26. mai, 2018

TEXTO E CONTEXTO

Quando usamos textos precisamos cuidadosamente prestar a atenção no contexto deles, ou seja, é importante entender a época, as circunstâncias daquele tempo e daquele povo, considerar a bagagem histórica e dos costumes, etc. Seria muito bom, e já venho pedindo isto, e considerando que os LIVROS DA BÍBLIA não estão em ordem cronológicas, considerar também quem escreveu, para quem escreveu e historicamente entender a crença destes povos com a chegada da verdade (Evangelho) em parte, pois quando Paulo e os demais apóstolos e discípulos ousaram um pouco mais, eles tiveram suas vidas físicas destruídas.

Por exemplo, a IGREJA EM CORINTO, a devassidão moral, social e miscigenação era enorme, no entanto a Carta a ela dirigida destaca “decaídos os DONS”. Que DONS eram ESTES? Há uma diferença grande entre a 1ª e 2ª CARTA AOS CORÍNTIOS. Existe uma diferença enorme entre as IGREJA DA GALÁCIA que eram quatro:

ANTIOGUIA; LISTA; DERBE e ICONIO.

Quando Paulo nos ensina sobre o MESTRE, a influência dos deuses pagãos eram grande, misturado com o deus dos judeus, que por sua vez trazia tudo das crenças egípcias, dai a ESCOLA PROFÉTICA desmistificando também as crenças dos deuses, reis e mitologias desde Nabucodonosor até aos Césares em Roma. Por isto não podemos misturar história com religião, nem mesmo BÍBLIA com o EVANGELHO.

Tenho muito cuidado em trazer nossas aulas, pois as divisões da alma, do nosso espírito, do ESPÍRITO DE DEUS, os dons e tudo que estamos estudando precisa de cuidado redobrado e no EVANGELHO não se estuda isoladamente, precisamos das três ESCOLAS (a do Mestre, a Profética e Apostólica) com suas histórias e, repetindo, cuidado com a ordem em que os Livros formaram a BÍBLIA. Partes fazem o todo, portanto vamos entender as partes cuidadosamente para chegarmos ao todo.

Recomendação: procure na BÍBLIA um livro histórico e o estude, se deseja um livro técnico religioso, escolha um dos cinco escrito por Moisés; Quer saber sobre as máximas da verdade? Leia os tantos livros dos muitos profetas. Quer saber sobre o Mestre e seus apóstolos? Leia um dos quatro livros biográficos. Sobre as Cartas de Paulo, busque o seu dom ministerial e escolha AS CARTAS GERAIS AS PASTORAIS, O LIVRO HISTÓRICO DE ATOS, AS CARTAS DOUTRINÁRIAS e desta maneira você descobrirá sua função, como MEMBRO no CORPO DE CRISTO.

Outra dica: se você vasculhar aqui no BLOG vai encontrar o índice de assuntos, escolha um, aparelha com outros com o mesmo viés e, tenha certeza, que seus olhos se tornarão luz e seus corpos, físico, almático e espiritual não andarão em trevas.

 

Bom proveito.

 

Por Israel Sarlo.