17. out, 2019

SALVAÇÃO E SUAS FERRAMENTAS.

A Salvação e suas três ferramentas (Santificação, Regeneração e Justificação) nos trazem VIDA ABUNDANTE. Vejamos:

Os artifícios religiosos têm seu berço na filosofia e ideologias do homem natural. São artifícios enganosos que cobram um alto preço por uma SALVAÇÃO que nos foi dada de GRAÇA.  “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Efésio 2:8).

Embora, fala-se que o alto preço de nossa SALVAÇÃO nada tem a ver com ouro ou prata, mas sim a essência da vida biológica - SANGUE, pois “NÃO FOMOS COMPRADOS COM OURO OU PRATA, MAS SANGUE”, os religiosos colocam preço para seus adeptos pagarem, tais como:

- DÍZIMOS;

- ORAÇÃO;

- VIGILHAS;

- JEJUNS;

- TEMPLOS SUNTUOSOS;

- SUBIR MONTES;

- ENTRE OUTRAS TRADIÇÕES, SACRIFÍCIOS E CERIMONIAIS.

 

No texto acima de Efésio 2:8 destacamos algumas palavras:

- GRAÇA;

- SALVAÇÃO;

- FÉ e

- DOM.

GRAÇA é favor imerecido, já a FÉ e DOM implica a certeza, CONSCIÊNCIA, do que não vejo, mas algo em mim traz convicção e DOM precisa que, subjetivamente, nada humano e instrutivo nos testemunhe - A INTUIÇÃO.   A SALVAÇÃO é um bem COMUM na humanidade, dai, segundo Paulo o horror da natureza da 6ª a 9ª hora do sacrifício de morte do AUTOR E CONSUMADOR da SALVAÇÃO - JESUS.

Pois bem, se toda a humanidade foi e é salva não precisamos fazer nada? Podemos errar praticando todo tipo de atrocidade? É da natureza da humanidade o CARÁTER E DIVINDADE na humanidade e Paulo fala que o homem pecou e destituído ficou da GLÓRIA DE DEUS. A humanidade está infeliz, embora salva. Guerras, pestes, infidelidade, lares perdidos e tantos outros problemas assolam a humanidade, não foi e não é este o nosso “destino”.

A SALVAÇÃO eu comparo como o PODIUM, para chegar até ele é preciso de disciplina, exercício e o entender plenamente o sentido da GLÓRIA DO PODIUM, do contrário seremos envolvidos pelo egoísmo, ódio e depois depressão por estar velho ou exausto de tanto fardo e não competir mais.

SALVAÇÃO é o estágio que precisamos enxergar como nosso. É nossa gratuitamente. Não é algo que está fora do nosso alcance, pois está dentro de nós, precisamos trazê-la à tona com três ferramentas importantes, assim como trazemos a luz o petróleo do seio da terra. Tem trabalho, exige dedicação, requer penetrar no mais profundo do seu ser e tomar decisões.

1°- AJUSTAR-SE (Justificação) - temos aqui a raiz JUSTIÇA. Perceba que nossos atos precisam antes dos cuidados emocionais que confundimos com amor, com direitos e etc, precisa de ajustar-se. Nossa melhor referência é o próprio Mestre: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30). Ainda temos Paulo que afirma: “Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo!” (1 Corintios 11:1)

2°- REGENERAR-SE (Regeneração) - só existe retífica em nossa alma, beneficiando o físico, quando a ferramenta que regenera é usada após ao entender o “Ajustar-se aos moldes (caráter) de Cristo” via nosso MANUAL, o EVANGELHO. “Não se conformem com este mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente (entendimento), para que experienciem qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. ” (Romanos 12:2)

3°- SANTIFICAR-SE (Santificação) - ESCOLHER. Somente justificado e regenerado é que teremos ciência de nosso CARÁTER E DIVINDADE em ESCOLHER acertadamente. Ou seja, aprender dEle, experiência-lo via entendimento do Evangelho a ponto SABER ESCOLHER DEUS. Com esta operação de transplante de coração é que se dá ou passamos a ter o PODIUM para a exibição da SALVAÇÃO, trazendo o que temos por direito: “VIDA ABUNDANTE”.

“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo”. (Apocalipse 3:20)

 

Recomendo uma leitura e estudo atencioso de João 17.

Bom estudo.

Israel Sarlo