3. jul, 2019

PRIMOGENITURA: DIREITO DE TODOS OS HOMEMS

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (At.17:30).

1- DEUS NÃO CONSIDERA O QUE IGNORA: Note a palavra (CONTA). Percebam a matemática de Deus. Ela não tem nossos números, parcelas e nem nossos resultados. Seria como chamar a  nossa matemática, em relação a matemática de Deus, de “TRAPOS DE IMUNDICE”.

2- DEUS TRABALHA DANDO-NOS CIÊNCIA E PODER (Rm.1:26,17): Gostaria ainda de chamar a atenção para a palavra “ANUNCIA”.  A palavra EVANGELHO significa BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO. Pois bem, no texto em Atos está explícito o “IDE” de Jesus em Marcos 16:15 “IDE ou ANUNCIAR”. O mais importante nisso tudo é a presença deste “ANUNCIAR” anexo ao “PODER” existente neste “IDE”.

3- METANOIA - MUDANÇA DE ENTENDIMENTO:  No final do texto de Atos o resultado da “CONTA” da matemática de DEUS, resultado do “ANUNCIAR” e “PODER” encontramos a palavra “ARREPENDIMENTO”. Sem este, “mudança de entendimento” (Rm.12:1ss), toda ciência, línguas, caridade, profecias e etc será inútil ( 1ª. Co.13:8).

4- NÃO SEJAMOS COMO ESAÚ - VENDEU SUA PRIMOGENITURA:  Em Hebreus 12:17 o autor de Hebreus diz que ESAÚ após herdar seu direito de PRIMOGENITURA, foi rejeitado como PRIMOGÊNITO, e sabe o por que? “...não achou lugar de ARREPENDIMENTO, ainda que com lágrimas o buscou”.

Houve lágrimas sim, não de ARREPENDIMENTO, mas de alta emoção de remorso ou sentimento de perda de bens.

Para melhor entendimento seria bom ler Hebreus 12: 15-17. Este texto além de arrependimento, remorso que leva às lágrimas a uma advertência: “...ninguém se prive da GRAÇA DE DEUS, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando vos perturbe, e por ela muitos se contaminam. Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por um manjar vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou”.

 

Por Israel Sarlo