onde estão estes membros do CORPO DO MESTRE que precisam de resgate? O “IDE” e pregai o EVANGELHO que sentido é verdade neste “IDE”?
Não somos deuses?
Muita atenção na palavra LIVRE ARBÍTRIO. A consciência nos ensinará a usá-lo corretamente.
Essa reflexão é para provocar questionamento a fim de termos sede e fome da palavra e justiça de Deus. Que nosso espírito investiga nosso SER.
[GÁLATAS 6:7] "Não se deixe enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá."
Por Israel Sarlo.
Comentários mais recentes