10. jun, 2019

O ESPÍRITO DO HOMEM.

 

A DICOTOMIA, físico & alma é pluralizada pelas invenções dos homens. Nosso espírito é de uma singularidade ímpar. Unidos, embora separados pela “ESPADA DE DOIS GUMES” dá-se a TRICOTOMIA (corpo, alma e espírito). Sabemos que “O Espírito de Deus testifica com nosso espírito” agora vamos descobrir como falamos ou testificamos com o Espírito de Deus.

Antes vamos dar uma olhadinha nas três classificações emocionais do homem:

“E Ele convencerá o mundo do...”

1- PECADO;

2- DA JUSTIÇA e

3- DO JUÍZO.

(João 16)

Por que este texto em Joao 16? Percebam: Deus nos fez perfeitos, portanto a perfeição de Deus está em nós. Temos uma IDENTIDADE própria, daí a “MENTE DE CRISTO” em nós, portanto não somos lixeira cheia de ENTIDADES cognominadas, erradamente, de “maus espíritos”.

A palavra “CONVENCER” em espirito significa após a palavra “TRANSFORMAI-VOS” (Rm.12).

Somos em parte - DICOTÔMICOS.

Seremos inteiros - TRICOTÔMICOS quando houver o agir do espírito em nossa alma.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt.26:41).

VAMOS ENTENDER A FILIAÇÃO DO HOMEM ESPIRITUAL?

DEUS É ESPÍRITO - NÓS TAMBÉM SOMOS ESPÍRITO.

Se saímos dEle antes da fundação do mundo, então quem é Ele? Significa que temos seu DNA? “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade” (Ef.1:3-13).

O VERBO se fez carne, se humanizou para buscar sua essência perdida na humanidade por escolhas das “demais coisas” que se tornaram suas invenções. Como eterno e vencedor da morte, Ele veio resgatar-SE para justificar o homem que traz em si Deus em cada um de nós, dai a resgate até de Deus no que já morreu, pois o trabalho é do resgate de Deus em nós. Lúcifer então venceu Deus? Não! Mas enganou a alma do homem, ficou com as duas partes do ser, com a dicotomia, mas não atingiu o espírito que faz parte da tricotomia. A luta então é de 2 contra um? Sim!

Eternidade não cessa na morte, ela ultrapassa todos os UMBRAIS.

A Palavra de Deus é apta para discernir pensamentos e intenções do coração” entra duvide alma, espirito e juntas e medulas.

Deus foi uma palavra usada para o homem encontrar seu ELO PERDIDO, pois na verdade nada se sabe dEle, pois IhvH deram uma tradução humana: IahveH.

Este ESPÍRITO está dividido na humanidade e, criada as invenções, o que “É PERFEITO” se tornou “EM PARTE”. Jesus veio em carne, sangue, alma e espírito para tornar a humanidade uma só natureza assim como “Ele e o Pai eram/são um só” (Jo.17).

PENSAMENTO TEM TRÊS PILARES:

1- IMAGEM;

2- SOM e

3- SENTIMENTO.

QUEM É “DEUS”? O Criador do BEM & MAL? O BEM e o MAL são estados de:

1.      BEM =  ESTADO DE AFIRMAÇÃO

2.      MAL =  ESTADO DE NEGAÇÃO

(Is.45:5-9)

Nosso espírito e sua armadura (Ef.6:12-18).

“Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra” (2ª Tm.2:4);

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis” (Gl.5;16,17)

“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”.

  

Por Israel Sarlo.