17. jun, 2019

CRESCIMENTO

 

Quando Lucas, autor do 3º LIVRO BIOGRÁFICO, que leva seu nome, autor do único LIVRO HISTÓRICO do N. TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS e também o único LIVRO AINDA ABERTO, pois a HISTÓRIA DA IGREJA continua plena em sua missão de SALVAÇÃO. Quando Lucas fala das três fases de crescimento do MESTRE (Lc.2:52), ele destaca:

1º- CRESCIA EM GRAÇA;

2°- CRESCIA EM ESTATURA e

3°- CRESCIA EM CONHECIMENTO.

“O médico amado” (Cl.4:14), Lucas nos passa lições muito importantes.

Quando se fala de “ESTATURA”, “O MÉDICO AMADO” refere-se ao CORPO FÍSICO e, sem dúvida alguma, é o grande veio da medicina humana e já há milênios os homens se debruçam em seus achismos mesclados com filosofias e até mesmo religião, não esqueçamos dos sacerdotes egípcios médicos e místicos que acreditavam no deus ANUBES e desta maneira mantinham escravos o que chamava de plebe se intitulando alto clero. Não foi diferente entre os Hebreus quando elegeram entre a família LEVITA o ramo COATITA para o SUMO SACERDÓCIO.

A Grécia também criou seu PANTEÃO com seus deuses que emigraram para Roma e hoje, embora com nomes diferentes, mantém seus medos, idolatria, fetichismo e adoração.

O CORPO FÍSICO tem sido o grande alvo da humanidade, no entanto, mediante o crescimento da ciência novas doenças também aparecem, o amor esfria e os desejos pelo poder eleva corações que estão sempre prontos para a guerra com resultado de morte é destruição.

Porém, Lucas também ressalta “CRESCIA EM SABEDORIA” que não é sinônimo de riqueza, mas sim de PROSPERIDADE. Jesus não tinha lugar para reclinar sua cabeça. Não era da ordem SACERDOTAL LEVÍTICA, era de outra ordem desconhecida e sem histórico genealógico - era da ORDEM SACERDOTAL DE MELQUISEDEQUE (Atos 7). Segundo as ESCRITURAS: “Nada de bom viria de NAZARÉ. Jesus era da TRIBO DE JUDÁ.

Contudo, JESUS destilava sabedoria, imagine, Ele perturbou a mente de Nicodemos; fez Herodes temer, agitou Pilatos e sua esposa; desestabilizou o grande CÉSAR IMPERADOR DA DINASTIA ROMANA. O MESTRE aos doze anos deixou os sacerdotes estarrecidos e alunos deste pré-adolescente -JESUS.

O MESTRE CRESCIA EM GRAÇA e CONHECIMENTO, aliás o CONHECIMENTO significa exercício, daí Paulo em Romanos 8:28 nos diz: “E sabemos que...”. GRAÇA & CONHECIMENTO que faz nossa VONTADE E EMOÇÃO ferramentas de cura em nossa MENTE. Por isso a frase que diz: “MENTE SÃ CORPO SADIO”.

Quando o homem CRESCE, e a ordem em GÊNESIS É: “CRESCER & MULTIPLICAR”, multiplicar CRESCIMENTO para aprender “QUAL SEJA A BOA E AGRADÁVEL VONTADE DE DEUS”. Deus com VONTADE? Entenda que o sentido real da expressão “Vontade”,  significa Graça. Fomos feitos perfeitos ou retos, isto é, VONTADE ou a VOLUNTARIEDADE DE DEUS, e não o multiplicar no sentido biológico somente, mas, segundo Pedro: “ UMA NAÇÃO SANTA E SACERDÓCIO REAL...”.

Que este texto ajude a todos nós a entendermos estes TRÊS PROCESSOS DE CRESCIMENTO.

 

Por Israel Sarlo