23. set, 2019

ABENÇOADOS e ELEITOS

No escrito do apóstolo Paulo, em Efésios, sobre a IGREJA não existe nenhuma base interpretativa ligada ao 1º HOMEM, ou seja, “alma vivente”, mas sim ao 2° HOMEM que é “espírito vivificante”. “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente: o último Adão em espírito vivificante” (1ª Coríntios 15:45).

O 1° HOMEM É COVARDE;

TRANSFERE CULPAS;

É MEDROSO;

É EGOÍSTA;

NELE NÃO SE CONFIA;

SUSPEITA MAL;

É RANCOROSO;

É VINGATIVO;

É RELIGIOSO;

CHEIO DE JUSTIÇAS;

NÃO JUSTIFICADO;

IMPENITENTE;

FRÁGIL e etc.

Portanto estas e outras características não pertencem ao HOMEM CENTRAL ou HOMEM ESPIRITUAL.

“Bendito o Deus e Pai de nosso SENHOR Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade; E nos predestinou para filhos de adopção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o benefício da sua vontade” (Efésios 1:3-5).

O HOMEM ESPIRITUAL, antes de tudo é “BENDITO”, isto é, TEM CRÉDITO, pois está debaixo de “BENÇÃO” e de uma ELEIÇÃO, pois foi “ELEITO antes da fundação do mundo”.

Desvinculados da letra e da hermenêutica religiosa vamos deparar com o HOMEM ESPIRITUAL em seu habitat primeiro, em seu “EU REAL” – “EU SOU LHE MANDOU...”; E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. {outros: SEREI O QUE SEREI. Estas palavras concordam em fundamento com o nome hebraico transliterado YHWH ou JHVH } (Ex.3:14).

Este “EU SOU” está no presente, não existe nenhum sinal de negatividade, como marcamos acima o 1º HOMEM. É imperativo, pois é CRIADOR E ORGANIZADOR. Cria e se sua criatura debandar recria sempre, pois sua longanimidade não tem fim. É o homem que se cansa da insistência de Deus. Nunca Deus desiste de seus projetos.

As religiões criaram um “deus” humanizado com limites, intolerante e sempre com arrogância, pois desta maneira seria fácil controlar a humanidade em cadeias e fardos pesados.

Neste texto de Paulo está explícito que houve um 1° ÉDEN, e como nossa fé tem base nos PROFETAS e APÓSTOLOS, está aí, segundo o que lemos em Ezequiel e Isaías a extraordinária vida e queda de LÚCIFER do MUNDO CRIADO para o MUNDO ORGANIZADO. Ezequiel fala do comércio que lá havia. Da perfeição do QUERUBIM UNGIDO que ao andar sobre PEDRAS PRECIOSAS os instrumentos marcavam em si ou compasso de música no seu andar.

Foi nesta atmosfera que fomos “ABENÇOADOS” e “ELEITOS”, e o mais importante: “... com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. Como vemos, não se trata do 1 ° HOMEM - terreno, mas o 2° HOMEM - espiritual.

Está palavra “ELEITO” nos faz lembrar de eleição, de partidos, portanto não haveria eleição se houvesse apenas um candidato, aí seria aclamação.

Notem, Gênesis 6:2 “viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram”. Este texto está após a organização, são os NEFFILINS, pois na multiplicação da humanidade o homem cai, e como disse acima, Deus não desiste mesmo na desistência do homem.

Voltando lá, “Antes da fundação do mundo” Deus nos “ELEGEU”, causando “ciúmes” nos seres alados, pois todo o mundo de então se achava em “parte” como diz Paulo aos I Coríntios 13, e tudo caminhava para um “TODO” ou “PERFEITO” - O EVANGELHO.

Esta missão de resgate seria dada ao homem, o único SER tirado do CENTRO DE DEUS, pois temos em nosso INTERIOR O SOPRO DE DEUS - RUHAR. Nenhum outro SER tem esta qualificação “Sois deuses...”.  Por esta razão, nascidos de Deus “Estávamos nEle...” é que o grande ATO DE SALVAÇÃO só podia ser feito por DEUS ENCARNADO ou verbalizado (“E o VERBO de fez carne e habitou entre nós” - João 1).

Agora temos:

1- ÉDEN  1° - CRIAÇÃO;

2- ÉDEN 2°- ORGANIZAÇÃO

3- AS DISPENSAÇÕES;

4- A GRAÇA “onde abunda o pecado para superabundar a GRAÇA”.

Portanto, atentos, não entre em desespero, pois existe todo um organograma de Deus a ser plantado na humanidade, lembre-se, Ele não desiste nunca. Temos que entender que Deus nos fez ditado de LIVRE ARBÍTRIO e está com seu quartel A MENTE, tomada de CRENÇAS contrárias ao PROGRAMA DE DEUS, por esta razão a necessidade em trazer ao homem o seu REAL MANUAL – que é O EVANGELHO, pois é a ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA O HOMEM DA MENTIRA.

“Quem está em Cristo nova criatura é e já passou desta para outra vida” o último Éden. Podemos hoje sim ter vida abundante, basta prestar atenção nas tribulações diárias, pois são elas que produzem em nós: paciência, experiência e esperança, e saibam, de posse destas chaves a gente adquire CONSCIÊNCIA do GRANDE CONSELHO DE DEUS.

Importante lembrarmos também de Pedro: Ele identifica/nomeia aqueles que dão atenção consciente ao PROGRAMA ou ao CÓDIGO ÉTICO (o EVANGELHO) de:

- GEREACÃO ELEITA;

- SACERDÓCIO REAL;

- NAÇÃO SANTA e

- POVO ADQUIRIDO.

“Mas vós sois a geração eleita; sacerdócio real, nação Santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1ª Pedro 2:9).

O “IDE” do MESTRE foi dado para esta função LIBERTADORA. A SALVAÇÃO está aí para todos e de GRAÇA e ela é a base para SANTIFICAR, JUSTIFICAR e REGENERAR, não esquecermos nunca que JESUS é a PEDRA FUNDAMENTAL, jamais filosofal, deste TRATADO ou ALIANÇA para CONCERTO/PACTO da vida da HUMANIDADE.

Deixo aqui esta minha reflexão na esperança de nosso entendimento, lembrando sempre que entre DEUS e a HUMANIDADE existe um espaço chamado TEMPO para que o homem encontre o seu “EU SOU” e assim desvencilhe do seu “EGO SUN”.

 

Bom estudo.

Israel Sarlo